sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Notícia - Missão a Marte adiada para 2011

A agência espacial norte-americana decidiu adiar para 2011 o lançamento do laboratório espacial de nova geração que irá estudar a superfície de Marte. As previsões da NASA apontavam para Outubro de 2009, mas terá de ser adiada devido aos testes necessários às ferramentas que serão transportadas no ‘Mars Science Laboratory’.


Além da questão técnica, a NASA explica que o lançamento só é possível de dois em dois anos, quando o planeta Terra está alinhado favoravelmente com Marte. "Não vamos baixar o nosso patamar de exigência, podendo comprometer a excelência da nossa missão. Por isso, estamos a optar pela solução mais responsável que é adiar o lançamento", explicou Doug McCuistion, director do programa de Exploração de Marte.

Esta missão está a gerar grandes expectativas nos investigadores da NASA, devido às possibilidades dos aparelhos de estudo existentes no ‘Mars Science Laboratory’.

O veículo que transportará o laboratório terá mais autonomia, permitindo percorrer maiores distâncias e recolher dados de diferentes zonas de Marte.
C.M.

Sem comentários: