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quarta-feira, 11 de outubro de 2017

EFA - STC - Exercício - Transportes e Meio Ambiente - Sociedade, Tecnologia e Ciência

As previsíveis consequências do extraordinário aumento do parque automóvel e do sector dos transportes a que se tem vindo a assistir e que, previsivelmente, se manterá nas próximas décadas (40% nos próximos 20 anos), impõe que a sociedade encontre soluções alternativas claras.

Em primeiro lugar, a evolução do sector dos transportes está indissociavelmente ligado a um incremento do volume de emissões de gases de combustão. Apesar das emissões de poluentes dos veículos novos, vendidos hoje em dia, serem cerca de 90 % inferiores às de um veículo de 1970, o volume de emissões gasosas proveniente de veículos automóveis tem vindo continuamente a aumentar. Daqui resultam consequências nefastas para o meio ambiente e, por consequência, para a saúde pública, pelo que a redução da carga poluente emitida pelos veículos automóveis se tornou uma prioridade dos governos dos países industrializados, em especial da Europa, Estados Unidos e Japão. Por outro lado, o sector dos transportes é o sector que maior consumo de energia final apresenta. Uma utilização racional e sustentável de energia impõe que se analisem as alternativas à dependência crónica do petróleo deste sector e se encontre o modo de compatibilizar a utilização de energias renováveis nos transportes.

Finalmente, é visível o impacto da evolução do sector dos transportes na qualidade de vida das cidades e as consequências nefastas na população, visível nos congestionamentos de tráfego, no aumento do tempo de deslocação, no estacionamento anárquico, no modo de ocupação do solo, nas dificuldades em desenvolver e manter as infraestruturas necessárias. Estes factos impõem que o futuro da mobilidade urbana tenha que ser encarada de um modo claro e se criem condições para o reforço da utilização de diferentes modos de transporte público de qualidade, compatibilizados com a utilização do veículo individual.

O modo como esta utilização individual do automóvel é encarada e tem vindo a ser desenvolvida, o papel social que representa a propriedade de um veículo individual, necessitam de ser profundamente analisados, repensados e alterados, correndo-se o risco de se tornar impossível qualquer política que tenha como objectivo um desenvolvimento sustentável.

Com a consciência de que o problema que se apresenta corresponde também, e principalmente, a uma mudança de mentalidade e de um modo de estar social do que um problema de tecnologias, estes comentários pretendem demonstrar que as soluções tecnológicas alternativas existem e estão à espera de uma oportunidade de poderem vir a ser desenvolvidas. Como alternativas ainda não sedimentadas no mercado, que pretendem fazer frente a uma solução monopolizadora, carecem de incentivo e de oportunidade para demonstrarem as suas reais vantagens e desvantagens.

Mobilidade sustentável e soluções tecnológicas alternativas

A importância da mobilidade sustentável no quadro de desenvolvimento futuro impõe a necessidade de um amplo debate envolvendo todos os intervenientes e interessados, tendo em vista a definição de um política de desenvolvimento de soluções alternativas de propulsão. É deste modo que a análise de soluções de mobilidade, utilizando propulsão eléctrica ou outras alternativas à utilização do motor de combustão interna tradicional, deverão ser assumidas como uma oportunidade:

para discutir e re-equacionar todas as questões dos transportes e da mobilidade urbana (só por si, os veículos de propulsão alternativa não são a solução do problema do congestionamento de tráfego urbano e da mobilidade urbana; por outro lado, será que as limitações que o veículo eléctrico apresenta são, na realidade, mesmo limitações no dia a dia urbano?);
para uma menor dependência estratégica nacional do petróleo e para uma diversificação das fontes primárias de energia;
para a introdução das energias renováveis nos sector dos transportes rodoviários;
de negócio para os fornecedores de gás natural e da energia eléctrica (no caso da energia eléctrica, este novo consumo poderá ser deslocado parcialmente para as horas de vazio, reforçando o valor da capacidade de produção já instalada);
para o desenvolvimento da intervenção industrial nacional, assumida numa perspectiva diferente e num sector-chave da nossa economia (indústria automóvel e de componentes, industria eléctrica e electrónica);
para o desenvolvimento de um "saber-fazer" nacional num domínio tecnológico que, ainda, não é competitivo, o que corresponde a uma oportunidade para a investigação e desenvolvimento.
As tecnologias alternativas de propulsão (sejam elas a propulsão eléctrica, o GPL, o gás natural veicular, o bio diesel, o hidrogénio nos motores de combustão interna, o ar comprimido, etc.) terão que evoluir, pois não existe actualmente a solução tecnológica perfeita. O fundamental, no actual momento, é que seja assegurado o desenvolvimento de cada uma destas alternativas de modo a que a análise das vantagens e das desvantagens de cada uma acabem por fazer prevalecer a que demonstrar melhor desempenho.

Neste processo evolutivo concorrencial, não deverá ser esquecido o acompanhamento da evolução que ainda irá ocorrer no motor de combustão interna, tal como se pode observar na evolução recente dos motores Diesel - o surgimento de potenciais alternativas veio "acordar" uma solução tecnológica que ainda tem muito potencial a dar. Todos os passos que forem dados no bom sentido deverão ser apreciados, relevados e acarinhados.

Tecnologia dos Veículos Eléctricos

Segundo a Agência Internacional de Energia: "a chave para o transporte avançado e sustentável é o motor de tracção eléctrica". Esta afirmação necessita de ser validada pela prática mas o elevado rendimento energético do motor de tracção eléctrica e a sua capacidade de efectuar uma travagem regenerativa de energia (durante a travagem do veículo é possível recuperar energia, em vez de a dissipar sob a forma de calor, como ocorre nos travões convencionais), tornam esta solução como uma das de maior potencial de médio prazo.

Os motores de tracção eléctrica provaram, de um modo consistente, que são fiáveis, robustos, e eficientes. As melhorias e reduções no custo dos conversores electrónicos de potência utilizados para comandar os motores eléctricos, verificados nos últimos dez anos, contribuíram para incrementar a eficiência energética e económica dos motores de tracção eléctrica.

Os veículos eléctricos são caracterizados pela quase total ausência de emissões no local em que circulam e por um silêncio e suavidade de funcionamento ímpares, que imediatamente os distinguem dos seus congéneres accionados por motor térmico. A utilização agradável destes veículos está bem patente quando se verificou que nos correios franceses os carteiros que conduziram veículos eléctricos "recusaram" voltar a conduzir veículos accionados por motor térmico, dada a suavidade e o reduzido stress que a condução de veículos eléctricos proporciona. Uma reacção idêntica foi verificada junto dos carteiros que têm conduzido os veículos eléctricos na distribuição postal no centro histórico de Évora.


Os veículos eléctricos rodoviários podem ser divididos em três tipos consoante o seu processo de armazenamento ou geração de energia eléctrica:

Veículos alimentados a partir de baterias electroquímicas;
Veículos híbrido-eléctricos, que combinam um motor térmico com um motor eléctrico;
Veículos eléctricos alimentados a partir de uma pilha de combustível.
A tipologia mais conhecida corresponde aos veículos alimentados a partir de baterias electroquímicas. Nesta solução, os veículos possuem um motor eléctrico alimentado pela energia acumulada em baterias electroquímicas, que são recarregadas a partir da rede eléctrica de distribuição. Correspondem a veículos que efectivamente são de emissão-nula no local da sua circulação e o seu nível de emissões global depende do modo como a energia eléctrica está a ser produzida. Portugal corresponde a um caso de utilização favorável já que a produção de energia eléctrica apresenta uma componente interessante de produção hidroeléctrica e o reforço da produção eléctrica tem sido feito à custa de centrais com um elevado rendimento e níveis baixos de emissões.

Se bem que tenha havido um esforço claro neste domínio no passado recente, a tecnologia disponível de baterias limita a autonomia destes veículos.


Os veículos híbridos são uma solução promissora no curto prazo; no entanto, não correspondem a uma solução isenta de emissões no local de circulação. A utilização de um motor de combustão interna accionando um gerador eléctrico permite conceber uma fonte de energia eléctrica alternativa à utilização de baterias no automóvel. Esta solução de armazenamento e disponibilização de energia eléctrica combinada com um conjunto reduzido de baterias e um sistema de propulsão eléctrico permite viabilizar soluções comercializáveis de veículos híbridos que no momento actual aparentam ser competitivas.

Um sistema promissor de médio/ longo prazo corresponde à utilização de pilhas de combustível. Este processo de armazenamento e de disponibilização da energia eléctrica com vista à utilização em veículos eléctricos rodoviários, encontra-se numa importante fase de desenvolvimento, sendo uma aposta de empresas ligadas aos grupos dos grandes fabricantes da indústria automóvel.

O impacte destas três soluções na utilização de veículos eléctricos vai depender muito da evolução tecnológica atingida por cada uma delas. Num futuro mais ou menos próximo, será natural que se continue a observar o desenvolvimento das três soluções, tendo em vista o colmatar de necessidades de segmentos específicos de mercado, criando espaço para a sua afirmação própria.

