quinta-feira, 28 de maio de 2015

Notícia - O LHC não pára em 2012

Ao contrário do que chegou a estar previsto, o LHC, o grande acelerador de partículas do Laboratório Europeu de Física das Partículas (CERN), perto de Genebra, na Suíça, vai continuar a funcionar durante todo o ano de 2012.


Segundo um comunicado emitido ontem pelo CERN, apenas deverá haver um “curto intervalo técnico” no final de 2011. A interrupção prolongada, indispensável para pôr o LHC a funcionar ao seu nível máximo de energia, fica assim adiada para 2013, dando ao acelerador, explica ainda o documento, “uma boa hipótese de fazer descobertas de física nos próximos dois anos”.

O derradeiro objectivo do LHC é a detecção do bosão de Higgs, também chamado “partícula de Deus”, que permitiria explicar por que é que as partículas elementares têm massa. Actualmente, o LHC está a operar a metade da sua potência máxima, mas o facto de ter estado a funcionar muito bem nos últimos meses acabou por motivar o adiamento das reparações. “Com o LHC a funcionar tão bem em 2010 e com as melhorias adicionais que se esperam (...), se a natureza for clemente connosco e (...) o bosão de Higgs estiver ao alcance da energia actual do LHC, os dados que prevemos recolher até finais de 2012 podem permitir descubri-lo”, declarou Sergio Bertolucci, o director do CERN.

Recorde-se que o CERN passou, recentemente, a ser a única entidade no mundo na corrida para o bosão de Higgs, depois de o Departamento da Defesa norte-americana ter decidido encerrar definitivamente, já em Setembro deste ano e por falta de financiamento, o segundo maior acelerador de partículas: o Tevatron do Fermilab, perto de Chicago, em funcionamento há 25 anos.

Sem comentários: