Novas apostas, conceitos inovadores, preços acessíveis e novas tecnologias de suporte à confeção e produção dos produtos marcam, sem dúvida, a pastelaria nacional atualmente.
O setor da pastelaria, a par da panificação industrial, cresceu 2,4% em 2016. Relativamente ao comércio externo, as exportações atingiram 205 milhões de euros no ano passado, mais 9% do que no ano anterior, com Espanha a constituir o principal destino das vendas.
Resta saber que números teremos no final de 2017. A avaliar pelo crescimento sustentado, antecipa-se um ano de melhoria nas vendas e nas exportações. Neste dossier damos a conhecer os números mais recentes e alguns casos de empresas que são decisivas no setor e contribuem, em muito, para o crescimento nesta área.
José Francisco Silva, presidente da ACIP – Associação do Comércio e da Indústria de Panificação, Pastelaria e Similares, concede-nos uma entrevista onde é claro: «as pastelarias têm de ser espaços de alimentação superinteligente».
A listeriose é uma doença causada pelo consumo de alimentos contaminados por Listeria monocytogenes, bactéria à qual os indivíduos imunocomprometidos (crianças, grá- vidas, idosos e doentes crónicos entre outros) devem estar particularmente atentos. Saiba mais sobre esta doença num artigo sobre o tema.
“Cereais e Alimentos à base de cereais - a ASAE no controlo de matérias-primas e produto final”. Assim se intitula o habitual artigo da ASAE na edição 13 da TecnoAlimentar.
“O impacto do processamento culinário na qualidade organoléptica e nutricional do feijão”, o “interesse nutricional de variedades de pão com elevado teor em amido resistente” e a “produção do frio num supermercado” são outros artigos científicos e técnicos que pode contar nesta edição.
A Merlett assume-se como líder europeu no mercado das mangueiras de materiais plásticos, destinadas aos setores industriais técnicos, agricultura, indústria alimentar, construção, entre outros. Alberto Regatero Garcia, Diretor Geral da Merlett Ibérica, em entrevista, fala da marca, do seu posicionamento e do futuro, sempre com o cliente em primeiro lugar.
O mercado de produtos sem glúten é outro dos temas em destaque.
Estes e outros temas para ler na próxima edição n.º 13 da TecnoAlimentar.
Informação retirada daqui
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