quinta-feira, 29 de maio de 2025

Encontro d´Águas: Segredos da Ria e do Baixo Vouga Lagunar

https://ensina.rtp.pt/artigo/encontro-daguas-segredos-da-ria-e-do-baixo-vouga-lagunar/

É um mosaico visual mágico, o que é criado pela confluência do Rio Vouga e da Ria de Aveiro. Água doce e salobra formam um labirinto de canais onde agricultura e vida selvagem convivem em plena harmonia, de forma única em Portugal.

Ao ritmo das marés, desbravam-se os segredos do emaranhado de águas que forma uma vasta área fértil para a agricultura e propicia habitats ímpares para múltiplas espécies. Aves, insetos e plantas – em especial aquáticas -, encontram nesta que é a maior zona húmida a norte do país a casa ideal para sobreviverem, já que várias espécies se encontram na lista vermelha das ameaçadas.

Campos agrícolas que se inundam com o ir e vir das águas tornam-se áreas com caraterísticas únicas para aves migratórias e limícolas. Do Norte da Europa chegam todos os anos bandos de pintassilgos-verdes e de África, garças-vermelhas. Com muito alimento e clima ameno, o Baixo Vouga Lagunar é também espaço predileto para aves de rapina como a águia-d’-asa-redonda e o gavião.

A rã-verde é a rainha dos anfíbios e répteis, entre os quais a cobra-rateira e os lagartos-de-água, tal como uma enorme variedade de insetos – por exemplo, a libélula que põe os ovos dentro de água -, dão uma vida intensa a todo este ecossistema muito particular no qual se cruzam o rio e a ria. Ao inundarem salgueirais e campos de arroz, as águas determinam quando é o ciclo das tainhas e das garças (maré alta) ou o dos caranguejos do lodo e dos flamingos (maré baixa).

Narcisos e dedaleiras anunciam a primavera que traz consigo a sementeira do arroz. A água volta às valas e aos canais, o gado bovino regressa aos campos do “bocage” que ressurge em todo o seu esplendor.

Campos do Bocage alagados pelo Rio Vouga em época de chuvas.

“Bocage” é um engenhoso agro-ecossistema existente em vários países europeus. Uma estrutura de campos divididos por sebes e árvores que limitam as áreas de cultivo, as pastagens e as linhas de água. Um rendilhado com grande potencial biológico que encontra no Baixo Vouga o mais antigo e notório exemplo nacional.

quarta-feira, 28 de maio de 2025

Por que o Suriname é Tão Pouco Povoado?

Exemplo de Projecto de Educação Sexual


Download Exemplo de Projecto de Educação Sexual

Exemplo de uma Planificação para o 1º Ano de Escolaridade

Métodos e Técnicas

Role Play ou dramatização

Permite encenar situações hipotéticas ou representar circunstâncias quotidianas que deverão ser comentadas pelos intervenientes.

A intervenção dos alunos deve ser voluntária, visto que é uma técnica de grande exposição perante o grupo.

Caixa de Perguntas

Caixa com ranhura na tampa, como se fosse uma urna de voto, em que os intervenientes colocam as questões que pretendem ver esclarecidas.

A grande vantagem desta técnica é a garantia de anonimato e o facto dos intervenientes se sentirem menos expostos que nas dinâmicas de grupo.

É muito utilizada como forma de preparação de uma actividade, pois permite, ao professor conhecer antecipadamente quais as questões mais pertinentes no grupo.

Brainstorming

Também chamada de "Tempestade cerebral" ou "chuva de ideias", é muito útil para iniciar o tratamento das questões.

As ideias devem ser pouco extensas e rápidas.

Possibilita uma responsabilização significativa dos intervenientes.

Utilização de audiovisuais

O visionamento de audiovisuais deve ser feito, preferencialmente, quando já existe algum trabalho desenvolvido pelo grupo.

Deve ser preparado pelo professor antecipadamente, no sentido de explorar os conceitos e ideias transmitidos pelas imagens.

É necessário prever-se tempo para fazer uma introdução ao visionamento, uma reflexão posterior e o esclarecimento de dúvidas e comentários suscitados pelo filme.

Biblioteca da Sexualidade

A constituição de um pequeno espaço sobre sexualidade na Biblioteca da escola pode ser bastante relevante.

Informe-se com o Professor Bibliotecário da sua escola qual a melhor forma de colaboração.

Garanta a possibilidade de empréstimo domiciliário.

Contracepção - Exemplo de Plano de Trabalho


Educação Sexual na Adolescência




Regras para implementação da Educação Sexual ...

As actividades propostas nesta agenda podem levantar algumas questões sensíveis e por vezes difíceis de gerir em sala de aula[1] . O professor deverá estar atento a tais situações, trabalhar em grupo as questões que surgirem, aproveitando para reforçar a importância da privacidade e do respeito pelo outro (questões pessoais de alunos e o apelo ao relato das experiências dos professores), e, se necessário, remeter para espaços mais adequados (por ex. o gabinete de informação e apoio ao aluno – artigo 10º Portaria nº196-A/2010 de 9 de Abril). Propomos, no entanto, que a definição de regras para as actividades se constitua, per se, enquanto actividade prioritária. De resto, é útil que os alunos tenham parte activa na construção das regras a manter durante as actividades, ainda que assistidos pelo professor, por oposição a uma comunicação/imposição das mesmas.
Aqui ficam algumas sugestões para aspectos a ter em consideração antes de começar a desenvolver as actividades:

Regras para a turma e para o professor
Não é permitido pressionar.
Não se devem fazer perguntas pessoais.
Todas as opiniões ou valores são importantes.
Ninguém é mais nem menos importante na sala de aula e todas as ideias devem ser debatidas.
Sempre que possível substituir palavras de calão por palavras científicas.
Quando não se sabe: perguntar e pesquisar.


Características importantes para o professor
Ser capaz de implementar um clima de confiança e de respeito pela intimidade.
Respeitar a confidencialidade sobre tudo o que for abordado, excepto em situações de potencial risco ou compromisso do bem-estar físico ou psicológico dos alunos.
Não se escandalizar, embaraçar ou ofender com facilidade.
Procurar parcerias que ajudem a desenvolver temas a abordar nas aulas, sempre que necessário.
Integrar pais e família nas actividades propostas.


Relativamente aos recursos disponíveis sugerimos que consulte nesta mesmo site, o capítulo relativo a contactos, leituras e sítios recomendados. Relembramos ainda que é fundamental contactar e envolver o agrupamento do Centro de Saúde local, entidade responsável pela implementação Programa Nacional de Saúde Escolar, no qual se enquadra a educação sexual escolar.



[1] Situações de descriminação (por exemplo a homofobia), suspeita de maus tratos, abuso, comportamentos de risco a nível da sexualidade, gravidez na adolescência, entre outros.

Colocação do preservativo masculino - Identificação de erros

Preservativo - Spot publicitário

Contracepção: tudo o que precisa de saber

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos - Vídeo

Preservativo Masculino

Preservativo Feminino - como usar

Colocação do Preservativo Masculino - Identificação de Erros

Espermatozóides - Preservativo Masculino

Quando o sexo é a arma do crime

 https://ensina.rtp.pt/artigo/quando-o-sexo-e-a-arma-do-crime/

A maioria dos alvos de abuso sexual são mulheres e jovens. Atos sexuais que envolvem menores de 14 anos são sempre crime em Portugal. Mais de metade dos detidos em território nacional por crimes desta natureza são familiares das vítimas.

Num grupo de ajuda para mulheres vítimas de violência sexual, Emília descobriu que era uma sobrevivente. Só em adulta conseguiu verbalizar os abusos cometidos na infância por um elemento da família. O crime foi negado e levou ao seu isolamento familiar. Uma história demasiadas vezes multiplicada.

Cerca de um quinto das mulheres portuguesas entre os 15 e os 49 anos já foi alvo de violência física ou sexual por parte do parceiro. São dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e reportam-se ao final da segunda década do século XXI. As agressões – tendência a nível mundial – começam maioritariamente na adolescência e as mulheres são mais visadas.

A violência com base no sexo é multifacetada. Vai do comentário ou piada que provoca desconforto ou receio a toques íntimos não desejados. Nas suas formas extremas implica ato sexual não consentido, pornografia e prostituição. Há ainda as situações de “grooming “: o aliciamento online de crianças e jovens que visa um posterior contacto direto para fins de abuso sexual.

Uma rota numa Europa onde ninguém os quer

 https://ensina.rtp.pt/artigo/uma-rota-numa-europa-onde-ninguem-os-quer/

Na fronteira da Polónia com a Bielorrússia, milhares de pessoas escondem-se nas florestas à espera de uma oportunidade para entrarem na União Europeia. Sob temperaturas negativas muitos acabam por perder a vida. Rejeitados pelos dois países, o único apoio humanitário é de habitantes locais.

Depois de toda a segunda década do século XXI ter sido marcada pelo fluxo de migrantes e refugiados a tentarem entrar na Europa pelo Mediterrâneo, as rotas terrestres dentro do próprio continente aumentam a olhos vistos. Desesperados por um sonho que muitas vezes não é mais do que uma fuga de um lugar onde a vida se tornou impossível, milhares de pessoas cruzam fronteiras ao mesmo tempo que Estados reerguem barreiras.

Em 2021, uma das mais penosas situações de fluxo migratório verificou-se entre a Bielorrússia e a Polónia. São sobretudo pessoas provenientes do Médio oriente e de alguns países africanos, mas também do Afeganistão, onde voltou a instalar-se o poder fundamentalista religioso talibã. Uns fogem da guerra, outros de perseguições religiosas, raciais, políticas, alguns querem apenas viver melhor.

A Bielorrúsia, que não pertence à União Europeia (UE), empurra estas pessoas – que apenas usam o território como rota de passagem – para a fronteira polaca, país integrante da UE, que por seu lado levanta muros de arame farpado e guarda a fronteira com militares, não permitindo uma entrada maciça de pessoas que diz não poder suportar.

A Sustentável Vida das Berlengas

 https://ensina.rtp.pt/artigo/a-sustentavel-vida-das-berlengas/

É possível recuperar um ecossistema em risco? A provar que sim, o Projeto Life Berlengas devolveu a esperança às plantas e às aves do arquipélago, ao salvar espécies ameaçadas. Com invasores expulsos e nativos protegidos foi restaurado o equilíbrio original.

É nas fendas graníticas da Berlenga Grande que a Armeria berlengensis – uma planta única no mundo – agarra as raízes. Mas esteve por um fio a sua sobrevivência, devido à invasão espécies como o chorão. Em grande risco estiveram também as cagarras e as galhetas, aves migratórias que nidificam no arquipélago e são o seu emblema, mas cujos ninhos eram alvos fáceis do rato-preto e de coelhos, também eles invasores deste território.

Situado ao largo de Peniche, o arquipélago das Berlengas representa um tesouro biológico composto por plantas exclusivas e habitats únicos na costa portuguesa. Um ecossistema em risco de se perder que centenas de especialistas e voluntários de um conjunto de organizações salvaram, através do Projeto Life Berlengas, provando, desde 2015, que a vontade humana pode dar ao Planeta um final feliz.

A partir do farol montaram-se ações, como a monitorização de ninhos nas escarpas, o arranque em massa de plantas infestantes ou a criação de “pássaros-espantalho” que, agarrados aos barcos, afugentam, com sucesso, as aves migratórias que encontravam a morte nas artes de pesca. Um trabalho em várias frentes, que passa também pela gestão do acesso humano à área designada pela Unesco – Reserva Mundial da Biosfera.