quinta-feira, 17 de abril de 2014
Multimédia - Aberração Cromática
Descritivo : Animação em vídeo, de cerca de dezoito segundos, que mostra o processo de produção de uma aberração cromática numa lente a partir da emissão de luz por raios paralelos. Neste vídeo da autoria de Dr. Michael R. Gallis da Universidade do Estado da Pensilvânia nos Estados Unidos ( Schuylkill Campus ) podemos apreciar porque é que a aberração diminui à medida que vamos fechando um diafragma de entrada ou seja, diminuindo a “quantidade” de raios luminosos à entrada.
Interactividade: Baixa
Tempo: 18 s
Tema: Propriedades e aplicações da luz (aprofundamento)
Unidade Didáctica: Sustentabilidade na Terra
Nome do ficheiro chromatic_aberration.avi
Tamanho 6.7 MB
Tipo avi (Tipo de Mime: video/x-msvideo)
Site http://phys23p.sl.psu.edu/phys_anim/Phys_anim.htm
quarta-feira, 16 de abril de 2014
terça-feira, 15 de abril de 2014
Multimédia - Refracção no Prisma
Descritivo : Este ficheiro compactado em formato *.zip é um Applet que corre no seu browser depois de descompactado a partir do ficheiro *.html criado na pasta onde fez a descompactação. É da autoria de B.Surendranath Reddy professor de Física em Hyderabad, na Índia, onde prepara estudantes para o IITJEE, o exame de acesso ao prestigiado Indian Institute of Technology. Trata-se de um applet que permite observar o trajecto de um raio luminoso no interior de um prisma, permitindo ao utilizador controlar algumas das variáveis que intervêm no fenómeno como o índice de refracção ou a posição de incidência, por exemplo.
Interactividade: Activo
Tempo: Variável
Tema: Sustentabilidade na Terra
Unidade Didáctica: Luz e Som
Nome do ficheiro Refracção no Prisma.rar
Tamanho 22.56 kB
Tipo rar (Tipo de Mime: application/x-rar)
Interactividade: Activo
Tempo: Variável
Tema: Sustentabilidade na Terra
Unidade Didáctica: Luz e Som
Nome do ficheiro Refracção no Prisma.rar
Tamanho 22.56 kB
Tipo rar (Tipo de Mime: application/x-rar)
segunda-feira, 14 de abril de 2014
Legislação - Política Inclusiva
Portugal contempla, no seu quadro político-estratégico, objectivos de inclusão das pessoas com deficiências e incapacidades, patente em vários documentos de referência.
Neste sentido foi publicado o Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de Janeiro que define os apoios especializados a prestar na educação pré escolar e nos ensinos básico e secundário dos setores público, particular e cooperativo.
No quadro da política educativa a Lei de Bases do Sistema Educativo consagra o direito à integração de alunos com necessidades educativas específicas devidas a deficiências físicas e mentais.
Datam de 1973/74 importantes diplomas legais publicados pelo Ministério da Educação que assumiram, pela primeira vez, a integração e educação das crianças e alunos deficientes.
Desde então, foi sendo feito um percurso de evolução a vários níveis:
Da perspetiva assistencial centrada na Segurança Social à perspectiva de educação inclusiva atual seguida pelo Ministério da Educação
Da iniciativa privada assegurada por colégios, associações de deficientes, Cercis…, à pública assegurada pelas escolas do ensino regular
Da segregação à integração e inclusão
O modelo da escola inclusiva é uma exigência social e política, que se impõe como cumprimento de valores como a democracia, justiça social e solidariedade e o direito de todos à educação.
A defesa deste modelo enquadra-se em linhas de política defendidas por instituições a nível europeu e internacional.
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