quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Conteúdo - O que é a biodiversidade?

Biodiversidade é o mesmo que dizer diversidade biológica.Genericamente: É a soma de todas as formas de vida que habitam o planeta.
Significa a variabilidade de organismos vivos, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos. Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. Refere-se à riqueza (número) de diferentes seres e à abundância relativa desses mesmos seres.

A Biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza, responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas.

Bioma - Um dos grandes ecossistemas da Terra, caracterizado pelas condições de clima e de solo, que determinam um tipo particular de vegetação e, consequentemente, os tipos de animais e de outros seres vivos que nele se desenvolvem. Exemplos: tundra, taiga, floresta pluvial tropical e deserto.

Biosfera - Esfera da vida. Toda vida na Terra ocorre numa faixa a que se dá o nome de biosfera. Inclui a superfície da Terra, os rios, os lagos, mares e oceanos e parte da atmosfera.

Ecossistema - Comunidade de espécies vegetais, animais e microrganismos de um habitat que, em conjunto com os elementos abióticos (meio físico-químico) do ambiente, interagem como um sistema estável. A funcionalidade do sistema opera através de cadeias alimentares, que são ciclos biológicos de reciclagem da matéria viva, em que espécies dependem de outras espécies para completar seu ciclo biológico. Ou seja: É a interacção entre seres vivos da mesma espécie, a interacção entre seres vivos de espécies diferentes e a interacção destes e o meio físico-químico do local onde vivem.

População - Conjunto de indivíduos da mesma espécie, vivendo num mesmo local, e na mesma época.


Comunidade biótica ou biocenose- Conjunto de todos os seres vivos, vivendo num mesmo local, e na mesma época.


Habitat - é o lugar específico onde uma espécie pode ser encontrada, isto é, o seu "ENDEREÇO" dentro do ecossistema.

Nicho ecológico - é o papel que o organismo desempenha no ecossistema, isto é, a "PROFISSÃO" do organismo no ecossistema. 0 nicho informa às custas de que se alimenta, a quem serve de alimento, como se reproduz, etc.

Biótopo - são o conjunto de factores fisico-químicos (factores abióticos: água, tipo de solo, clima...)existentes num determinado ecossistema.

Habitat é o tipo de local ou lugar físico normalmente habitado pelos indivíduos de uma espécie.
Exemplo: Uma planta pode ser o habitat de um insecto, o leão pode ser encontrado nas savanas africanas, etc.

Nicho Ecológico é o ‘lugar funcional’ ocupado por uma espécie dentro do seu sistema.
Exemplo: o leão actua como predador devorando grandes herbívoros, como zebras e antílopes.
É praticamente impossível que duas espécies ocupem o mesmo nicho ecológico.

Sem comentários: