segunda-feira, 27 de julho de 2015

Higiene e Segurança no Trabalho - Equipamentos de Protecção Individual (EPI)


Protecção da cabeça – Capacete de protecção, utilizado particularmente nos estaleiros onde há máquinas em manobra, edifícios em construção, transporte de materiais pesados, os quais podem sempre pôr em risco a segurança do trabalhador, devido à queda de objectos ou por pancadas sofridas.

Protecção dos pés e membros inferiores – Sapatos ou botas de segurança com palmilha e biqueira de aço, para evitar ferimentos e esmagamento dos pés.

Protecção das mãos e dos membros superiores – Luvas apropriadas para os trabalhos a executar (manipulação de ferro e de aço, manipulação de produtos químicos, etc.).

Protecção dos olhos e do rosto – Óculos de protecção e viseiras apropriados a cada caso para evitar projecções de limalhas, faúlhas, líquidos cáusticos, etc.

Protecção das via respiratórias – Máscaras respiratórias apropriadas nos locais onde existem riscos de emanações nocivas, tais como gases, poeiras, fumos, etc.

Protecção dos ouvidos – Protectores auriculares e tampões auditivos para protecção dos ouvidos, principalmente em locais onde o ruído é intenso, nomeadamente em fábricas de corte e laminação de metais. 

Protecção do tronco - Utilizando fatos e coletes apropriados a cada situação (produtos químicos, produtos combustíveis e comburentes, intempéries, etc.).

Protecção contra quedas - Em todos os trabalhos que apresentam risco de queda livre deve utilizar-se o cinto de segurança, que poderá ser reforçado com suspensórios fortes e, em certos casos associado a dispositivos mecânicos amortecedores de quedas. 


Sem comentários: