sábado, 28 de novembro de 2015

EFA - STC - Exercício - Genética - Sociedade, Tecnologia e Ciência


Genética: do passado ao futuro

Leia atentamente os artigos apresentados e responda em grupo, por escrito, às questões.

NOTÍCIA 1
Um violador foi ontem condenado a 8 anos de prisão, tendo sido esta a primeira vez em que foi utilizada como prova a revolucionária técnica de DNA fingerprinting. Esta técnica foi descoberta acidentalmente durante um trabalho de investigação levado a cabo pelo Dr. Alec Jeffreys na Universidade de Leicester, em 1983. Robert Melias foi preso depois do Tribunal de Bristol Crown ter sabido como os cientístas forenses utilizam o teste de ADN fingerprinting para investigar a coincidência do seu sangue com as manchas de sémen presentes na roupa da vítima.
The Independent, 14 de Novembro de 1987 (adaptado)

NOTÍCIA 2
De forma a permitir uma mais fácil identificação dos soldados mortos em combate, o exército norte-americano vai construir um banco de dados genéticos, a partir de amostras de sangue e de tecidos dos militares.
Público, Janeiro de 1992

NOTÍCIA 3
A equipa do investigador Mário de Sousa, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto, conseguiu, pela primeira vez, em Agosto deste ano, produzir in vitro espermatozóides plenamente desenvolvidos, a partir de células germinais imaturas prcursoras dos espermatozóides (espermatídeos redondos sem cauda), uma proeza a nível mundial. Para os homens inférteis é nova esperança em relação à possibilidade de paternidade biológica, embora a técnica esteja ainda numa fase experimental.
Diário de Notícias, 12/11/1998 (adaptado)

NOTÍCIA 4
Milhares de pessoas morrerem todos os anos esperando a chegada de um transplante de órgão que possa salva-las. O Xenotransplante (transporte de órgão de uma espécie animal para outra) poderia ser a solução para esta falta de disponibilidade de órgãos. Os porcos poderam ter um papel muito importante neste campo, sobretudo se forem modificados genéticamente para que os seus órgãos sejam mais compatíveis com os do ser humano. Para além dos transplantes de órgãos, as modificações genéticas poderiam trazer vantagens para a investigação biomédica e para os avanços na agricultura.
Notícias de La Ciencia y la Tecnologia, 5 de Novembro de 2001 (adaptado)

NOTÍCIA 5
(…) Decisão divulgada ontem pela câmara alta do Parlamento de Londres: a clonagem de embriões humanos para procurar tratamentos para doenças hoje incuráveis vai ser permitida no Reino Unido e as primeiras autorizções para este tipo de investigação devem ser emitidas em breve. (…) A Associação Médica Britânica gabou a decisão num comunicado:”Este tipo de investigação oferece uma esperança real a milhões de doentes…” Várias organizações vieram já a público criticar esta decisão considrando-a imoral e um passo para que a clonagem reprodutiva seja usada como técnica de reprodução assistida.
Público, 28 de Fevereiro de 2002 (adaptado)

NOTÍCIA 6
Uma mulher que integrou um contorverso e secreto programa de clonagem humana para casais inférteis, conduzido pelo médico italiano Severino Antinori, pode estar grávida. (…) Se tal facto se verificar, a notícia será uma bomba para a comunidade científica. Muitos países proibiram a clonagem reprodutiva, baseados no alerta de grande parte da comunidade científica internacionalmente acreditada, que afirmava que existem grandes riscos de ocorrerem deficiências graves nos fetos, para além da pouca probabilidade de nascerem com vida. Isto jápara não falar dos problemas éticos que se levamtam.
Público, 6 de Abril de 2002 (adaptado)

NOTÍCIA 7
(…) Conhecida há mais de duas décadas, a Engenharia Genética tem vindo a manifestar um surto de desenvolvimento importante nos anos mais recentes, com aplicações úteis no campo da Medicina, Diagnóstica, Ambiente e Saúde Pública, etc. A sua aplicação na Agricultura, numa perspectiva de melhoramento das espécies, começou há pouco a dar os primeiros frutos, com resultados altamente promissores. Como aliás seria de esperar da aplicação do modelo teórico que sustenta o conceito à realidade e prática do Melhoramento tradicional.
Efectivamente, a possibilidade de introdução orientada e precisa de genes previamente identificados e seleccionados, alarga a disponibilidade de novas características e aumenta a rapidez de desenvolvimento de novas variedades. É uma técnica Rápida, Precisa e Económica, com contribuições decisivas numa perspectiva de Agricultura Sustentável: Redução de inputs(água, combustíveis, fertilizantes, pesticidas,…); Aumento da Qualidade das colheitas; Métodos de cultivo ambientalmente mais favoráveis; Aumento da produtividade das culturas; Criação de novos produtos. Existem actualmente disponíveis, tendo ocupado em 1998 uma área de aproximadamente 30 Milhões de Hectares, variedades genéticamente modificadas de Soja, Milho, Algodão, Colza, Tabaco, Batata.(…)

As principais características introduzidas foram:
· Tolerância a herbicidas
· Resistência a insecticidas
· Resistência a fungos e vírus
· Maior tolerância ao frio, à salinidade ou à seca.
· Características qualitativas diversas:

Þ Aumento do conteúdo em vitaminas, proteínas ou minerais.
Þ Aumento da capacidade de conservação.
Þ Aumento dos teores de amido ou açucar.
Þ Aumento dos teores em aminoácidos essenciais.

O potencial é enorme, extravasando as características agronómicas e nutricionais e cruzando-se com outros domínios como a Saúde, por exemplo, área onde está já bem estabelecida. Situam-se neste âmbito as possibilidades de enriquecimento de algumas espécies agrícolas em compostos de Vitamina A, importante na prevenção de milhões de casos de cegueira nalgumas regiões do Mundo ou a administração de vacinas pela mesma via.
Boletim de Biotecnologia (adaptado)

1. Com base nas informações das notícias, elabore uma lista de aplicações das novas tecnologias genéticas.
2. Seleccione uma das notícias apresentadas que justifique a seguinte afirmação: “ O desenvolvimento tecnológico é muito importante para o avanço da medicina.”
3. Enumere alguns problemas éticos e sociais que possam advir dos avanços científicos e tecnológicos da genética.
4. Deve um cientista prever os efeitos adversos do uso das descobertas e deter o avanço dos conhecimentos em áreas que podem determinar aplicações contraproducentes?
5. Devem, ou não, ser impostos limites, pelo poder político, à liberdade dos cientistas para planificar e conduzir projectos de pesquisa? Justifique.

Sem comentários: