Páginas

domingo, 10 de janeiro de 2016

Notícia - Jumbo dá boleia durante 4000 km

O vaivém ‘Endeavour’, que aterrou a 30 de Novembro na Base Aérea Edwards, situada no deserto da Califórnia, Estados Unidos da América, deve iniciar hoje a viagem de regresso ao Centro Espacial Kennedy, Florida.

A partida esteve marcada para a manhã de ontem, mas um problema com a preparação da instalação da cauda da nave espacial não permitiu o início da viagem. O ‘Endeavour’ vai atravessar os EUA durante dois dias, ‘às costas’ de um boeing 747 (mais conhecido por Jumbo), adaptado especialmente para o transporte.

Segundo a NASA, os técnicos do Centro Espacial Kennedy têm vindo a preparar e a criar as melhores condições possíveis para a chegada da ‘Endeavour’, para que tudo corra da melhor forma. No final de Novembro o vaivém não conseguiu aterrar na costa Leste devido às más condições atmosféricas que se faziam sentir na altura.

Toda a tripulação do ‘Endeavour’ teve uma experiência inesquecível antes da aterragem na Califórnia. Os sete astronautas que durante 16 dias estiveram na Estação Espacial Internacional (ISS) conseguiram realizar quatro passeios espaciais ao serviço das articulações da Estação Espacial Truss, a qual gira a potência produtora de painéis solares. Foi numa dessas saídas que um dos astronautas perdeu a mala de ferramentas.

Durante a missão, os astronautas também contaram com o primeiro frigorífico da Estação Espacial Internacional, que levavam a bordo, um equipamento para realizarem exercício físico e uma segunda casa de banho nas instalações da nave espacial. Estas condições surgiram, segundo a NASA, com o objectivo de proporcionar a estes profissionais, que se encontram a muitos quilómetros de distância das suas famílias, mais incentivos e motivação para realizarem um melhor trabalho.

Joana Freire

Sem comentários:

Enviar um comentário