domingo, 1 de junho de 2008

ASPL cria o Gabinete de Apoio Psicopedagógico: "A Oficina do Professor"


Na sociedade actual, o papel dos professores é cada vez mais posto à prova e submetido a formas de pressão. Nesta sociedade caracterizada por constantes mudanças exige-se dos professores uma multiplicidade de papéis, ao mesmo tempo que os pais têm mais dificuldade em cumprir o seu papel de educadores, atribuindo à escola e, principalmente ao professor, a responsabilidade pela educação dos seus filhos (Morgado, 2003).
Neste contexto, e como sabemos que o trabalho do professor não consiste somente em “dar aulas”, cumprir o programa e avaliar o rendimento dos alunos, surge o gabinete de apoio psicopedagógico da ASPL, denominado “A Oficina do Professor”. Aqui propomos a criação de um espaço de apoio, partilha e reflexão para os professores. Convidamos os professores a repensar a prática pedagógica, saberes e estratégias. Apoiamo-nos numa perspectiva desenvolvimentista e construtivista e temos como ponto de partida o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores.
Uma vez que o apoio psicopedagógico abarca as questões técnico-científicas quer sob o ponto de vista da pedagogia, quer do ponto de vista da psicologia, o gabinete propõe-se apoiar os professores:


No âmbito psicológico:
Na clarificação e fundamentação teóricas;
Na promoção do auto-conhecimento e da auto-confiança;
Na redução da ansiedade;
Na promoção da satisfação e motivação para o trabalho;
Na reflexão de procedimentos resultantes da prática pedagógica;
Na reflexão crítica de questões de ordem pedagógica, psicológica e sociológica;
Na tomada de consciência das suas necessidades específicas;
Na cooperação entre professores;
No papel das expectativas.


No âmbito pedagógico:
Contribuir para a diferenciação de estratégias de ensino ;
Auxiliar os professores sobre possíveis estratégias a utilizar com alunos com algum tipo de necessidades especificas ;
Auxiliar na elaboração de planificações;
Colaborar na elaboração de adaptações curriculares;
Articular a comunicação entre os professores e as famílias de alunos específicos;
Contribuir com materiais de apoio pedagógico;
Auxiliar na definição de objectivos e tarefas de aprendizagem;
Auxiliar na elaboração de Planos Educativos Individuais.


De um modo mais abrangente, o gabinete propõe-se ainda apoiar os filhos dos professores associados centrando a sua intervenção na promoção de áreas como:
Competências sociais
Orientação vocacional
Métodos e hábitos de Estudo
Sucesso escolar
Concentração/Atenção
Auto-conceito e auto-estima
Criatividade


Como se processa?
Apoio aos Professores:
Assenta no modelo de consulta/assessoria, onde o psicólogo e o professor assumem responsabilidades partilhadas em todos os aspectos do processo de consulta. Ambos definem o problema conjuntamente, acordam os objectivos, desenvolvem um plano de acção e partilham a responsabilidade de o levar a cabo e avaliar.
Dimensões:
- Passado: Recolha de informação e clarificação do problema
- Presente: Formulação do plano conjunto de acção
- Futuro: Desenvolvimento do plano de acção e sua avaliação

Apoio aos Alunos:
Assenta na combinação do modelo clínico (counseling) e do modelo de Programas.
Consulta Inicial - Entrevista com os pais e o aluno para definição da dificuldade e posterior entrega de relatório para encaminhamento para a intervenção mais adequada às suas necessidades
Avaliação Psicopedagógica – Diagnóstico - conjunto de provas específicas.
Consulta de Intervenção - Entrega de relatório e Feedback, elaboração de um plano de intervenção adequado às necessidades da criança/adolescente e programação das sessões.
Intervenção Psicopedagógica - conjunto de sessões de aplicação do plano delineado na sessão anterior.

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