segunda-feira, 25 de julho de 2016

Educação Especial - A Dislexia

A Dislexia é uma perturbação da aprendizagem da leitura apesar de uma inteligência normal e ausência de perturbações sensoriais ou neurológicas. Esta perturbação ou dificuldade na aprendizagem afecta directamente a leitura e a escrita. Dislexia = Dis (dificuldade; separação) + lexia (lexico; palavra) = Dificuldade com as palavras. Dislexia é uma perturbação da aprendizagem que tanto pode ocorrer com as palavras como com os números. Esta perturbação da aprendizagem existe mesmo na presença de uma educação correcta e apropriada. Ela não tem nada a ver com os pais nem com os professores, nem com os métodos de ensino. Esta é uma dificuldade da criança (ou adulto) que precisa de ser identificada cedo para que se possa fazer a respectiva correcção e eliminação.

Alguns sinais de alerta são:
-Dificuldades na linguagem escrita e por vezes oral.
-Dificuldades na leitura e compreensão (quer de palavras quer de números).
-Problemas de atenção.
-Distraem-se com mais facilidade.
-Problemas de lateralidade (confunde a esquerda com a direita).
-"Não vê" o que tem à sua volta.
-Tropeça, cai com frequência, bate nas mesas ou ombreiras das portas.
-Não acerta na bola ou é mau nas actividades que requerem destreza manual.
-A sua escrita não tem precisão e é irregular (escrita irregular).
-Troca letras com sons idênticos. Por ex: f/v; p/b; p/t; v/z; b/d......
-Pode escrever letras em espelho.
-Na leitura salta palavras ou linhas.
-Não lê a palavra e lê de memória. Por ex: livraria/livro; batata/bata ....
-Estas são algumas situações que requerem atenção quer da parte dos pais quer dos professores.

Os professores devem chamar a atenção dos pais para que estes possam levar os seus filhos a:
-Quem avalie e faça um diagnóstico e o mais importante,
-A quem faça a correcção e eliminação desta situação.

Os professores devem procurar minimizar esta situação através de:
-Colocar o aluno numa carteira mais próxima de si, para assim  poder "vigiar" a atenção e as dificuldades do aluno.
-Eliminar possíveis focos de distracção (afastar colegas/amigos, barulhos, objectos que distraiam, janelas ou portas, etc.).
-Ensinar o aluno a organizar os cadernos/dossiê com cores, com separadores, etc.
-Fazer um reforço positivo e não negativo para que ele não se sinta marginalizado.
-Dar mais tempo durante as provas.
-Ler as provas/perguntas para o aluno.

Nota: Quer os pais quer os professores devem verificar se existe alguma dificuldade visual ou auditiva que possam estar na origem destas dificuldades de aprendizagem.

As causas da Dislexia são conhecidas assim como os tratamentos da Dislexia também.

Leia mais em: http://dislexia.do.sapo.pt/dislexia.html#ixzz2zZ4kGTtp
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Emprego Docente

Noticias da Educação

Blogues

Recomendamos ...