sábado, 9 de julho de 2016

História - 30 múmias descobertas no Egipto

Arqueólogos egípcios descobriram 30 múmias dentro de um túmulo faraónico com 4300 anos, na região do Saqqara, 20 quilómetros ao sul do Cairo, anunciou o responsável dos egiptólogos, Zahi Hawass.

As múmias foram encontradas a oeste da pirâmide de degraus do rei Djéser, a primeira da época faraónica, disse Hawass.

“A sala da sepultura data da época da VI dinastia do Antigo Império, que remonta a aproximadamente 4300 anos”, revelou Hawass, indicando que a descoberta foi feita a 11 metros de profundidade.

A maior parte das múmias repousam em cinco nichos escavados na sala, feitos de tijolos e onde se pode ler o nome de um sacerdote, precisou o egiptólogo.

Um dos dois pontos de acesso à sala é de um período mais recente, tendo sido escavado durante a XXVI dinastia, cerca de 640 d.C., segundo refere a equipa egípcia.

A câmara tem no total seis sarcófagos, dos quais dois, um em madeira e o outro esculpido em pedra, ainda não foram abertos, acrescentou Hawass. Os arqueólogos esperam abrir estes sarcófagos no final da semana.

De acordo com o arqueólogo Abdel Hakim Karar, não é comum encontrar câmaras intactas em necrópoles como a de Saqqara. Grande parte dos túmulos desta época foram saqueados por ladrões e caçadores de tesouros há muitos anos.

Saqqara é uma vasta necrópole na região da antiga Mênfis, onde se já encontraram inúmeros túmulos e as primeiras pirâmides faraónicas.

Agências
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Emprego Docente

Noticias da Educação

Recomendamos ...