sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Frei Luís de Sousa - Almeida Garrett


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Temperatura do Ar a 5 cm e Temperatura do Solo


Estes sensores permitem medir a temperatura mínima do ar a 5cm e da temperatura do solo a diferentes profundidades (–5cm, –10cm, -20cm, -50cm e –100cm) e são utilizados na rede nacional de estações meteorológicas automáticas.
Têm como elemento sensível uma resistência de platina (PT100) devidamente calibrada e estável na gama de temperaturas possíveis; encontram-se protegidos por um invólucro de aço à prova de água que o protege contra a corrosão e simultaneamente proporcionam o equilíbrio térmico entre o sensor e o solo.

Notícia - Supernova cria estrela de quarks

A 23 de Fevereiro de 1987 foi detectada a explosão de uma supernova (morte de uma estrela supermassiva) na Grande Nuvem de Magalhães (uma galáxia satélite da nossa, a 160 mil anos-luz) que recebeu o nome de SN 1987A. Devido à sua proximidade, esta é a supernova mais estudada desde sempre.


Nessa época já se contava com instrumentos avançados, que permitiram, por exemplo, medir o fluxo de neutrinos da explosão. Fenómeno que se havia previsto e que não se tinha comprovado experimentalmente até então. A explosão de uma supernova pode expulsar para o espaço até 9/10 da matéria da estrela. O núcleo remanescente tem massa superior a 1,5 massas solares, a pressão de degenerescência dos electrões não é suficiente para manter o núcleo estável e os electrões entram em colapso com o núcleo, chocando com os protões e dando origem a neutrões: o resultado seria uma estrela composta de neutrões.

Mas, pelo que afirmam cientistas de Hong Kong, durante o colapso, os neutrões dividiram-se nos seus constituintes elementares, isto é, quarks, e estes formaram um objecto raro ainda mais pequeno e ultradenso do que uma estrela de neutrões: uma estrela de quarks.

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre Ergonomia


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



 

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Folhas Caídas - Almeida Garrett


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Anemómetro e Catavento


Instrumento que permite medir o rumo e a intensidade do vento à superfície.
O rumo do vento é considerado como sendo a direção e sentido donde vem o vento e pode exprimir-se em oito, dezasseis ou trinta e dois rumos da rosa-dos-ventos ou em graus ou dezenas de grau a partir do Norte Geográfico.
A intensidade do vento é o módulo da velocidade de deslocação do ar e exprime-se geralmente em m/s, Km/h ou em nós. Utiliza como sensores um catavento (rumo) e um molinete de conchas (intensidade).

Notícia - NASA lançou com sucesso o vaivém espacial Discovery

A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) conseguiu finalmente lançar esta noite o vaivém espacial Discovery, que levará sete astronautas até à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Este lançamento tinha sido adiado na quarta-feira, quando foi detectada uma fuga de hidrogénio numa das válvulas do tanque de combustível externo do vaivém.

O lançamento deu-se como previsto às 19h43 locais (23h43 em Lisboa) do Centro Espacial Kennedy na Florida.

As condições meteorológicas são encorajadoras, com 80 por cento de possibilidades de um tempo favorável.

“Fizemos tudo o que podíamos, ou seja, substituímos as peças (potencialmente suspeitas) e veremos se se trata, ou não, de um problema de alinhamento”, explicou Mike Moses, responsável pela equipa que organiza esta missão, em conferência de imprensa.

Antes do lançamento, Mike Moses, responsável pela equipa que organiza esta missão, garantiu que não existe perigo para a tripulação que seguirá no Discovery.

Uma equipa de engenheiros instalou novas válvulas, esperando que assim consigam resolver o problema que obrigou ao adiamento da primeira tentativa de lançamento, na quarta-feira.

Mas até agora, os técnicos ainda não conseguiram encontrar a causa exacta da fuga de hidrogénio.

“Fiquei um pouco surpreendido por não termos encontrado nada mais óbvio, porque era uma fuga significativa”, comentou ontem o director de lançamentos Mike Leinbach aos jornalistas.

O lançamento do vaivém esta noite implica uma redução na duração da missão de 14 para 13 dias e vai forçar a NASA a eliminar a quarta saída espacial que estava prevista. Mas, segundo Moses, isso não vai afectar os objectivos da missão.

O Discovery foi assim o primeiro vaivém espacial a ser lançado este ano. Permitirá entregar e instalar o quarto e último par de antenas solares na ISS. A estação terá então toda a potência eléctrica necessária para as experiências científicas dos laboratórios europeu Columbus e japonês Kobi, acrescentados à ISS em 2008. Além disso, a estação passará a poder duplicar o número de “hóspedes” permanentes, para um total de seis pessoas.

Ainda estão previstos nove voos até 30 de Setembro de 2010, data em que a frota de vaivéns norte-americanos entra para a reforma, para concluir a construção da ISS, efectuar uma última missão do telescópio espacial Hubble e realizar experiências científicas

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre Ergonomia


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


 

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Os Fidalgos da Casa Mourisca - Júlio Dinis


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Pressão Atmosférica

Barógrafo
Neste instrumento o dispositivo indicador é um gráfico. É composto por um conjunto de cápsulas de Vidi de aço temperado. Cápsula de Vidi é um sensor de pressão constituído por uma caixa estanque, mais ou menos esvaziada de ar, formada por discos, com nervuras concêntricas soldados pelos bordos, de modo que a espessura desta varie com a pressão exterior.


Barómetro
Os barómetros de mercúrio são aparelhos utilizados para a medição da pressão atmosférica.
O princípio fundamental consiste em equilibrar o peso da coluna de ar atmosférico com o peso de uma coluna de mercúrio (experiência de Torricelli).

Notícia - Colisões de partículas previstas para Outubro

O maior acelerador de partículas do Mundo – Grande Colisionador de Partículas (LHC) do Centro Europeu de Investigação Nuclear (CERN) – recomeça a funcionar em Setembro, prevendo-se as primeiras colisões para Outubro.


O LHC está parado desde Setembro de 2008, na sequência de uma avaria registada oito dias após a entrada em funcionamento. Segundo Ana Henriques, especialista em física de altas energias, a estrutura ficará a funcionar até ao Outono de 2010, estando prevista uma paragem no Natal.

O objectivo do LHC é simular os primeiros milésimos de segundo do Universo, há cerca de 13,7 mil milhões de anos, sendo já considerada a maior experiência do século. "Os primeiros resultados deverão ser divulgados em 2010", pode ler--se no comunicado do CERN.



A.P.

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre as Causas dos Acidentes



Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

 

sábado, 24 de outubro de 2015

Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Farsa de Inês Pereira - Gil Vicente


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Notícia - Robôs vão superar-nos em 2050

Há quem afirme que já existem mais robôs do que pessoas, considerando o ritmo acelerado da sua produção. As vendas de robôs de serviço pessoal e profissional têm crescido desde o virar do século e devem atingir os 5,5 milhões este ano. Até 2011, esse número deverá duplicar e chegar aos 11,5 milhões.


A esta velocidade é provável que, num futuro não muito distante, os robôs sejam usados da mesma forma que hoje são utilizados os computadores pessoais. Tal progresso exigirá a produção de máquinas muito mais inteligentes e autónomas do que é possível construir na actualidade.

As máquinas de hoje são ainda um milhão de vezes mais simples do que o cérebro humano – uma das razões que justificam o facto de não possuírem as singulares qualidades de uma pessoa. Ainda não têm, por exemplo, a nossa habilidade de entender os outros ou de responder apropriadamente a emoções.

Será necessária uma tecnologia da complexidade do cérebro humano para criar entidades que possuam tais características.

INTELIGÊNCIA LIMITADA

Por agora, as máquinas têm uma inteligência específica confinada e restringida à execução de determinadas tarefas – apesar de ser, em alguns casos, superior à humana, como na rápida execução de complexos cálculos matemáticos.

Na hora de construir inteligências artificiais, o Homem goza de muito maior liberdade do que aquela que a Natureza teve quando ‘construiu’ o ser humano: podem estar completamente libertas das restrições e limitações da organização mental humana.

Para que um andróide desenvolva uma inteligência parecida à do Homem, é muito provável que necessite de algumas das suas supostas ‘debilidades’, como o egoísmo e a ambição. Os cientistas acreditam que em 2050 os cérebros robóticos irão competir com a inteligência humana, executando cem triliões de instruções por segundo.

AUTÓNOMOS

Na Medicina, na Aeronáutica, na Indústria, na Defesa e em tantas outras áreas, os robôs da actualidade já desempenham tarefas por conta própria sem intervenção humana. Estão cada vez mais presentes e ‘inteligentes’ no dia a dia de uma sociedade.

Pesquisas sobre o desempenho dos robôs domésticos conduzidas nos Estados Unidos e no Japão mostram que as crianças criam fortes laços com as máquinas, ao ponto de preferirem, na maioria dos casos, um robô a um ursinho de pelúcia.

AS TRÊS LEIS DA ROBÓTICA DE ASIMOV

Na ficção científica, já existem, há mais de 60 anos, as famosas leis da robótica, directrizes criadas pelo escritor russo Isaac Asimov que ditavam a ‘ética’ dos robôs para evitar que fossem mal utilizados. As três leis são as seguintes:

Primeira Lei: Um robô não pode ferir um ser humano ou permitir que um ser humano seja ferido.

Segunda Lei: Um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, excepto quando elas entrem em conflito com a Primeira Lei.

Terceira Lei: Um robô precisa de proteger a sua própria existência, contanto que ela não entre em conflito com a Primeira ou Segunda leis.

SAIBA MAIS

TERCEIRA GERAÇÃO

A terceira geração de robôs terá ‘cérebros’ computadorizados com uma inteligência semelhante à dos macacos.

2050

Os computadores actuais têm potência para replicar apenas o sistema nervoso de insectos. Mas até 2050 terão a mesma capacidade intelectual de um ser humano.

IGUALDADE

A geração com cem milhões de instruções por segundo poderá imitar o raciocínio humano e mesmo ultrapassá-lo em 2050.

NOTAS

COMPETIÇÃO - Robocup é uma competição mundial que visa o estudo e desenvolvimento da Inteligência Artificial e da Robótica.D

DONA DE CASA - O robô é capaz de ajudar nas tarefas domésticas.

MÚSICO - A Toyota já desenvolveu um robô que imita o verdadeiro músico.

ESPAÇO - Naves não tripuladas exploram o Sistema Solar de forma mais barata e eficiente. Os astronautas em órbita também não dispensam a ajuda de braços robóticos para recolher satélites avariados.

Mário Gil

Powerpoint - Localização


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Powerpoint - O Sistema Solar


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


 

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre Ergonomia


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



sexta-feira, 16 de outubro de 2015

EFA - CP - Powerpoint - O Papel da Sociedade Civil - Cidadania e Profissionalidade


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - O doente oncológico em fase terminal




Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Auto da Índia - Gil Vicente


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Manual - Jogos Numéricos


Conteúdo - Pressão Atmosférica

O sensor da pressão atmosférica DPA21 da Vaisala, utilizado na rede nacional de estações meteorológicas automáticas do IM, encontra-se instalado no interior do sistema de aquisição de dados MILOS500. O sensor é constituído por três cápsulas aneroides, ligadas a um circuito eletrónico e funcionam de forma independente, a fim de garantir maior exatidão nos valores da pressão atmosférica.
Se o valor registado por uma das três cápsulas aneroides ultrapassar um determinado limite pré-estabelecido em relação às restantes cápsulas, esse valor é excluído; este tipo de funcionamento permite maior rigor e fiabilidade nos valores da pressão atmosférica.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Vídeo - Como funciona o cérebro da pessoa com autismo?

Vídeo - Animais da Quinta

Vídeo - Documentário sobre Marie Curie

Vídeo - Informática, História e Evolução

EFA - CP - Conteúdo - Reflexibilidade e Pensamento Crítico - Cidadania e Profissionalidade


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Manual - Pandemia de Influenza / Gripe

Conteúdo - Clássicos da Literatura Portuguesa - Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Ficha de Avaliação - 10ºAno


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Temperatura e Humidade relativa do Ar


Estes dois sensores, da temperatura e da humidade relativa do ar, funcionam de forma combinada e encontram-se protegidos por um filtro poroso o qual garante que ambos se encontrem nas mesmas condições e protegidos contra poeiras e poluição atmosférica.
Para evitar a exposição direta dos sensores à chuva e aos raios solares e também garantir que os elementos sensíveis recebam ventilação natural adequada para permitir o equilíbrio com a atmosfera à sua volta, o conjunto é protegido por um abrigo de plástico ou de fibra de vidro.
O elemento sensível da temperatura do ar é uma resistência de platina (PT100) devidamente calibrada e de grande estabilidade para os valores da resistência, na gama de temperaturas do ar possíveis à superfície terrestre. As variações da resistência são medidas por um circuito eletrónico que apresenta uma saída em tensão que é convertida em graus Celsius.
O elemento sensível da humidade relativa do ar é uma película higroscópica (polímero) colocada entre dois elétrodos, constituindo um condensador. A capacidade depende da humidade absorvida pela película higroscópica e representa a humidade relativa do ar.
Os valores da capacidade medidos são convertidos em humidade relativa do ar. Os sensores utilizados na rede nacional de estações meteorológicas automáticas são o HMP45 da Vaisala e os da rede urbana de estações meteorológicas automáticas são da marca THIES e têm princípio de funcionamento semelhante.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Vídeo - Um Só Mundo Documentário Autismo

Video - Músicas para o Jardim de infância - Os Animais

Vídeo - As 100 Maiores Descobertas da Química

Vídeo - Evolução da Informática - Dos primeiros computadores à internet

3ºAno - Matemática - Estudo do Meio

Vídeo - Turismo Ambiental - Açores

EFA - CP - Powerpoint - Importância de Poupar Energia - Cidadania e Profissionalidade


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Hidroterapia


DownloadHidroterapia
 

Conteúdo - Actos ilocutórios


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Como fazer contas de dividir


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Anemómetro


O anemómetro utilizado na rede nacional de estações meteorológicas automáticas é o WAA 15A da Vaisala, de três conchas, de elevada resposta e baixo limiar de arranque. O transdutor consiste num disco dentado acoplado ao corpo do anemómetro; o disco roda entre um foto-transmissor e um recetor instalado num circuito. Quando o disco roda, o feixe de luz dá origem a um pulso de frequência que é proporcional à intensidade do vento.
Nos anemómetros da rede urbana de estações meteorológicas, de três conchas, é utilizado um sistema diferente, da marca GILL MICROVANE: o eixo do sensor está diretamente ligado a um disco rotativo de um dínamo ou de um alternador, o qual produz uma corrente elétrica que é proporcional à velocidade de rotação do sensor e, por conseguinte, do vento. Este sistema permite a indicação e o registo da intensidade do vento, através de um sistema de aquisição de dados (DT50).

sábado, 10 de outubro de 2015

Informação - Meningite

Conteúdo - Tipos de Cartas


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Reciclagem


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Powerpoint - A Tabela Periódica


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - Como calcular os feriados móveis?


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Detector de Precipitação


O sensor utilizado na rede nacional de estações meteorológicas automáticas é o DRD11 da Vaisala o qual permite uma deteção rápida e precisa do início e do fim do período de precipitação, com base na deteção de gotas de chuva.
O princípio capacitivo utiliza uma placa RainCup e permite, quando molhado, num intervalo inferior a 1 minuto entrar no estado desligado. Este sensor contém um sistema de aquecimento interno para assegurar que a superfície sensível de deteção seque rapidamente, o que permite também uma proteção da superfície relativamente a períodos com nevoeiro e água condensada.

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Powerpoint - Evolução dos Meios de Comunicação


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Powerpoint - Grelhas de Observação


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


 

Powerpoint - Resolução de equações - Equações do 1ºgrau


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Resumo - Radiação Electromagnética


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Conteúdo - Abrigo Meteorológico


É utilizado para proteger os sensores de temperatura da radiação.
É constituído por uma caixa de paredes de persianas duplas, dispostas de forma que não haja incidência direta da radiação solar, das nuvens, do solo e de outros objetos circundantes.
O fundo tem aberturas e o teto tem duas placas afastadas, proporcionando uma eficaz circulação do ar.
É pintado de branco, quer interna como externamente, minimizando desta forma a absorção de radiação e aumentando a refletividade.

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Formulário - Excel


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Powerpoint - Direitos das Crianças


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box



Manual - Funções Reais de Variável Real: Limites, Continuidade e Cálculo Diferencial


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - O Conceito de Física


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - Radiação Solar Global


O sensor da radiação solar global utilizado na rede nacional do IM é o CM11 da marca Kipp & Zonen. Consiste num radiómetro desenvolvido para medir a irradiância numa superfície plana, resultante do fluxo radiativo na banda de comprimentos de onda entre 310 nm e 2800nm. Os piranómetros utilizados na rede urbana de estações meteorológicas automáticas são da marca Mc. Van Instruments e o princípio de funcionamento é semelhante ao utilizados na rede Nacional; medem a irradiância numa superfície plana, resultante do fluxo radiativo na banda de comprimentos de onda entre 300nm e 2650nm.
Este tipo de instrumentos é composto por dezenas de pilhas térmicas com múltiplas junções constituindo termopares de cobre e constantan. A pilha térmica está instalada no interior do corpo do sensor, em alumínio, estando expostos à radiação solar através de duas cúpulas de pirex. A termopilha fornece um sinal elétrico que é proporcional à diferença de temperatura entre uma superfície absorvente negra - “junção quente” - e a referência - “junção fria”.

Vídeo - Antropologia e Religião em Immanuel Kant

domingo, 4 de outubro de 2015

Manual - A Psicologia das Cores


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Powerpoint - Maravilhas de Portugal


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


 

Manual - Apostila de ArcGIS


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Vídeo - A origem do planeta terra

Vídeo - Videoconferência - Refletindo a Educação Inclusiva

Powerpoint - Higiene


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

 

Ficha de Trabalho - Proporcionalidade directa - Razão e proporção - Percentagens.


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

Powerpoint - Grandezas Físicas


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


Conteúdo - Termómetros de Profundidade


Instrumentos para medição da temperatura do solo a diferentes profundidades: 5, 10, 20, 50 e 100 cm.
A temperatura do solo às profundidades de 5, 10 e 20 cm é medida com termómetros de mercúrio de capilar longo, fixos por suportes metálicos, que mantêm os reservatórios enterrados ás profundidades indicadas, estando a parte exterior do termómetro que contém a escala inclinada.
A temperatura do solo às profundidades de 50 cm e 1 m mede-se com termómetros móveis, suspensos por correntes dentro de tubos metálicos enterrados.
Os reservatórios de mercúrio destes termómetros móveis são envolvidos em cera, o que lhes confere uma inércia térmica suficiente para que o valor indicado da temperatura não se altere durante a remoção para leitura.

Vídeo - Kant

sábado, 3 de outubro de 2015

EFA - MV - Ficha de Trabalho - Matemática para a Vida


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box


3ºAno - Estudo do Meio - Ficha de Trabalho


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

254 from Pelo Siro

Manual - Comunicação em Cuidados Paliativos


Vídeo - Descoberta do Caminho Marítimo para a India - 1498

Higiene e Segurança no Trabalho - Powerpoint sobre Organização do Trabalho


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box