sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Notícia - Twitter pode servir para alerta de epidemias


A página de 'micro-blogues' Twitter poderia servir de sistema de alerta antecipado para epidemias, segundo especialistas que analisaram as entradas da palavra "gripe" naquela rede social.

Investigadores de uma universidade de Londres encontraram três milhões de mensagens, escritas em inglês, contendo a palavra gripe, entre Maio e Dezembro de 2009, de acordo com o estudo apresentado no congresso europeu de doenças infecciosas, que reúne cerca de oito mil peritos, em Viena.

Depois deste estudo, pretende-se estabelecer se "estes dados são utilizáveis como sistema de alerta crescente", ou seja, antes de os pacientes consultarem o seu médico, afirmou Patty Kostkova, responsável pelo estudo.

"Como se trata um meio de comunicação em tempo real, pode permitir, se necessário, uma resposta imediata das autoridades de Saúde", acrescentou à Agência France Press.

Entre os "tweets", os investigadores contaram 12.954 mensagens que continham a frase "Eu tenho gripe A" e 12.651 com a informação "Eu tenho gripe". Outras palavras muito utilizadas foram "H1N1", "vacina", "caso" e "informações".

A equipa de Patty Kostkova trabalha com as autoridades de Saúde britânicas, no âmbito da preparação dos Jogos Olímpicos de 2012.

Com o Twitter as autoridades poderiam, nomeadamente, conhecer melhor as necessidades e informar os visitantes o melhor possível sobre centros de socorro, médicos ou dentistas mais próximos.

No entanto, na terça-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e peritos reunidos, em Genebra, acusaram estes novos meios de comunicação de terem perturbado a gestão de informação sobre a gripe A (H1N1), que surgiu há cerca de um ano.

Patty Kostkova admite haver muitos "tweets parasitas", mas sublinha que o estudo permite conhecer as apreensões da população e pode ser interessante para detectar o início de uma epidemia.

Os meios de vigilância existentes continuam a ser no entanto, segundo a investigadora, os melhores para assegurar o acompanhamento destas situações.

Sem comentários: