sábado, 4 de maio de 2019

Passo 7. Pratica Jogando Muitas Partidas

Como Jogar com Regras de Torneios de Xadrez
Muitos torneios seguem um conjunto de regras comuns e semelhantes. Estas regras não se aplicam necessariamente para jogar em casa ou online, mas talvez queiras praticá-las mesmo assim.

Toque-lance - Se um jogador toca uma de suas peças, ele tem de a mover desde que este seja um lance legal. Se um jogador toca numa peça do seu oponente, ele deve capturá-la. Um jogador que deseja tocar numa peça apenas para a arrumar no tabuleiro deve primeiro anunciar a intenção, geralmente dizendo "ajustar".

Relógios e Cronómetro - A maioria dos torneios utiliza relógios para controlar o tempo gasto em cada partida, não em cada lance. Cada jogador recebe a mesma quantidade de tempo para a partida inteira e pode decidir como gastar esse tempo. Depois de um jogador fazer um lance ele toca num botão ou carrega numa alavanca para iniciar o relógio do oponente. Se um jogador esgota o tempo e o adversário se apercebe, então o jogador que ficou sem tempo perde o jogo (a menos que o adversário não tenha peças suficientes para dar xeque-mate, e nesse caso é um empate).

Sem comentários: