quinta-feira, 28 de dezembro de 2017
Precisa-se de Professor de Ensino Especial
Macau Child Development Association , em Macau, procura Professor de Ensino Especial.
Funções
Responsável por triagem e avaliação;
Apoio específico individual ou em grupo para crianças com perturbações do desenvolvimento.
Requisitos
Professor com especialização em Ensino Especial. Mestrado é requisito preferencial;
1 ano de experiência profissional com crianças;
Boas competências interpessoais, ética profissional e otimismo;
Capacidade de adaptação e de trabalho sob pressão;
Fluente em inglês. Cantonês é preferencial;
Recentemente graduados serão igualmente considerados.
Oferece-se boa remuneração e benefícios negociáveis.
Se tem interesse no anúncio, por favor envie currículo e certificados para o e-mail
Se pretende saber mais sobre MCDA, por favor contacte-nos (853) 2883 3024 ou visite a nossa página de Facebook http://www.facebook.com/macaucda.
(Toda a informação disponibilizada será utilizada apenas para recrutamento).
quarta-feira, 27 de dezembro de 2017
Biografia - Blaise Pascal
(1623 - 1662)Blaise Pascal, francês; tinha como o pai, Etienne Pascal, e inclinação para a Matemática.
Pascal, aos doze anos, participava com seu pai de reuniões informais na Academia de Mersenne em Paris, onde conheceu as idéias de Desargues. Baseado nelas, aos dezesseis anos publicou "Ensaio para as Cônicas" com apenas uma página mas a de maior importância para a História. Nela estava o Teorema de Pascal sobre hexágonos inscritos numa cônica, a partir do que deduziria muitos corolários como, por exemplo, o que dá a construção da tangente a uma cônica por um ponto dela.
Aos dezoito anos Pascal dedicou-se à construção de uma máquina de calcular e no ano seguinte vendeu aproximadamente cinqüenta delas.
Em 1648 interessou-se por hidrostática, do que resultaram experiências sobre peso do ar e pressão de fluidos.
Em 1654 voltou à matemática com o trabalho "Obra Completa sobre Cônicas", que não chegou a ser publicada mas onde, segundo Leibniz, se utilizava de métodos sintéticos, pois Pascal não dava a merecida atenção e importância ao uso da álgebra simbólica e suas notações, estando neste aspecto bem atrasado em relação a seu tempo.
Em uma carta enviada a Fermat, Pascal dá o ponto de partida real para a moderna teoria das probabilidades, ligando este assunto ao triângulo aritmético de Cardan, que, desde então, é conhecido como "triângulo de Pascal", descobrindo algumas novas propriedades.
Em 1654, com habilidade excepcional no esclarecimento de conceitos, tornou-se responsável, com Fermat e outros, pelo desenvolvimento dos métodos intuitivos ou "indução matemática'' .
A 23 de novembro de 1654 Pascal abandona a Matemática e Ciência, dedicando-se inteiramente à Teologia sobre qual escreveu a obra "Cartas Provinciais'' e "Pensamentos".
Mas, numa noite de 1658, impedido de dormir por uma dor de dentes ou mal-estar e, para distrair-se, começou a estudar as ciclóides, achando volumes, áreas e centros de gravidade. A dor passou milagrosamente e Pascal tomou isso sinal de aprovação de Deus ao seu estudo da Matemática. Esta foi a última noticia que se tem da obra deste matemático extremamente religioso
UFCD - 0103 - Identificação e conversão de formatos de ficheiros
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Identificação e conversão de formatos de ficheiros
Código:
0103
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Identificar e converter formatos de ficheiros.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Importação de ficheiros de imagem
- Conversão de ficheiros
- Exportação de ficheiros
- Incorporação de imagens digitais e vetoriais em programas de paginação
- Incorporação de imagens digitais em programas de desenho vectorial
- Conversões em diferentes plataformas informáticas
Referenciais de Formação
213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
Biografia - Beresford, William Carr
n: 2 de Outubro de 1768 (Irlanda)
m: 8 de Janeiro de 1854 em Bedgebury (Inglaterra)
Filho ilegítimo do Conde de Tyrone, futuro Marquês de Waterford, frequentou a academia militar de Estrasburgo e em Agosto de 1785 foi aceite como cadete no 6º Regimento de Infantaria. Em 1793 era capitão, servindo com a Frota britânica do Mediterrâneo, tendo-se notabilizado na ocupação da Córsega. Em 1794 era tenente-coronel, servindo na Índia a partir de 1799. Em 1801 participou na campanha do Egipto, comandando o seu regimento que pertencia ao contigente enviado da Índia.
Em 1806, participou, com o posto de Brigadeiro, na captura do Cabo da Boa Esperança, colónia holandesa, e mais tarde, em 27 de Julho, ocupou a cidade de Buenos Aires. O levantamento da população da colónia espanhola em Agosto obrigou-o à capitulação, tendo sido feito prisioneiro. Conseguiu fugir seis meses mais tarde, regressando a Inglaterra. Em finais de 1807, devido à invasão de Portugal pelo exército de Junot, ocupou a ilha da Madeira, sendo promovido a Major-General em Abril de 1808. Foi transferido para o exército que desembarcou em Portugal em Agosto desse ano, chegando a Lisboa, já liberta da ocupação francesa, em Setembro. Mais tarde, comandou uma Brigada do Exército britânico que, sob o comando de John Moore, foi enviado para Espanha, tendo participado na Batalha da Corunha.
Escolhido pelo governo britânico, de acordo com o parecer do general Wellesley, para comandar o Exército português, é-lhe atribuído o posto de Marechal do Exército, igual aos usados pelos duque de Waldeck, em 1797, e pelo conde de Goltz, em 1801. A sua missão, ao contrário do que se afirma, não foi tanto a de reorganizar o exército - obra de D. Miguel Pereira Forjaz, entre Julho de 1808 e Abril de 1809 -, mas sim a de compatibilizar a organização e a táctica existentes no exército português com a britânica, permitindo uma actuação conjunta no campo de batalha. É mais tarde que os seus poderes serão alargados, por meio da Carta Régia de 18. , que lhe permitirá propor mudanças na estrutura do exército, assim como das Milícias e das Ordenanças, sem que estas tenham de passar pelo Conselho de Regência, e pelo crivo de D. Miguel Pereira Forjaz.
General com poucas qualidades para o comando em campanha, as suas falhas neste aspecto são conhecidas, sobretudo o seu incompetente posicionamento das forças aliadas na preparação da Batalha de Albuera em 1811; batalha que ganhou devido à iniciativa individual dos seus subordinados. Mas já durante a campanha de 1809 contra Soult tinha mostrado dificuldade em tirar partido de uma situação favorável, ao não apoiar convenientemente o general Silveira, na luta que este travava contra o exército de Soult em retirada. Depois de Albuera, nunca mais terá um comando independente, só voltando a dirigir tropas em 1814, durante a invasão do sul de França, mas sempre sob o comando directo e preocupado de Wellington.
Com o fim da guerra em 1814 mantêm-se no comando do Exército português. Devido ao regresso de Napoleão a França em 1815, tenta organizar uma força expedicionária para se reunir ao exército britânico nos Países Baixos, que se preparava para invadir a França, não conseguindo os seus intentos devido à oposição da Regência. Viaja para o Brasil onde consegue do Rei poderes mais alargados, sendo feito Marechal-General, o título usado anteriormente pelo Barão Conde, pelo Conde de Lippe, pelo Duque de Lafões e pelo Duque de Wellington. Devido à Revolução de 1820, é demitido das suas funções, não lhe sendo permitido desembarcar em Portugal, quando chegou a Lisboa em Outubro vindo do Brasil.
Regressou a Portugal em 1826, mas a sua pretensão de regressar ao comando do Exército não foi aceite. Foi membro do primeiro governo de Wellington, de 1828 a 1830, com o título de Master General of Ordnance, equivalente em Portugal ao posto militar de Director do Arsenal. Em 1834 publicou A Refutation of Napier’s Justification of his third volume onde tentou defender as suas acções de 1811, muito criticadas pelo tenente-coronel Napier na sua obra History of the War in the Peninsula.
Noticia retirada daqui
terça-feira, 26 de dezembro de 2017
UFCD - 0102 - Design moderno na era da comunicação
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Design moderno na era da comunicação
Código:
0102
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Caracterizar a evolução e a função do design moderno na era da comunicação.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Movimento Isotype; Otto Neurath e Gerard Arntz
- O mapa moderno metro londrino
- Nova tipografia
- Jan Tschichold, Edward Johnston, Eric Gill, Paul Renner, Stanley Morison
- Piet Zwart, Hendrik Werkman, Paul Shuitema, Willem Sandberg
- Herbert Matter
- Informação científica
- Ladislav Sutnar, Will Burtin
- Estilo Tipográfico Internacional
- Ernest Keller, Théo Ballmer, Max Bill,
- Adrian Frutiger, Herman Zapt, Edouard Hoffman, Max Miedinger
- Designers emigrantes nos Estados Unidos
- Escola de Nova York
- Paul Rand, Bradbury, Saul Bass
- Grafismos para revistas e jornais nos EU e Europa
- Novo ambiente publicitário
- CBS, William Golden
- Olivetti, Giovanni Pitori
- CIBA, James Fogleman
- IBM, Westinghouse, American Broad casting Company, Next, Paul Rand
- AT&T, Continental Airlines, Warner, Minolta, Saul Bass
- International Paper Company, Lester Beall
- Lufthansa, Otl Aircher
- Mobil, NBC, Chermayeff & Associates
- Sistema de sinalização das Olimpíadas do México 68, Lance Wyman
- Sistema de sinalização das Olimpíadas de Munique 72, Otl Aircher
- Grafismo nos anos 60 e 70
- Memphis e a Escola de S. Francisco
- Design e Informática
- Paula Scher, Neville Brody, Roger Black, Susan Kare, Rudy Vanderlands, Fabion Baron, David Carson
Referenciais de Formação
213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
Prof/explicador MAT/CN/FQ
Estamos a recrutar professor para centro de estudos localizado em Lavra, para acompanhamento de alunos de 2° e 3° ciclos nas disciplinas de matemática, ciências e físico-química.
Horário: das 15:30 às 19:30
Dias: 3 dias por semana
Requisitos:
- experiência comprovada
- recibos verdes
Enviar email com CV atualizado para grandenotacentroestudos@gmail.com
segunda-feira, 25 de dezembro de 2017
Biografia - Antoine-Laurent Lavoisier
(1743 - 1794) Cientista, físico e químico experimental, funcionário público e político francês nascido em Paris, considerado o maior cientista da história da química. Filho de um próspero comerciante, iniciou seus estudos no Colégio Mazarino. Seu primeiro cargo público foi como membro da Ferme Générale, primeiro organismo de arrecadação de impostos; ocupou o cargo de inspetor-geral da fabricação de pólvora. Dedicado ao mesmo tempo à política e à ciência, foi premiado pela Académie des Sciences com a medalha de ouro por seu relatório sobre o melhor sistema de iluminação para Paris (1765), para a qual foi eleito membro (1768). Descobriu a composição do ar e demonstrou que ele era formado basicamente por dois gases: oxigênio e nitrogênio (1777), a composição do gás carbônico (1781) e, em colaboração com o cientista Pierre-Simon de Laplace, provou experimentalmente que a respiração animal era uma forma de combustão interna dos tecidos sob a ação do oxigênio.
Obteve o hidrogênio por ação do ferro em vapor d’água (1783), criou o termo oxigênio (1783) para denominar um gás que provocava as variações de peso sofridas pelos corpos quando queimados. No ano da tomada da Bastilha publicou Traité élémentaire de chimie (1784), onde estavam estabelecidas as bases de toda a química moderna, marcando o nascimento da química tal qual hoje a conhecemos.
Também com Pierre Laplace inventou um calorímetro de gelo (1784). Conseguiu eliminar da Química a teoria do flogístico da combustão metálica (1787), onde o flogístico ou flogisto era um fluido hipotético imaginado pelos químicos da época para explicar a combustão. Neste mesmo ano publicou Méthode de nomenclature chimique, com a colaboração dos também franceses Louis Bernard Guyton de Morveau, Antoine de Fourcroy e Claude Louis Berthollet, seus contemporâneos, propondo uma nova nomenclatura química sistemática e racional para esta ciência, com base nos conceitos de substâncias e suas composições, misturas (definido anteriormente por Boyle), elementos, etc.
Enunciou a lei da conservação das massas nas reações (1789), fundamental na história da química, e identificou a noção de elemento como aquela substância que não pode ser decomposta pela ação de processos químicos e publicou uma tabela com 31 elementos químicos (1790). Não conheceu a diferença entre átomo e molécula, mas desenvolveu a teoria dos ácidos. Suplente de deputado nos Estados Gerais (1789), após a revolução francesa (1784), foi nomeado sucessivamente membro da comissão incumbida de estabelecer o novo sistema de pesos e medidas e secretário do Tesouro. Escreveu De la richesse territoriale du royaume de France (1789), tratado sobre economia e distribuição da riqueza. Por causa de sua função de ex-coletor de impostos do rei, foi preso (1793), condenado pelo governo da revolução e executado na guilhotina (08/05/1794). Em fração de segundos estava estupidamente ceifada uma das maiores mentes científicas da história da humanidade.
UFCD - 0101 - Movimentos artísticos do início do século XX e sua influência no design moderno
(*) Em Vigor
Designação da UFCD:
Movimentos artísticos do início do século XX e sua influência no design moderno
Código:
0101
Carga Horária:
25 horas
Pontos de crédito:
2,25
Objetivos
- Identificar os movimentos artísticos do princípio do século XX e a sua influência no design moderno.
Recursos Didáticos
Conteúdos
- Cubismo; Picasso, Braque e Gris
- Futurismo; Marinetti, Boccioni, Carrá, Russolo, Balla e Severini
- Fortunato Depero
- Dada; Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Jean Arp, Raoul Hausmann, Hannah Hoch, Kurt Schwitters, George Grosz e John Heartfield
- Surrealismo: André Breton, de Chirico, Max Ernst, René Magritte, Salvador Dali, Man Ray
- Suprematismo e Construtivismo; Malevitch e Kandinsky; Tatlin, Rodchenco, El Lissitzky e Gregory e Vladimir Stenberg
- De Stijl; Théo van Doesburg e Piet Mondrain Plakatstil
- Lucien Bernhard, Ludwig Hohlwein, Julius GipKens, Hans Rudi Erdt, Julius Klinger
- O Cartaz na I Guerra Mundial
- Macknight Kauffer, Cassandre, Jean Carlu
- Bauhaus; Weimar e Dessau, fases e objetivos estéticos e pedagógicos
- Forma, função e multiplicação industrial; utilização de novos materiais
- Walter Groupius, Hannes Meyer e Mies Van de Rohe
- Professores e alunos
- O Cartaz na II Guerra Mundial
Referenciais de Formação
213004 - Técnico/a de Desenho Gráfico |
Histórico de Alterações
(*) 2008-05-14 Criação de UFCD.
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