Uma outra questão passa por saber de onde virá a electricidade necessária para alimentar os motores de tracção eléctrica. Aproveitando a introdução de uma nova tecnologia, os veículos de propulsão eléctrica acabam também por constituir um desafio à introdução de energias renováveis no sector dos transportes.

De momento, a solução passa por gerar a electricidade a partir de uma fonte de energia renovável, colocar essa energia eléctrica na rede de transporte e distribuição eléctrica, a partir da qual se recarregam baterias electroquímicas que, posteriormente, irão alimentar o motor de tracção eléctrica. No entanto, com o desenvolvimento da solução da pilha de combustível, no médio prazo, perfilam-se mais duas soluções de elevado interesse:

a electricidade é gerada a partir de uma fonte de energia renovável; de seguida, e através de um processo de electrólise, produz-se hidrogénio que é armazenado e transportado; posteriormente este hidrogénio é utilizado para alimentar uma pilha de combustível (colocada no interior do veículo) que produz a energia eléctrica necessária para fazer funcionar o motor de tracção eléctrica;
um bio-combustível do tipo metanol é utilizado para alimentar a pilha de combustível que produz a energia eléctrica necessária para fazer funcionar o motor de tracção eléctrica.
Interessa, pois, realçar que o conceito de veículo eléctrico engloba qualquer veículo rodoviário que utilize propulsão eléctrica, independentemente da solução de armazenamento e fornecimento de

energia que utilize, sejam elas baterias electroquímicas, soluções híbridas, pilhas de combustível ou outras.

Como a propulsão eléctrica é adequada a um vasto tipo de utilizações, existem desde bicicletas assistidas electricamente e "scooters", a triciclos, quadriciclos, veículos ligeiros de passageiros de mercadorias, autocarros e veículos de carga com aplicações especiais, todos utilizando propulsão eléctrica.

Não esquecendo que um domínio onde a propulsão eléctrica está perfeitamente afirmada corresponde ao transporte sobre carris, a propulsão eléctrica rodoviária ganha em se afirmar coordenada com todas as outras soluções eléctricas de transporte e que, deste modo, interessa promover um conjunto muito vasto de soluções de utilização de veículos de propulsão eléctrica no interior de instalações industriais, comerciais ou outras.

Contributo actual da utilização dos VE

É fundamental tornar claro que, independente da alternativa tecnológica que se venha a afirmar no médio e longo prazo, as soluções existentes actualmente e os veículos eléctricos que se encontram disponíveis comercialmente podem responder a um grande número das necessidades de mobilidade e de transporte que, pelo menos no ambiente urbano, ocorrem no dia a dia.

Provavelmente, a questão da opção pela utilização de um veículo eléctrico rodoviário deverá começar por ser colocada no seio das empresas cujas frotas têm uma dimensão suficiente para permitir associar veículos diferentes a funções específicas. Uma utilização criteriosa permitirá ao gestor da frota tornar rentável a opção pelos veículos eléctricos, ultrapassar as eventuais limitações e permitir que a empresa contribua, de uma forma clara, para a qualidade de vida urbana.

Um outro aspecto que deverá ser tornado claro é que não se considera que o veículo eléctrico rodoviário seja, por si só, a solução para o problema do congestionamento do tráfego urbano e da mobilidade urbana. A posição que se assume não corresponde a propor a substituição de todos os veículos com motor de combustão interna por veículo eléctricos rodoviários já que, deste modo, o essencial do problema se manteria. Provavelmente, as limitações que os veículos eléctricos rodoviários aparentam, poderão ser utilizadas como base para uma reflexão que permita reforçar a conclusão que a solução para a questão da mobilidade urbana passa pela utilização conjugada de diversos modos de transporte, em que transportes públicos de qualidade se combinam com soluções de transporte individualizado.

Actividade:

Com base no texto que acabou de ler, responda às seguintes questões:


1. Identifique os factores que impõem o desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos aos sistemas de propulsão actuais.

2. Qual o sistema de propulsão proposto no texto como alternativa à utilização do motor de combustão interna tradicional?

3. Os veículos que utilizam este sistema de propulsão alternativa podem ser divididos em três tipos, identifique-os.

4. Quais as fontes de energia actualmente utilizadas para gerar a electricidade necessária para alimentar os motores de tracção eléctrica?

5. Segundo a Agência Internacional de Energia:"a chave para o transporte avançado e sustentável é o motor de tracção eléctrica". Encontre no documento apresentado razões que justifiquem esta afirmação.

6. Realize uma pesquisa sobre as iniciativas realizadas em prol do desenvolvimento e introdução de sistemas de propulsão alternativos nos autocarros colectivos públicos, na área urbana da sua residência.

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