sexta-feira, 15 de maio de 2015

Notícia - Meteorologia Agrícola


As condições meteorológicas constituem um dos principais fatores que condicionam o desenvolvimento e a produção agrícolas. Em consequência, a informação agrometeorológica é da maior importância no planeamento das atividades agrícolas e na tomada de decisões da comunidade agrícola. É da competência do Instituto de preparar informação sobre as condições agrometeorológicas de cada ano agrícola, assim como desenvolver aplicações no âmbito da agroclimatologia.

Com as observações diárias da rede de estações meteorológicas do IPMA, faz-se correr diariamente o modelo do balanço hídrico e arquivam-se os valores dos diferentes parâmetros, o que permite não só uma análise em tempo real, mas também uma análise à posteriori da situação agrometeorológica dos últimos dias ou meses, assim como um tratamento estatístico com dados de vários anos. Numa atividade operacional, com utilização da informação obtida do modelo do balanço hídrico, produz o IPMA cada dez dias cartas de Portugal Continental, com indicação dos parâmetros agrometeorológicos, bem como outra informação com interesse para o sector agrícola.

No âmbito da agrometeorologia, são desenvolvidos no IPMA, vários estudos que pretendem contribuir para uma melhor compreensão da interação entre o clima, o desenvolvimento das culturas e a produção agrícola em Portugal Continental.

Trata-se de um boletim decendial, que pode ser adquirido ao Instituto, com assinatura anual ou avulso. Pode ser enviado via e-mail ou por correio normal. A informação contida neste boletim inclui:

- Informações meteorológicas sobre o estado do tempo na última década e previsões para os dez dias seguintes;
- Influência do tempo nas culturas;
- Cartas da temperatura média e da quantidade de precipitação observadas na década;
- Quadros com valores da temperatura média, precipitação, humidade relativa, velocidade média do vento, insolação, evapotranspiração potencial, e quantidade de água no solo na década em questão e comparação como os valores normais para aquela época do ano;
- Quadros com valores das temperaturas acumuladas (graus/dia) na década e desde o início dos anos agrícola e civil;
- Quadros com valores médios e extremos de temperatura mínima, máxima, relva e profundidade e humidade relativa;
- Quadros com valores mensais e semestrais dos principais parâmetros e desvios em relação à normal;
- Classificação dos meses quanto à quantidade de precipitação;
- Eventual informação útil para a década em questão.

Sem comentários: