sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sistemas De Classificação

Para facilitar a compreensão da evolução e da actual diversidade, os biólogos utilizam sistemas de classificação, agrupando os organismos de acordo com as relações filogenéticas. Um dos sistemas de classificação mais utilizados foi proposto por Whittaker (1979). 

Este sistema de classificação agrupam os seres vivos em cinco reinos. 

Reino Monera 
organismos unicelulares, procariontes; autotróficos (fotossíntese e quimiossíntese) e heterotróficos; produtores e microconsumidores (decompositores e parasitas). 

Reino Protista 
organismos unicelulares, alguns coloniais e pluricelulares; autotróficos (fotossíntese) e heterotróficos (absorção e ingestão); produtores, microconsumidores e macroconsumidores. 

Reino Fungi 
seres unicelulares e pluricelulares sendo todos eucariontes; absorvem as substâncias alimentares do meio, digerindo-as no interior das suas células; muito deles são decompositores, sendo outros parasitas. Um pequeno númeor vive em simbiose com outros seres (como os fungos associados a algas formando os líquenes). 

Reino Plantae 
seres pluricelulares eucariontes; produzem compostos orgânicos, a partir de compostos inorgânicos, através da fotossíntese; são produtores. 

Reino Animalia 
seres pluricelulares, eucariontes, incapazes de produzir compostos orgânicos, a partir de compostos inorgânicos; ingerem o alimento e procedem à sua digestão fora das células, absorvendo, em seguida, os produtos resultantes; são macroconsumidores.


Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Emprego Docente

Noticias da Educação

Blogues

Recomendamos ...