Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Multimédia - Giardia

Descritivo : Pequena animação em Flash que mostra o ciclo de reprodução e desenvolvimento da Giárdia como parasita dos mamíferos. Este objecto foi construído pelo Bio-DiTRL, projecto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta no Canadá, cujo endereço é http://bio-ditrl.sunsite.ualberta.ca/ e a quem agradecemos na pessoa de Jerry Filipski a disponibilização para colocar os materiais.


Interactividade: Baixa
Tempo: Variável
Unidade Didáctica: Viver melhor na Terra
Enviado por: silva.pinto

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Multimédia - Ecossistema

Descritivo: Aplicação em Flash que permite observar um ecossistema e as respectivas interacções, de forma a que o utilizador seja activo com a aplicação. Este objecto foi construído pelo Bio-DiTRL, projecto do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade de Alberta no Canadá, cujo endereço é http://bio-ditrl.sunsite.ualberta.ca/ e a quem agradecemos na pessoa de Jerry Filipski a disponibilização dos materiais.


Interactividade: Activo
Tempo: Variável
Tema: Ecossistemas
Unidade Didáctica: Sustentabilidade na Terra
Enviado por: silva.pinto

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Multimédia - Pangeia

Descritivo : Pequena simulação em Flash que recria a deriva dos continentes a partir do continente único ou Pangea. Produzido no Educational Multimedia Visualization Center do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Santa Bárbara na Califórnia é um modelo simples que se adequa ao 3º Ciclo do Ensino Básico. Os nossos agradecimentos à equipa, na pessoa da directora, Tanya Atwater, que possibilitaram a disponibilização dos materiais.

Interactividade: Activa
Tempo: 10min



http://emvc.geol.ucsb.edu/downloads.php

domingo, 26 de janeiro de 2014

sábado, 25 de janeiro de 2014

Multimédia - Núcleo da Terra

Descritivo: Excelente base de dados relacionados com todos os materiais que suportam a componente geológica da Terra. Pela sua dimensão e versatilidade, trata-se de uma aplicação com, possibilidade de ser utilizada em diferentes anos e unidades didácticas. Nesta sua versão ainda beta, possui informação sobre 613 minerais, 132 tipos de pedras preciosas e semi-preciosas, 109 tipos de rochas, 989 termos num glossário informativo e os 118 elementos da Tabela Periódica. Complementada com imagem, esta base de informação é uma ferramenta de grande utilidade. Pode ser usada para mostrar ou construir elementos de aprendizagem para o 1º ciclo, ou para aprofundamento de conhecimentos e produção de trabalhos no Secundário desde o 10º ao 12º Ano




Interactividade: Activo
Tempo: Não Aplicável
Tema: Geologia
Unidade Didáctica: Várias
Nome do ficheiro EarthsCoreInstall.exe
Tamanho 37.69 MB
Tipo exe (Tipo de Mime: application/x-executable)
Criador silva.pinto
Site http://www.freshney.org/

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

domingo, 19 de janeiro de 2014

Poema - Dia do Pai


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Vinte conselhos para ser bom professor


Inspirado em grandes professores do passado, mas sem esquecer a ligação dos alunos do presente com as novas tecnologias, Jorge Rio Cardoso escreveu o livro ‘O Professor do Futuro', que deixa algumas dicas aos docentes para melhorarem as suas aulas.
Nem todos os professores têm o dom de captar a atenção dos alunos nas aulas e de lhes mostrar o que fazer com o conhecimento que adquirem. O professor universitário Jorge Rio Cardoso foi buscar inspiração a professores do passado, aliou-se a nomes do presente, como Marcelo Rebelo de Sousa, professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, e escreveu o livro ‘O Professor do Futuro' para dar alguns conselhos a quem trabalha a escola em Portugal.
Apesar de deixar dicas aos seus colegas de trabalho, Jorge Rio Cardoso não se considera um bom professor. "Ninguém se pode considerar bom em nada, isso é o fim de tudo, mas tento melhorar todos os dias. Deve haver uma insatisfação em toda a gente no sentido de poder melhorar", explicou o professor universitário.
Na opinião de Jorge Rio Cardoso, um bom professor tem de "ver as diferenças entre os alunos e levá-los a entendê-las e respeitá-las". Mesmo com a situação de instabilidade que muitos professores atravessam em Portugal, o docente não têm dúvidas de que ainda há motivação entre os professores. "A maioria dos que abraçam a profissão para toda a vida têm dado provas disso", acrescentou.
Na obra ‘O Professor do Futuro', Jorge Rio Cardoso e outros professores do País deixam alguns conselhos para melhorar as formas de transmitir conhecimento.

Retirada do Correio da Manhã
Por:Cátia Carmo

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Resumo - Lógica


Download 1 - Dropbox
Download 2 - Mega
Download 3 - Google Drive
Download 4 - Box

terça-feira, 14 de janeiro de 2014