sexta-feira, 17 de outubro de 2025

Odemira repudia falta de financiamento para obras na escola secundária

A Assembleia Municipal de Odemira manifestou o seu «repúdio» pela «contínua degradação» da escola secundária local e pela sua «exclusão injustificada de financiamento europeu» para a realização de obras de requalificação.

Numa moção de repúdio, aprovada por unanimidade na reunião realizada em 26 de Setembro, a assembleia municipal manifestou «o seu profundo descontentamento e indignação perante o contínuo e inexplicável abandono a que a Escola Secundária de Odemira está votada por parte do Governo».

Em causa está, segundo o documento apresentado pelo PS, o facto de o estabelecimento deste concelho alentejano não surgir entre os que vão beneficiar de financiamento, através do Banco Europeu de Investimento (BEI), para serem requalificadas, em «favor de escolas noutros concelhos».

Em 15 de Setembro, o governo anunciou a abertura do primeiro concurso com verbas do BEI a que se podem candidatar as autarquias para obras de requalificação em 22 escolas de todo o país, incluindo as secundárias de Almodôvar e de Serpa, ambas no distrito de Beja.

De acordo com a moção, «a priorização de outras escolas, em concelhos vizinhos, não só é uma decisão tecnicamente questionável do ponto de vista da justa distribuição de fundos, como é um ato de profunda injustiça territorial que agrava as assimetrias no interior alentejano».

Trata-se de uma situação que representa «um golpe duríssimo para toda a comunidade odemirense e um claro sinal de desprezo pelo concelho de Odemira», tratando-se da «repetição de um padrão lesivo», lê-se no documento.

«Recorde-se que, em 2010, uma obra de renovação já em curso na Secundária de Odemira foi abruptamente cancelada pelo então governo PSD/CDS-PP , deixando a escola num estado de limbo», acrescentou o PS no texto.

Segundo os socialistas, o atual governo «repete o mesmo erro, excluindo a Escola Secundária de Odemira do pacote financeiro que o anterior governo do PS havia negociado».

«É incompreensível e inaceitável que, mais uma vez, um governo liderado pelo PSD prive a Escola Secundária de Odemira de investimentos urgentes, perpetuando um ciclo de negligência partidária», frisou a moção.

No texto da moção é ainda referido que «este abandono governamental contrasta violentamente com a resiliência e a excelência da comunidade educativa da Escola Secundária de Odemira», que «merece mais do que palavras de elogio».

«Merece um edifício seguro, moderno e inspirador que corresponda à qualidade humana e pedagógica que nele reside», acrescentou.

Por isso, através da moção, a Assembleia Municipal de Odemira exigiu «explicações claras, detalhadas e urgentes ao Ministério da Educação sobre os critérios técnicos e políticos que fundamentaram a preterição» da escola secundária.

No texto, que será enviado, entre outros, ao primeiro-ministro e ao ministro da Educação, Ciência e Inovação, é também feito um apelo ao governo para que «retifique imediatamente esta decisão, garantindo os fundos necessários e definindo um calendário exequível para o início das obras de requalificação global» deste estabelecimento.

Por fim, os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira reafirmaram que a renovação da escola secundária «não é um capricho», mas sim «uma necessidade premente e um investimento essencial no desenvolvimento da região».

https://www.sulinformacao.pt/?print-my-blog=1&post-type=post&statuses%5B0%5D=publish&rendering_wait=0&columns=1&font_size=normal&image_size=medium&links=include&show_site_title=1&show_site_tagline=1&show_site_url=1&show_date_printed=1&show_title=1&show_date=1&show_categories=1&show_featured_image=1&show_content=1&pmb_f=pdf&pmb-post=784722


Adolescência: quais os sinais?

Eu tenho uma grande dúvida. Tenho treze anos e ainda não tenho seios e não sei o que se passa comigo - serei normal? E mais outra pergunta: de há uns tempos para cá comecei a notar nas minhas cuecas uma coisa branca pegajosa; não sei o que é e não tive coragem de contar a minha mãe o que tenho. Estarei doente? Explicam-me o mais rápido possível? Obrigado. Até á próxima.

Resposta
O que te está a acontecer é perfeitamente normal.
Chama-se puberdade e adolescência. O teu peito crescerá regularmente (muito ou pouco, dependendo de factores genéticos) por esta altura e virá a menstruação.
Essa "coisa branca e pegajosa" tem a ver com o desenvolvimento - mas só se não cheirar mal - se for esse o caso vai já ao médico.

Dá-te um bocadinho de tempo: algumas raparigas desenvolvem-se mais depressa, outras mais devagar. Vai com calma.
E se a tua mãe for uma pessoa aberta, fala com ela - ela já passou por isso e é o mais sensato: ela não está contra ti.

quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Pornografia no cérebro

Sigmund Freud - Deus em Questão

As Emoções Humanas: Repensando a Felicidade

Distúrbios de Ansiedade

Distúrbios de Humor

O Jovem Dr. Freud

Em busca de nós mesmos

About a Son - Kurt Cobain

Porque Sonhamos

Inteligência emocional

O Corpo Humano - O Poder do Cérebro

Buda

Maconha: Perigo ou Esperança

Distúrbios de Humor

O Cérebro Inconsciente

quarta-feira, 15 de outubro de 2025

Amizade e amor

Mensagem: 
Já fui muito amiga de um rapaz e ele até já gostou de mim. Só que ultimamente não me fala, porque há uns tempos atrás contei-lhe que gostava dele e como não esperava ouvir um "não" como resposta, andei uns tempos mal. Ele um dia veio pedir-me desculpa mas nunca mais a nossa amizade foi a mesma... Agora estamos de férias e não nos vemos... Já fiz de tudo para deixar de gostar dele mas não consigo. Agora vão começar as aulas e não sei o que fazer. Como poderei conquistá-lo? Que posso fazer para o esquecer? 

Resposta: Lembra-te sobretudo de que deves sempre evitar uma relação de afecto unilateral. Isto é, um gostar, mas não ser "gostado". Nunca dá certo... Se ele não gostar de ti, dói, mas seria uma relação que não funcionaria a médio prazo. Pois ele, por pena, até te poderia dizer que sim, mas...

segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Amor de infância

Mensagem 
Olá. Eu tenho uma rapariga de quem sou amigo desde os 6 anos. Aos oito anos tivemos uma experiência um pouco "pó" maluca, ela deixava-me mexer na passarinha dela... Coisas estúpidas de crianças, não sabíamos o que estavámos a fazer. Mas penso que ela pode ter ficado um pouco chateada pois foi toda contente dizer à mãe, e esta disse-lhe que o que nós fazíamos era mau. Entretanto mudámos de escola e não nos vimos desde os 10 até aos 12 anos, quando soube a escola em que ela estava. Falei com ela, estava contente em ver-me mas ao fim de uma semana parecia já estar um pouco incomodada. Mas sabia que ela gostava de ter a minha companhia, mas eu como nao tenho muito jeito para falar com raparigas, sabem, não consigo descontrair, penso muito no que vou dizer e quando dou por mim já são horas de ir embora. Não falava muito com ela, mas ela foi sempre a minha fantasia de namoro. Sempre que passo por ela, vejo um sorriso bastante aberto por parte dela, mas sou um pouco tímido e penso que se falar com ela só vou dizer asneiras, de maneira que agora ficamo-nos apenas pelo cumprimento. Este novo ano escolar, agora com 15 anos, fui à escola dela falar com uns meus amigos e aproveitei para perguntar se sabiam alguma coisa dela, e a resposta foi de que ela estava com um rapaz. Fiquei um pouco decepcionado, pensei que ela também fosse tímida. Eu nunca estive com uma rapariga a não ser com ela (em pequeno). Não consigo tirá-la da cabeça, até já pensei em mudar-me para a escola dela, que por acaso fica dois quarteirões abaixo da minha, de maneira que vou quase todos os dias lá, mas raramente a vejo; vou lá mais para 'tar com os amigos. O ponto a que queria chegar era que gostava de saber se haveria alguma maneira possível de a conseguir conquistar. Penso que ela gosta de mim, mas apenas como amigo, e eu não tenho muito jeito com raparigas. Não sei o que lhe dizer, e além disso estou com muitos ciúmes pois ela tem andado com outro rapaz. Desculpem se o texto foi muito longo mas espero que compreendam. Espero que respondam. Obrigado pela vossa atenção. P.S.- A rapariga é muito bonita, loira, inteligente. 

Resposta 
Se calhar já muita coisa aconteceu desde que nos escreveste, mas se tiveste tempo para aguentar o gostares tanto dela, é natural que esteja tudo ainda mais ou menos parecido. Sabes, há duas coisas que vais ter de resolver contigo próprio... 1 - A primeira é o "gostares dela". Vais ter de destrinçar muito bem se gostas mesmo dela - do género de amar mesmo, ter afecto realmente ou descobrires se (como dizes) ela não é mais do que a tua "fantasia de namoro". Talvez devas olhar em volta e descobrir que há muito mais miúdas e que podes estar só a tentar refugiar-te numa ilusão. Talvez tenhas receio de conhecer outras raparigas ou de olhar para outras como "olhos puros" - terás receio de levar uma tampa, uma nega, de uma desilusão de amor? Será que ela te dá a segurança da amizade da infância? Será que para ela o que fizeram enquanto crianças já está esquecido? Será que ela "cresceu" (como tu) e "está noutra"? Repara que ela te liga pouco. És tu que a procuras... A timidez só te acontece com raparigas? Com os teus amigos não há problemas, certo? Sabes porquê, é uma questão de confiança em ti e de com eles não sentires que estás a correr riscos ou a ser julgado. As raparigas têm realmente uma cabeça diferente, mas gostam de conversar e se tu consegues conversar com eles, também saberás conversar com elas - quando se está bem, os assuntos surgem e o silêncio não incomoda. 2 - Gostas mesmo dela? Já "descascaste" as questões do ponto 1? Se gostas mesmo dela, tens de respeitar o facto de ela gostar de outro... Se ela andar com o outro só "porque sim" (pode acontecer), tens a tua oportunidade, mas tudo isso passará por... Falar! É isso, é a parte mais difícil mas a mais essencial. Terás de falar com ela para esclarecer tudo, para dizer o que sentes (é arriscado, mas é honesto) e para correres o risco de levar a tampa da tua vida... Ou não. Não forces, se ela não gostar de ti nem tu a conseguires fazer mudar, também não ia valer a pena ter uma relação que (por esse motivo) nunca iria dar certo. Se o contrário acontecer... Boa Sorte!