quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Notícia - ‘Ares’ e ‘Orion’ abrem caminho até Marte

Após o desastre da missão Columbia, George W. Bush garantiu que os Estados Unidos regressariam à Lua. O resultado desse desígnio é o programa Constelação da NASA, que pretende voltar a colocar o Homem no satélite natural da Terra até 2020 e, mais tarde, em Marte. Para isso, a agência espacial está a desenvolver os foguetões espaciais ‘Ares’ I e V e o módulo tripulado ‘Orion’.


'Com a criação do ‘Orion’, os Estados Unidos voltam a ter, desde as missões Apollo, uma nave tripulada capaz de ir à Estação Espacial e mais longe ainda, até à Lua', afirmou ao CM o astrónomo José Matos, explicando o papel fundamental dos foguetões ‘Ares’: 'O ‘Ares I’ transportará o módulo ‘Orion’, enquanto o ‘Ares V’ leva a nave lunar.'

Baseado nas missões Apollo, das décadas de 60/70 do século passado, a grande diferença do programa Constelação está no sistema de transporte. 'O primeiro a sair da Terra será o ‘Ares V’, que ficará em órbita à espera do ‘Orion’. Este será lançado, no foguetão ‘Ares I’, no dia seguinte', acrescentou.

Os primeiros testes, do ‘Ares I’, estão previstos para o primeiro semestre de 2009. Todo o programa Constelação deverá estar totalmente funcional em 2018. O módulo tripulado ‘Orion’ tem como objectivo substituir os vaivéns Atlantis, Discovery e Endeavour, cuja última missão será em 2010.

O lançamento do foguetão ‘Ariane 5’, previsto para o dia 10 de Dezembro, a partir de Kourou, Guiana Francesa, foi suspenso indefinidamente devido a protestos da população contra os preços dos combustíveis. O ‘Ariane 5’ deverá colocar em órbita dois satélites Eutelsat, operador de telecomunicações europeu.


André Pereira

Sem comentários: