quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Concurso Escolar Jovens tradutores


Cerca de 3 000 estudantes do ensino secundário de toda a Europa, incluindo de Kalix, na proximidade do círculo polar árctico na Suécia, de Saint Martin, nas Antilhas, ou da Ribeira Brava, na Madeira, vão testar amanhã os seus conhecimentos linguísticos na terceira edição do concurso Juvenes Translatores. Este concurso de tradução, organizado pela Comissão Europeia e cujo nome significa «jovens tradutores» em latim, realiza-se simultaneamente em todas as escolas participantes da UE, a partir das 9 horas da manhã.
«O concurso de tradução para jovens constitui uma oportunidade há muito aguardada para testar numa situação real os conhecimentos linguísticos aprendidos na escola e para ter uma ideia do trabalho de um tradutor profissional», explicou o Comissário Europeu para o Multilinguismo, Leonard Orban. «Soubemos que o facto de terem participado em edições anteriores do concurso incentivou alguns concorrentes a enveredar pelos estudos linguísticos. São boas notícias, pois um estudo que será publicado brevemente indica que há boas oportunidades de emprego na indústria linguística, augurando-se-lhe um futuro brilhante».
O concurso deste ano foi lançado em Setembro, quando as escolas interessadas em participar se inscreveram. Dessas, foram escolhidas aleatoriamente 600 escolas, das quais 24 são portuguesas (ver anexo).
Cada escola seleccionada pôde inscrever no máximo cinco alunos, de 17 anos de idade, para efectuar um teste de tradução no dia do concurso. Estes alunos receberão um texto curto por correio electrónico de manhã e terão duas horas para o traduzir, tão fluentemente quanto possível, de uma língua da sua escolha para qualquer outra das 23 línguas oficiais da UE.
Após o teste, as traduções serão enviadas à Comissão para avaliação e classificação pelos tradutores da Direcção-Geral da Tradução. O júri do concurso seleccionará a melhor tradução de cada Estado-Membro e publicará os nomes dos vencedores no sítio web do concurso, no final de Janeiro de 2010.
Os dois anteriores concursos mostraram que os professores apreciam esta oportunidade para promoverem a aprendizagem de línguas estrangeiras. Os alunos aceitam o desafio, sentindo-se motivados por saberem que os alunos de outros países estão a traduzir o mesmo texto em simultâneo.
Tal como nas edições anteriores, todos os vencedores ganham uma viagem a Bruxelas para participar na cerimónia de atribuição dos prémios e receber o seu prémio. Está ainda por saber se esta oportunidade virá a influenciar os seus planos para o futuro.
Mais informações sobre o concurso de tradução: http://ec.europa.eu/translatores



Escolas portuguesas seleccionadas 
  • Agrupamento de Escolas José Sanches, Alcains
  • Clube Europeu e dos Direitos Humanos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares, Ribeira Brava, Madeira 
  • Colégio dos Órfãos do Porto, Porto 
  • Colégio Nossa Senhora da Assunção, Famalicão, Anadia 
  • Colégio Rainha D. Leonor, Caldas da Rainha 
  • Didáxis - Cooperativa de Ensino, C.R.L., Riba de Ave 
  • Escola Básica e Secundária de Aguiar da Beira
  • Escola Profissional Agrícola Conde de S. Bento, Santo Tirso
  • Escola Profissional de Felgueiras
  • Escola Secundária André de Gouveia, Évora
  • Escola Secundária Augusto Gomes, Matosinhos
  • Escola Secundária D. João V, Damaia
  • Escola Secundária da Baixa da Banheira, Vale da Amoreira
  • Escola Secundária da Cidadela, Cascais
  • Escola Secundária Damião de Goes, Alenquer
  • Escola Secundária de Alcácer do Sal
  • Escola Secundária de Francisco Rodrigues Lobo, Leiria
  • Escola Secundária de Vilela, Paredes
  • Escola Secundária do Castêlo da Maia, Santa Maria de Avioso
  • Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, Olhão
  • Escola Secundária Garcia de Orta, Porto
  • Escola Secundária Mouzinho da Silveira, Portalegre
  • Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, Santarém
  • Externato de Penafirme, A-dos-Cunhados

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Legislação

Publicado em Diário da República
 
― Despacho n.º 25190/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17doMinistério da Educação ― Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular
Lista de entidades acreditadas como avaliadoras e certificadoras de manuais escolares, para várias áreas curriculares e anos de escolaridade.
 
― Aviso n.º 20755/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17do Ministério das Finanças e da Administração Pública ― Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE)
Adesão a convenções de prestadores de cuidados de saúde.
 
― Aviso n.º 20756/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17, do Ministério das Finanças e da Administração Pública - Direcção-Geral de Protecção Social aos Funcionários e Agentes da Administração Pública (ADSE)
Alterações respeitantes a acordos celebrados com diversos prestadores convencionados.
 
― Declaração de Rectificação n.º 84/2009. D.R. n.º 224, Série I de 2009-11-18, da Presidência do Conselho de Ministros ― Centro Jurídico
Rectifica o Decreto-Lei n.º 270/2009de 30 de Setembro, do Ministério da Educação, que procede à nona alteração ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 139-A/90de 28 de Abril, à terceira alteração aoDecreto-Lei n.º 20/2006de 31 de Janeiro, e à primeira alteração ao Decreto-Lei n.º 104/2008de 24 de Junho, publicado no Diário da República, 1.ª série, n.º 190, de 30 de Setembro de 2009.
 
 
Contratos de execução de transferências em matéria de Educação.
 
― Contrato n.º 467/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município de Celorico da Beira
 
― Contrato n.º 468/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município de Coruche
 
― Contrato n.º 469/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município de Gois.
 
― Contrato n.º 470/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município de Ílhavo.
 
― Contrato n.º 471/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município da Nazaré.
 
― Contrato n.º 472/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educacao e Município de Oliveira do Bairro.
 
― Contrato n.º 473/2009. D.R. n.º 222, Série II de 2009-11-16do Ministério da Educação e Município de Ourém.
 
― Contrato n.º 474/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17, do Ministério da Educação e Município de Alcoutim
 
― Contrato n.º 475/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17, do Ministério da Educação e Município de Lagos
 
― Contrato n.º 476/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17, do Ministério da Educação e Município de Loulé
 
― Contrato n.º 477/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17do Ministério da Educação e Município de Vila do Bispo
 
― Contrato n.º 478/2009. D.R. n.º 223, Série II de 2009-11-17do Ministério da Educação e Município de Vila Real de Santo António
 
 
Informações Gerais
 
― Obras de referencia dos Museus da Madeira, 500 Anos de Historia de um Arquipélago
De 21 de Novembro de 2009 a 28 de Fevereiro de 2010, Lisboa recebe na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, uma exposição de obras de arte de referência dos Museus da Madeira, como reflexos dos principais ciclos da sua história, entre o século XV e o início do século XX.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Biologia do 12.o ano – Kits experimentais de Biologia Molecular – Fórum de acompanhamento
No âmbito da colaboração estabelecida entre a Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC) e a Ordem dos Biólogos deu-se início ao processo de distribuição, pelas escolas com ensino secundário em que haja oferta da disciplina de Biologia no 12.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, de kits experimentais de Biologia Molecular – Kits Biogénius.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Formação de Professores em Consumo Responsável
A Rede Nacional de Consumo Responsável irá organizar, no dia 21 de Novembro de 2009, em Lisboa, um Workshop de Formação de Professores em Consumo Responsável, de acesso gratuito.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― República nas Escolas ― Comemorações do Centenário da República― 1910-2010
Programa inserido nas Comemorações do Centenário da República - 1910-2010 visando, prioritariamente, estimular e mobilizar as escolas, de todos os níveis de educação e ensino, a participar nas diversas iniciativas programadas e a programar pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.
Para mais informações: http://centenariorepublica.pt/escolas
 
― Projecto A Europa Mora Aqui”
O projecto “A Europa Mora Aqui” é uma iniciativa do Centro de InformaçãoEuropeia Jacques Delors que desafia os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Profissional a tornarem-se agentes activos na sua comunidade. Entrega de trabalhos até ao dia 31 de Dezembro.
Para mais informações: http://europamoraaqui.ludicom.pt/
 
― Programa 'Sábados Especiais'
A Direcção Regional de Educação do Norte, através do Gabinete de Acompanhamento à Educação Especial (GAEE), criou um programa de (auto) formação dirigido a professores, educadores, terapeutas e familiares de alunos com Necessidades Educativas Especiais.
Inscrições até ao dia 23 de Novembro.
Para mais informações: www.dren.min-edu.pt/ 
 
― Rede de Bibliotecas Escolares ― Questões frequentes
O Programa RBE disponibiliza um novo serviço, que possibilita aos professores bibliotecários e membros das equipas a colocação, em linha, de questões, cujas respostas poderão, posteriormente, ser consultadas na secção “Questões Frequentes”.
Para mais informações: www.rbe.min-edu.pt/
 
― Transformação das Emoções ― Workshop de Melhoria Contínua em Coimbra
Realiza-se no dia 30 de Novembro pelas 21h30, em Coimbra.
Para mais informações: www.drec.min-edu.pt
 
― Seminário: “O Direito da Criança ao Desenvolvimento Pleno das suas Capacidades”
No âmbito das comemorações do Cinquentenário da Declaração dos Direitos da Criança – 1959 / 2009, a Fundação Pró Dignitate vai organizar um seminário que irá decorrer nos dias 27 e 28 de Novembro de 2009.
Para mais informações: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Sessão Pública “Novas Oportunidades: Secundário para todos”
A ministra da Educação participou no dia 17, na sessão pública “Novas Oportunidades: Secundário para todos”, organizada pelos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Educação, através da Agência Nacional para a Qualificação, I.P. (ANQ).
Para mais informações: http://www.min-edu.pt/np3/4398.html
 

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Formação no âmbito das AEC (online)


Divulgação das Acções de Formação no âmbito do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino Básico

3ª edição da formação online destinada a professores que se encontram a leccionar Inglês nos 1º e 2º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico.
Não serão admitidos os candidatos que já frequentaram as 1ª e 2ª Edições deste curso de formação.
INFORMAÇÕES ÚTEIS (leia atentamente estas informações antes do preenchimento da ficha de inscrição)
FICHA DE INSCRIÇÃO ONLINE (disponível a 01/12/2009)


5ª edição da formação online destinada a professores que se encontram a leccionar Inglês nos 3º e 4º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular no 1º ciclo do ensino básico.

Não serão admitidos os candidatos que já frequentaram as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Edições deste curso de formação.
INFORMAÇÕES ÚTEIS (leiaatentamente estas informações antes do preenchimento da ficha de inscrição)
FICHA DE INSCRIÇÃO ONLINE (disponível a 01/12/2009)
Formação de Professores online destinada a professores que se encontram a leccionar Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Programa das Actividades de Enriquecimento Curricular do 1º ciclo do Ensino Básico.
Não serão admitidos os candidatos que frequentaram a 1.ª Edição desta Acção de Formação ou a Acção de Formação “Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico”.
INFORMAÇÕES ÚTEIS (leia atentamente estas informações antes do preenchimento da ficha de inscrição)
FICHA DE INSCRIÇÃO ONLINE (disponível a 01/12/2009)

domingo, 29 de novembro de 2009

Prémio Fundação Ilídio Pinho - Ciência na Escola





Artes da Física é o tema da 8ª edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho 'Ciência na Escola'. O Prémio, criado em 2002 com o objectivo de estimular o interesse dos alunos pelas ciências, resulta de um protocolo entre a Fundação Ilídio Pinho, o Ministério da Educação e o Banco Espírito Santo.

Inicialmente dirigido a alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, o Prémio FIP 'Ciência na Escola' estende-se este ano, e à semelhança da edição anterior, aos alunos do 1º ciclo e educação pré-escolar, dividindo-se pelos seguintes escalões:

1º escalão– constituído por projectos que envolvam crianças da educação pré-escolar;
2º escalão– constituído por projectos que envolvam turmas do 1º ciclo de ensino básico;
3º escalão– constituído por projectos que envolvam turmas do 2º e 3º ciclos do ensino básico;
4º escalão– constituído por projectos que envolvam turmas do ensino secundário.

 

As candidaturas ao Concurso de Ideias – 1ª fase do Prémio – decorrem entre 9 de Novembro de 2009 e 8 de Janeiro de 2010. 

Notas
 


Regulamento (doc - 703 KB) 


Boletim de candidatura (doc - 790 KB) 



Para mais informações, consulte o sítio da Fundação Ilídio Pinho

sábado, 28 de novembro de 2009

O rugby nas escolas

O rugby está em franco crescimento no nosso país.

Não só a nossa selecção participou pela primeira vez no Campeonato Mundial, como também nas escolas ganha mais adeptos. O Desporto Escolar enquadrou a modalidade nos projectos especiais do 5º ao 9º ano, com o apoio da Federação Portuguesa de Rugby.
Junto divulgamos a página da Fórum Estudante – Outubro 2009, que publica artigo sobre a modalidade do rugby, e ao papel do Desporto Escolar na dinamização desta modalidade junto das escolas. 
Clique na imagem para descarregar a página.


                        

A revista pode ser descarregada em:


Sobre o Forum Estudante em: www.forum.pt

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

FILHOS DE PAIS EM GUERRA


A ideia de um pai ou de uma mãe manipular o seu filho com a intenção de predispô-lo contra o outro progenitor pode parecer difícil de aceitar, porém é um fenómeno cada vez mais frequente depois de um divórcio ou separação.

Este fenómeno, conhecido pelos especialistas como Síndrome de Alienação Parental, é ainda pouco estudado em Portugal e foi objecto da Grande Reportagem, emitida pelo canal SIC.

Porque todos devemos reflectir a forma de como os nossos comportamentos afectam os nossos filhos, não só em caso de divórcio, e pelo que o tema nos parece de importante, divulgamos o link (clicar na imagem) para visualização do programa.



Como informação adicional sobre o tema, divulgamos um livro (link na imagem para a livraria) onde o autor descreve, de uma forma prática e rigorosa, o processo pelo qual um progenitor muda a consciência do seu filho de forma a impedir ou destruir o vínculo com o outro pai, até conseguir que o odeie ou rejeite.


O livro é dirigido a pais e mães em processo de separação, ou que se encontrem já divorciados, a psicólogos e assistentes sociais e aos profissionais que, ao trabalharem no mundo judicial, se encontram implicados nos processos de direito de família, como juízes, fiscais, advogados e forenses.


Não deixamos de recordar a Constituição da República Portuguesa no que à família, casamento e filiação consagra como fundamental




Artigo 36.º
(Família, casamento e filiação)


1. Todos têm o direito de constituir família e de contrair casamento em condições de plena igualdade.

2. A lei regula os requisitos e os efeitos do casamento e da sua dissolução, por morte ou divórcio, independentemente da forma de celebração.

3. Os cônjuges têm iguais direitos e deveres quanto à capacidade civil e política e à manutenção e educação dos filhos.

4. Os filhos nascidos fora do casamento não podem, por esse motivo, ser objecto de qualquer discriminação e a lei ou as repartições oficiais não podem usar designações discriminatórias relativas à filiação.

5. Os pais têm o direito e o dever de educação e manutenção dos filhos.

6. Os filhos não podem ser separados dos pais, salvo quando estes não cumpram os seus deveres fundamentais para com eles e sempre mediante decisão judicial.

7. A adopção é regulada e protegida nos termos da lei, a qual deve estabelecer formas céleres para a respectiva tramitação.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Concurso Ilustração dos Direitos da Criança

Comemora-se este ano o 50º aniversário da Declaração dos Direitos da Criança, proclamada pelas Nações Unidas.


No âmbito desta comemoração, foi celebrado um protocolo de cooperação entre o Ministério da Educação, através da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, e a Pro Dignitate – Fundação de Direitos Humanos, em que se prevê a realização de um concurso de ilustração, abrangendo todos os estabelecimentos de educação e ensino, desde a educação pré-escolar até ao 3º ciclo do ensino básico. Igualmente se prevê que as pinturas, fotografias ou desenhos premiados sejam integrados numa brochura sobre os direitos da criança, a ser amplamente divulgada.

Assim, os direitos pessoais da criança à identidade, à igualdade de oportunidades, ao respeito e à diferença, bem como os seus direitos civis, económicos e culturais, a saúde, a segurança social, a educação e a cultura, definidos nos dez artigos que compõem a Declaração, serão os motivos inspiradores da interpretação que cada grupo de crianças e alunos, com o apoio de um/a educador/a ou professor/a responsável, lhes entenda dar.


A realização destes trabalhos permite que, em cada comunidade educativa, educadores, docentes, alunos e também os pais e encarregados de educação possam desenvolver uma reflexão e boas práticas sobre os direitos da criança. Na verdade, é preciso conhecer bem esses direitos para que eles possam ser protegidos, reclamados e respeitados na vida quotidiana, tanto no plano pessoal, como familiar, escolar ou social. O conhecimento e o reconhecimento desses direitos despertarão, naturalmente, nas crianças e nos jovens, a consciência dos seus deveres e a responsabilidade para com as outras crianças e os outros jovens, os adultos, a comunidade e o ambiente que os cerca.


No regulamento em anexo estão definidas as condições de participação no concurso e os prazos de entrega e de apreciação dos trabalhos, os critérios de avaliação e os prémios a atribuir.

O concurso decorrerá entre os dias 3 de Novembro, abertura do concurso, e 2 de Março, data em que a lista de premiados será publicada.


O Ministério da Educação e a Fundação Pro Dignitate apelam para que cada comunidade escolar promova a dinamização desta iniciativa, mobilizadora de uma cultura de respeito, solidariedade e cidadania activa e responsável.




quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Professores vão ter carreira única


O secretário-geral da Federação Nacional dos Sindicatos de Educação (FNE) afirmou esta quarta-feira ter recebido do Ministério da Educação a garantia de que os professores terão uma carreira única, o que corresponde a uma das principais reivindicações da classe.



'Todo o documento assenta no princípio de uma carreira única', acabando a divisão entre professor e professor titular, disse João Dias da Silva, citado pela agência Lusa no final de uma reunião no Ministério da Educação.

Este foi um dos pontos apresentado como positivo pelo dirigente da FNE, segundo o qual a proposta que o ministério entregou à federação manifesta abertura para o diálogo: 'Não é um documento fechado, vamos reunir e elaborar uma contra-proposta'.

João Dias da Silva sublinhou, porém, que se mantêm dois aspectos negativos, nomeadamente a manutenção da prova de ingresso na carreira docente e uma proposta que limita o acesso ao quinto, sexto e sétimo escalões, embora o Ministério da Educação não tenha ainda definido percentagens.

'Esta proposta, à partida, é negativa, mas esperamos poder encontrar soluções', referiu o dirigente da FNE, acrescentando que o ministério o informou de que nenhuma proposta é definitiva.

A FNE vai reunir a estrutura directiva ainda esta semana por forma a apresentar a sua contra-proposta segunda-feira.

CM

Seminário: “O Direito da Criança ao Desenvolvimento Pleno das suas Capacidades”


No âmbito das comemorações do Cinquentenário da Declaração dos Direitos da Criança – 1959 / 2009, a Fundação Pro Dignitate vai organizar um seminário que irá decorrer nos dias 27 e 28 de Novembro de 2009.


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Obras de referência dos Museus da Madeira, 500 Anos de História de um Arquipélago


De 21 de Novembro de 2009 a 28 de Fevereiro de 2010, Lisboa recebe na Galeria de Pintura do Rei D. Luís I, no Palácio Nacional da Ajuda, uma exposição de obras de arte de referência dos Museus da Madeira, como reflexos dos principais ciclos da sua história, entre o século XV e o início do século XX.

A exposição reúne um conjunto de peças sintomáticas das colecções de escultura, pintura, ourivesaria, mobiliário, cerâmica e fotografia, exemplificando os contactos com alguns dos mais importantes centros artísticos europeus.

A exposição reflecte igualmente a importância estratégica do arquipélago no contexto da expansão portuguesa, e depois europeia, ligada aos seus ciclos do Açúcar, Vinho e Turismo, como elementos fundadores do seu desenvolvimento.

No Arquipélago da Madeira experimentou-se pela primeira vez Portugal no Atlântico...

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Biologia do 12º ano – Kits experimentais de Biologia Molecular – Fórum de acompanhamento

No âmbito da colaboração estabelecida entre a DGIDC e a Ordem dos Biólogos deu-se início ao processo de distribuição, pelas escolas com ensino secundário em que haja oferta da disciplina de Biologia no 12º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias, de kits experimentais de Biologia Molecular – Kits Biogénius.

Estes Kits experimentais de Biologia Molecular permitem a realização, em contexto de sala de aula, de actividades experimentais que exigem equipamentos muito específicos e dispendiosos e que assumem grande pertinência no âmbito do programa de Biologia do 12º ano, na sua Unidade 2 – Património Genético.

Foram já enviados exemplares destes Kits para as Direcções Regionais de Educação, a fim de que estas entidades promovam a distribuição desse equipamento pelas escolas com ensino secundário da sua área de jurisdição.

Até à presente data produziu-se cerca de metade do total de Kits, prevendo-se que a produção dos restantes esteja concluída até ao final do presente ano, altura em que haverá uma nova distribuição.

Atendendo à especificidade destes Kits experimentais de Biologia Molecular, e consequente necessidade de proporcionar aos professores que leccionam Biologia do 12º ano, o apoio necessário à sua aplicação em sala de aula, foi criado um fórum de acompanhamento, que vimos agora divulgar.

Neste espaço dedicado aos professores que leccionam Biologia do 12º ano que irão trabalhar com os Kits Biogénius, são proporcionados:

· Um fórum de diálogo a fim de promover a partilha de experiências entre professores, bem como o seu acompanhamento na abordagem de temáticas no âmbito da Biologia Molecular, nomeadamente a realização de actividades experimentais que envolvam os Kits Biogénius, que contará com elementos da DGIDC e da Ordem dos Biólogos, nomeadamente o Professor Doutor José Matos, Vice-Presidente da Ordem dos Biólogos e investigador do INETI pertencente à equipa responsável pela concepção dos Kits Biogénius;

· Um espaço “notícias” que poderá ser utilizado para dar a conhecer as iniciativas de professores, de escolas, ou de outras entidades que se relacionem com este equipamento e com a área da Biologia Molecular;

· Um espaço onde seja possível carregar e descarregar documentos, nomeadamente guias experimentais e materiais de apoio aos professores no âmbito da Biologia Molecular.

· Foram ainda convidados a participar neste fórum professores que já realizaram formação relativa aos Kits de Biologia Molecular pela Ordem dos Biólogos e que, por conseguinte, poderão assumir um papel importante na dinamização desse espaço de partilha de informação, de materiais e de práticas.

As inscrições dos professores neste fórum de acompanhamento poderão ser feitas mediante o endereço: http://moodle.dgidc.min-edu.pt/course/view.php?id=373

Após a inscrição devem solicitar a senha de acesso à disciplina através do e-mail: silvia.castro@dgidc.min-edu.pt

domingo, 22 de novembro de 2009

ME define Metas de Aprendizagem


O Ministério da Educação deu início ao processo de definição das metas de aprendizagem a atingir pelos alunos em cada ciclo e seu desenvolvimento por ano de escolaridade.


Esta medida insere-se no estabelecimento de um quadro de Níveis de Referência para o Currículo Nacional, que se iniciará com a determinação das metas de aprendizagem para cada ciclo, e seu desenvolvimento por ano e por disciplina ou área disciplinar, tendo em conta os padrões internacionais, a experiência portuguesa e os resultados da investigação sobre factores que determinam a eficiência dos sistemas educativos.

Destina-se a proporcionar um instrumento de orientação e controlo útil aos docentes, às famílias e aos próprios alunos, que permitirá ajustar o ensino a metas comuns e apoiar com maior segurança os diferentes percursos escolares.

A definição de Níveis de Referência para o Currículo Nacional tem vindo a ser realizada em vários países, com assinaláveis impactos na qualidade e exigência dos sistemas educativos e com efeitos positivos nos níveis gerais dos resultados escolares.

A coordenação da equipa responsável pelo trabalho científico será assegurada pelo Professor Dr. Natércio Afonso, do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

O primeiro relatório, com as linhas gerais do Quadro de Níveis de Referência para o Currículo Nacional, será entregue no prazo de um mês, devendo as metas de aprendizagem para cada ciclo e área do currículo ser definidas até ao final do ano lectivo.

A definição de metas de aprendizagem integra-se num processo de aperfeiçoamento do Currículo Nacional, no quadro do qual o Ministério da Educação tomará outras medidas, nomeadamente relativas à articulação e sequencialidade das aprendizagens, à gestão da organização curricular e da carga horária das áreas disciplinares.

A par desta intervenção na área do currículo e visando proporcionar condições que permitam concentrar a actividade docente na prática pedagógica, o Ministério da Educação emitirá orientações destinadas a simplificar e desburocratizar procedimentos administrativos.

sábado, 21 de novembro de 2009

Legislação

Publicado em Diário da República
 
― Declaração n.º 387/2009. D.R. n.º 212, Série II de 2009-11-02doMinistério da Educação ― Gabinete da Ministra
Reconhece que a Academia de Música de Arouca é uma entidade que se enquadra na alínea g) do n.º 6 do artigo 62.º do Estatuto dos Benefícios Fiscais e que prossegue actividades regulares consideradas de interesse educacional.
 
― Despacho n.º 24084/2009. D.R. n.º 212, Série II de 2009-11-02doMinistério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior ― Direcção-Geral do Ensino Superior
Regista o curso de especialização tecnológica em Energia e Biocombustíveis na Escola Superior de Tecnologia de Tomar do Instituto Politécnico de Tomar.
 
 
Para publicação em Diário da República
 
 
Informações Gerais
 
― Casa das Ciências
A Casa das Ciências é um portal da Fundação Calouste Gulbenkian que pretende ser um espaço de referência para os professores de ciência.
Para mais informações: http://www.casadasciencias.org/
 
― Concurso Como se vive a Liberdade em Portugal… Crescer em Democracia: o olhar das crianças e dos jovens 35 anos depois do 25 de Abril ― Ano lectivo de
2008/2009
Os resultados do concurso podem ser consultados em: www.dgidc.min-edu.pt/
 
― Workshop: Tendências Judiciais de Admissibilidade Legal de documentos electrónicos como prova documental
Vai realizar-se a 20 de Novembro de 2009, no Auditório da Torre do Tombo, Alameda da Universidade de Lisboa.
Para mais informações: www.portalforense.com
 
― O Livro e a Leitura entre os Jovens
Colóquio organizado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, a Associação Académica de Coimbra e a Biblioteca Geral da UC. Realiza-se nos dias 17 e 18 de Novembro.
Para mais informações: www.drec.min-edu.pt/
 
― Faz Portugal Melhor!
Concurso dirigido a alunos do ensino básico e secundário promovido pelo jornal online Ciência Hoje e pela Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica ― Ciência Viva.
Para mais informações: http://www.cienciahoje.pt/30150