sábado, 7 de outubro de 2017
EFA - STC - Links - Sites sobre Ambiente - Sociedade, Tecnologia e Ciência
Biografia - Peter Debye
(1884 - 1966) Físico e químico holandês naturalizado americano, nascido em Maastrich, pesquisador em estrutura molecular e física-química. Estudou em Munique, onde se doutorou (1910). Lecionou física em Zurique, Utrech, Göttingen e Leipzig e foi nomeado diretor do Instituto Kaiser Wilhelm ( 1935). Foi diretor do Instituto Max Planck, Berlim (1936-1940), quando, pressionado pelo Nazismo durante a II Guerra, transferiu-se para os EEUU, indo trabalhar na Cornell University (1940-1952), em Ithaca, Nova Iorque, sendo chefe do departamento (1950-1952). Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1936) por suas investigações da estrutura molecular com o emprego de raios X. Foi agraciado com a National Medal of Science (1966).
Notícia - Humanos de há 1,5 milhões tinham um pé semelhante ao dos homens modernos
Pegadas descobertas no Quénia mostram que antepassados do Homo Sapiens que viveram há 1,5 milhões de anos tinham pés e uma maneira de andar idêntica à dos humanos actuais.
Um estudo de uma equipa internacional a publicar hoje na revista Science mostra pegadas atribuídas ao Homo Erectus, que reflectem o estilo, o peso e a altura dos homens modernos.
David Braun, um arquéologo da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul e um dos autores do estudo, disse à revista Scientific American que esta descoberta “deixa-nos compreender que eles eram provavelmente tão capazes de andar direitos como nós”.
As pegadas foram encontradas perto do Lago Turkana e representam “a prova mais antiga de uma anatomia do pé essencialmente moderna”, refere o estudo.
Não se trata, no entanto, da pegada humana mais antiga conhecida. Em 1978, foram descobertos em Laetoli, na Tanzânia, vestígios de pegadas do Australopithecus afarensis, datadas de há 3,7 milhões de anos, refere a BBC.
Matthew Bennett, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, disse à mesma estação que existe uma grande diferença entre umas e outras pegadas.
[As pegadas descobertas agora] dão-nos o diagnóstico de uma maneira moderna de andar e isso não existia nas pegadas de Laetoli”, afirmou.
O cientista referiu que os ossos correspondentes às pegadas não foram encontrados, porque os carnívoros gostam de comer as mãos e os pés.
“Sem a carne, muitos ossos pequenos não são preservados. Por isso sabemos tão pouco sobre a evolução das mãos e dos pés dos nossos antepassados”, disse.
Público
Um estudo de uma equipa internacional a publicar hoje na revista Science mostra pegadas atribuídas ao Homo Erectus, que reflectem o estilo, o peso e a altura dos homens modernos.
David Braun, um arquéologo da Universidade da Cidade do Cabo, na África do Sul e um dos autores do estudo, disse à revista Scientific American que esta descoberta “deixa-nos compreender que eles eram provavelmente tão capazes de andar direitos como nós”.
As pegadas foram encontradas perto do Lago Turkana e representam “a prova mais antiga de uma anatomia do pé essencialmente moderna”, refere o estudo.
Não se trata, no entanto, da pegada humana mais antiga conhecida. Em 1978, foram descobertos em Laetoli, na Tanzânia, vestígios de pegadas do Australopithecus afarensis, datadas de há 3,7 milhões de anos, refere a BBC.
Matthew Bennett, da Universidade de Bournemouth, no Reino Unido, disse à mesma estação que existe uma grande diferença entre umas e outras pegadas.
[As pegadas descobertas agora] dão-nos o diagnóstico de uma maneira moderna de andar e isso não existia nas pegadas de Laetoli”, afirmou.
O cientista referiu que os ossos correspondentes às pegadas não foram encontrados, porque os carnívoros gostam de comer as mãos e os pés.
“Sem a carne, muitos ossos pequenos não são preservados. Por isso sabemos tão pouco sobre a evolução das mãos e dos pés dos nossos antepassados”, disse.
Público
Biografia - Albert Taviel
Taviel, Albert-Louis-Valentin
Barão do Império francês
n: 17 de Junho de 1767, Saint-Omer (França)
m: 16 de Novembro de 1831, Paris (França)
Tendo estudado na Escola de Artilharia de Metz, é oficial em 1784, servindo na Córsega em 1793 e 1794, e posteriormente nos Exércitos franceses que combatem na fronteira Norte. Em 1798 é comandante da artilharia do Exército da Helvécia. Em 1801 é Director do parque de artilharia do Exército de Itália, e em 1803 do parque de Saint-Omer, sendo general de Brigada em 1805.
Em 1807 é nomeado Comandante da Artilharia do 1º Corpo de Observação da Gironda, regressando assim ao serviço de campanha. Regressado a França, é nomeado Inspector-Geral da Artilharia em 1810, e feito Barão do Império em 1811. Dirige o cerco à praça de Figueras com êxito, o que lhe vale o posto de general de Divisão em Julho desse ano. Transferido para a Alemanha em 1812, participa na campanha de 1813, estando presente nas batalhas de Lutzen, Bautzen e Leipzig. Durante os Cem Dias é governador de Belfort, só entregando a fortaleza após a abdicação de Napoleão Bonaparte.
A Restauração nomeia-o novamente Inspector-Geral da Artilharia.
Fonte:
Jean Tulard e outros,
Histoire et Dictionnaire du Consulat et de l'Empire,
Paris, Laffont, 1995.
Biografia - Carlos Paião
Carlos Manuel de Marques Paião nasceu em Coimbra no dia 1 de Novembro de 1957.
Em 1978 concorre ao Festival da Canção de Ílhavo onde obtém dois prémios, entre os quais o de melhor intérprete. Outro dos seus temas a concurso fica em 4º lugar.
É rejeitado por duas vezes na Valentim de Carvalho. Na última das vezes a sua mãe tinha pedido a Manuel Paião, primo direito do seu pai e conhecido compositor, que averiguasse se ele tinha talento ou se deveria concluir o curso de medicina que frequentava. Manuel Paião contactou Mário Martins mas o seu assessor disse que apenas tinha algum talento como letrista mas que não valia a pena. Como a resposta não era inteiramente conclusiva, Mário Martins decidiu ouvir as canções tendo ficado agradavelmente surpreendido com o que ouviu.
Carlos Paião participou numa das meias-finais do Festival da Canção de 1980 com "Amigos, Eu Voltei" mas não consegue chegar à final.
Mário Martins leva a Amália Rodrigues uma cassete com canções de Carlos Paião. Amália gostou tanto que quis logo gravar alguns das canções. Escreve "Canção do Beijinho" para Herman José que se torna um dos grandes sucessos desse ano chegando a disco de Ouro.
Em 1981 concorre com três canções ao Festival RTP da Canção mas só "Play-Back" é que é apurada. Grava um single com os outros dois temas ("Souvenir de Portugal" e "Eu Não Sou Poeta") que é editado um mês antes do Festival. A canção "Play-Back" acaba por vencer o Festival da Canção mas fica em penúltimo lugar no Festival da Eurovisão.
Em Novembro de 1981 é editado um novo single com os temas "Pó de Arroz" e "Gá-gago".
Carlos PaiãoEm 1982 escreve "Trocas e Baldrocas" para Cândida Branca Flôr que fica em segundo lugar no Festival RTP da Canção desse ano.
O máxi-single "O Senhor Extra-Terrestre", de Amália Rodrigues, com dois originais de Carlos Paião é editado em Fevereiro de 1982.
Carlos Paião lança com bastante sucesso um single com os temas "Marcha do Pião-das-Nicas" e "Telefonia (Nas Ondas do Ar)". Ainda nesse ano é editado o seu álbum de estreia, "Algarismos", com canções como "Zero a Zero" , "Canção dos Cinco Dedos" e "Meia Dúzia".
Em dueto com Cândida Branca Flôr concorre ao Festival RTP da Canção de 1983 com o tema "Vinho do Porto (Vinho de Portugal)". O tema fica em 4º lugar.
Acaba o curso de Medicina em Novembro de 1983. Participa no programa "O Foguete" da RTP em conjunto com António Sala e Luís Arriaga.
Em 1984 colabora com Herman José no programa "Hermanias" onde escreve as canções da personagem "Serafim Saudade". Neste ano são lançados os singles "Discoteca" e "Cinderela".
Carlos Paião colabora entretanto com Cândida Branca Flôr na recolha de canções para o disco "As Cantigas da Minha Escola".
No início de 1985 é editada a compilação "O Melhor de Carlos Paião". Em Junho aparece um novo single com o tema "Versos de Amor".
O disco com as músicas e letras de Serafim Saudade é editado em 1985. Carlos Paião canta com o "verdadeiro artista" no tema "Prás Sogras que Encontrei na Vida".
Participa no World Popular Song Festival of Tokio, realizado em 26 e 27 de Outubro de 1985, com o tema "Lá Longe, Senhora".
Em Dezembro é editado o single "Arco Íris", tema do concurso apresentado por Carlos Ribeiro.
Em 1986 escreve a canção "Bamos Lá Cambada", interpretada por José Estebes, que foi o hino não oficial da selecção portuguesa de futebol, no Mundial do México. Participa também na peça de teatro televisivo "O Carnaval Infernal".
Um novo single, com os temas "Cegonha" e "Lá Longe, Senhora", é editado em Dezembro de 1986.
Carlos Paião morre em 26 de Agosto de 1988 num trágico acidente de automóvel ocorrido na A1.
O disco que estava a preparar, "Intervalo", foi editado em Setembro de 1988, na data prevista inicialmente para o seu lançamento. O tema em maior destaque foi "Quando as Nuvens Chorarem" em dueto com Dina.
José Alberto Reis participou no Festival da Canção de 1989 com "Palavras Cruzadas", uma composição da autoria de Carlos Paião. Com outra das canções deixadas por Carlos Paião, "Sol Maior", representou Portugal num certame realizado em Xangai.
A compilação "O Melhor de Carlos Paião" foi reeditada em 1991 no formato de duplo-álbum
O álbum "Histórias" de António Sala, editado em 1993, inclui o tema "Pecado Capital" de Carlos Paião. Nesse ano é editada também a caixa "Carlos Paião" com os dois álbuns de originais e com um terceiro registo com "Os Singles".
O duplo CD "Letra e Música: 15 anos depois", editado em 2003, inclui 37 temas da autoria de Carlos Paião, entre eles o inédito "Caminhar".
Em 2006 é editada uma compilação com alguns dos temas escritos para outros artistas e algumas versões dos seus temas.
Carlos Paião escreveu para nomes tão diferentes como Herman José, Joel Branco, Cândida Branca Flôr, Amália Rodrigues, Nuno da Câmara Pereira, Peter Peterson, Trio Odemira, Octávio de Matos, Alexandra, Rodrigo, Lenita Gentil, António Mourão, Ana, Carlos Quintas ou Pedro Couceiro.
DISCOGRAFIA
Algarismos (LP, EMI, 1982)
O Melhor de Carlos Paião (Compilação, EMI, 1985)
Intervalo (LP, EMI, 1988)
O Melhor de Carlos Paião (Compilação, EMI, 1991) 2CD
Os Singles (Compilação, EMI, 1993)
Letra e Música: 15 anos depois (Compilação, EMI, 2003)
Perfil (Compilação, Som Livre, 2007)
SINGLES
"Souvenir" de Portugal/Eu Não Sou Poeta (Single, EMI, 1981)
Play Back/Playback (versão inglesa) (Single, EMI, 1981)
Pó de Arroz/Gá-gago (Single, EMI, 1981)
Marcha do 'Pião-das-Nicas'/Telefonia (Nas Ondas do Ar) (Single, EMI, 1982)
Meia Dúzia/Zero a Zero (Single, EMI, 1982)/
Vinho do Porto (Vinho de Portugal)/Instrumental (Single, EMI, 1983) (com Cândida Branca-Flôr)
O Foguete/Instrumental (Single, 1983) (com António Sala e Luís Arriaga)
Discoteca/Tenho Um Escudo À Minha Frente (Single, EMI, 1984)
Cinderela/A Razão (Single, EMI, 1984)
Versos de Amor/Os Namorados (Single, EMI, 1985)
Arco Íris/Lobo do Mar (Single, EMI, 12/1985)
Cegonha/Lá Longe Senhora (Single, EMI, 12/1986)
Quando as Nuvens Chorarem/Perfume (Single, EMI, 1988)
Só Porque Somos Latinos (Single, EMI, 1988)
Mar de Rosas (Single, EMI, 1988)
COMPILAÇÕES SE
Pó de Arroz - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1996)
Cinderela - Colecção Caravela (Compilação, EMI, 1997)
Play-Back - Colecção Caravelas (Compilação, EMI, 2004)
Grandes Êxitos (Compilação, EMI, 2006)
Biografia retirada de Anos80
Conteúdo - Gottfried Wilhelm Leibniz - Princípios
Leibniz admitia uma série de "causas eficientes" a determinar o agir humano dentro da cadeia causal do mundo natural. Essa série de causas eficientes dizem respeito ao corpo e seus atos. Contudo, paralela a essa série de causas eficientes, há uma segunda série, a das causas finais. As causas finais poderiam ser consideradas como uma infinidade de pequenas inclinações e disposições da alma, presentes e passadas, que conduzem o agir presente. Há, como em Nietzsche, uma infinidade imensurável de motivos para explicar um desejo singular. Nesse sentido, todas as escolhas feitas tornam-se determinantes da ação. Cai por terra a noção de arbitrariedade ou de ação isolada do contexto. Parece também cair por terra a noção de ação livre, mas não é o que ocorre. Leibniz acredita na ação livre, se ela for ao mesmo tempo "contingente, espontânea e refletida".
A contingência: a contingência opõe-se à noção de necessidade, não à de determinação. A ação é sempre contingente, porque seu oposto é sempre possível.
A espontaneidade: e ação é espontânea, quando o princípio de determinação está no agente, não no exterior deste. Toda ação é espontânea e tudo o que o indivíduo faz depende, em última instância, dele próprio.
A reflexão: qualquer animal pode agir de forma contingente e espontânea. O que diferencia o animal humano dos demais é a capacidade de reflexão que, quando operada, caracteriza uma ação como livre. Os homens têm a capacidade de pensar a ação e saber por que agem.
As mônadas: a contribuição mais importante de Leibniz para a metafísica é a sua teoria sobre as mônadas, expostas em sua obra Monadologia. As mônadas equivalem para a realidade metafisica, o que os átomos equivalem para os fenômenos físicos. As mônadas são os elementos máximos do universo. As mônadas são "formas substanciais do ser com as seguintes propriedades: elas são eternas, indecompostas, individuais, sujeita às suas próprias leis, sem interação mútua, e cada uma refletindo o próprio universo dentro de uma harmonia preestabelecida (historicamente um exemplo importante de pampsiquismo). Mônadas são centros de forças; substância é força, enquanto o espaço, extensão e movimento são meros fenómenos.
A essência ontológica das mônadas é sua simplicidade irredutível. Assim como os átomos, as mônadas não possuem nenhuma matéria ou caráter espacial. Elas ainda se diferenciam dos átomos por sua completa mútua independência, assim as interações entre as mônadas são só aparentes. Em vez disso por força do principio da harmonia preestabelecida, cada mônada, segue uma instrução pré-programada, peculiar para si, assim uma mônada sabe o que fazer em cada situação. Essas "instruções" podem ser análogas às leis cientificas que governam as partículas subatômicas. Pelo princípio dessas instruções intrínsecas, cada mônada é como um pequeno espelho do universo. Mônadas não são necessariamente "diminutas": o ser humano, por exemplo, é constituído por uma mônada, na qual o tema do livre-arbítrio é problematizado. Deus, também, é uma mônada, e a existência de Deus pode ser inferida através da harmonia que se prevalece diante de todas as mônadas; Deus através de sua razão e vontade se afigura o universo através da harmonia preestabelecida.
As mônadas são referidas e problematizadas por outras correntes filosóficas por:
-Problematização das interações entre a mente e a extensão, como abordado no sistema de Descartes.
-Falta de individualização inerente no sistema de Espinoza, da qual representa as criaturas individuais como meros acidentes.
-A monadologia parece arbitrária, até mesmo excêntrica.
Conteúdo - A tentar perder peso? Erros a evitar - Comer mais fibra e beber menos água
Reger-se por uma dieta rica em fibras é bom, mas, ao mesmo tempo, não aumentar a ingestão de água pode ser prejudicial - um dos efeitos secundários é a constipação. É necessário manter um equilíbrio entre fibra e água.
Professor/a de Línguas e Humanidades - até 9º ano
Recrutamos um/a professor/a na área das línguas e humanidades para apoio escolar e explicações.
Perfil:
-Licenciatura ou Mestrado,
-Conhecimento dos programas curriculares
-Gosto pelo trabalho com crianças
-Disponibilidade durante as tardes
-Assiduidade e pontualidade
Possibilidade de estágio profissional.
Envie o seu cv para
sexta-feira, 6 de outubro de 2017
UFCD - 0017 - Impressão e acabamentos
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Impressão e acabamentos
Código:
0017
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos
- Executar corte e vinco.Executar impressões mono e policromáticas.
- Executar fototransporte.
- Executar acabamentos de jornal e revista.
- Executar brochura e cartonagem.
- Identificar plastificações.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Vinco
- Picote
- Meio corte
- Relevo branco
- Cores primárias
- Cores secundárias
- Cores complementares
- Cores metálicas
- Vernizes
- Provas progressivas
- Ordem de entrada de cores
- Exposições
- Revelação
- Vinco
- Dobra
- Costura a arame
- Corte
- Costura com linha
- Alçar/encasar
- Meter em capa
- Armar capas
- Plastificação mate
- Plastificação brilhante
Referenciais de Formação
213001 - Operador/a de Pré-Impressão |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
Alterações climáticas poderão levar à substituição da batata pelas bananas e da soja pelo feijão-frade
O planeta está a aquecer e as batatas só conseguem crescer em climas mais frios. Além disso, são susceptíveis aos humores incertos do clima, que se acentuarão ainda mais com o aquecimento global: a alternância entre cheias e secas. O que irá então acontecer a esta fonte de alimento essencial para milhões de pessoas?
Num relatório do Grupo Consultivo Internacional sobre Investigação Agrícola (CGIAR), esta parceria de organizações envolvidas na investigação na agricultura para o desenvolvimento sustentável defende que o aumento da temperatura poderá reduzir a produção de batatas, um alimento que actualmente constitui a quarta maior colheita do mundo. Mais de metade das plantações de batatas situam-se nos países em vias de desenvolvimento. Deste modo, seriam as populações que já têm poucos recursos alimentares a sofrer mais com esta consequência.
Por sua vez, no estudo refere-se que o clima mais quente poderá aumentar a produção de bananas, porque essas condições reduzem o tempo entre a plantação e a colheita. As bananas poderão até crescer em locais onde há várias gerações têm sido cultivadas batatas, lê-se no relatório. O crescimento do fruto em altitudes mais elevadas é também uma previsão.
Realizado a pedido do Comité de Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas, este relatório foi elaborado por grupo de especialistas que olhou para os efeitos projectados sobre as alterações climáticas em 22 das mais importantes colheitas agrícolas no mundo.
Mas a mudança na dieta alimentar não fica por aqui. O arroz, o milho e o trigo, as três maiores colheitas do mundo em termos obtenção de calorias, também podem diminuir em muitos países em vias de desenvolvimento. O relatório aponta o trigo como a mais importante fonte de proteínas de origem vegetal e de calorias do mundo. Mas, de acordo com esta investigação, a alimentação enfrentará grandes dificuldades nos países em desenvolvimento. Os preços altos para o milho, algodão e soja empurram o trigo para terras marginais, tornando-o mais vulnerável às pressões resultantes das alterações climáticas. Um substituto poderá ser a mandioca, especialmente no Sul da Ásia, pois é tolerante às pressões introduzidas pelo clima.
Além da mandioca, o feijão-frade também poderá vir a ter uma importância alimentar acrescida, à medida que aumentarem as temperaturas. Conhecido na África subsariana como “a carne dos pobres”, o feijão-frade é tolerante à seca, preferindo até um clima mais quente. Deste modo, pode ser uma alternativa razoável para a soja, que é uma das fontes mais comuns de proteína na nossa dieta, mas é muito sensível às mudanças de temperatura.
Uma coisa é certa, à medida que os efeitos das alterações climáticas se agudizarem, as populações terão de se adaptar a alimentos que antes nem consumiam e refazer a sua dieta.
Informação retirada daqui:
https://www.publico.pt/ciencia/ecosfera
quinta-feira, 5 de outubro de 2017
UFCD - 0018 - Digitalização de imagens – pré-impressão
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Digitalização de imagens – pré-impressão
Código:
0018
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Identificar tipos de originais.
- Identificar técnicas de captação.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Originais transmissivos
- Originais reflectivos
- Originais monocromáticos
- Originais policromáticos
- Originais de traço
- Originais tramados
- Originais de tom contínuo
- Calibração de scanner
- Calibração do monitor
- Análise do original
- Resolução
- Enquadramento e proporção
Referenciais de Formação
213001 - Operador/a de Pré-Impressão |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
UFCD - 0016 - Paginação e imposições
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Paginação e imposições
Código:
0016
Carga Horária:
50 horas
Pontos de crédito:
4,50
Objetivos
- Executar eletronicamente paginações e imposições.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Livro, revista, jornal e outros
- Imposições só frente
- Imposições em frente e verso
- Imposições em tira e retira
- Combinados
- Saídas e análise de fotolitos
Referenciais de Formação
213001 - Operador/a de Pré-Impressão |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
UFCD - 0015 - Ajustamentos na composição das páginas
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Ajustamentos na composição das páginas
Código:
0015
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Identificar técnicas de ajustamento na composição das páginas.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Páginas eventuais iniciais e finais
- Capas
- Revisão gráfica
Referenciais de Formação
213001 - Operador/a de Pré-Impressão |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
EFA - STC - Exercício - Blogues - Sociedade, Tecnologia e Ciência
"Por que razão deixar os nossos alunos usar um blogue?" pareceu-me um título fraco para apresentar este vídeo que sintetiza as vantagens da utilização dos blogues enquanto recursos educativos. Creio que qualquer pessoa com o mínimo bom senso poderá concluir que já é tempo de arrumar os antigos dossiers no armário da história.
Para comunicação...
Para literacia...
Para posse...
Para partilha...
Para colaboração...
Para discussão...
Para concessão...
Para interacção...
Para motivação...
Para participação...
Para engajamento...
Para excitação...
Para conversação...
Para a criatividade...
Para reflexão...
Para alargar as paredes da sala de aula...
Dar aos estudantes uma “voz”.
Dar aos estudantes uma audiência...
Dar aos estudantes um ambiente de aprendizagem...
...aberto 24 horas / 7 dias por semana.
Para lhes dar competências úteis para os seus futuros digitais.
Escrever para aprender...Blogar para aprender.
1. Escreva uma composição sobre a utilidade dos blogues para si.
2. Escreva uma composição sobre as potencialidades dos blogues enquanto (a) recursos educativos e (b) meios de valorização das pessoas.
3. Para que os alunos a utilizem blogues, será indiferente a familiaridade que o docente revela com esta tecnologia? Justifique.
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