terça-feira, 3 de julho de 2018

Vídeo - Porque a Beleza Importa ?



“Em qualquer tempo entre 1750 e 1930, se pedisse a qualquer pessoa educada para descrever o objectivo da poesia, da arte e da música, eles teriam respondido: A beleza. E se você perguntasse o porque disso, você aprenderia que a beleza é um valor tão importante como verdade e a bondade. Então, no século 20, a beleza deixou de ser importante. A arte graduadamente se focou em perturbar e quebrar tabus morais. Não era mais a beleza e sim a originalidade, seja lá como fosse alcançada e a qualquer custo moral, que recebia os prémios. Não somente a arte fez um culto à "coisa feia"; Arquitectura também se tornou sem alma e estéril e não foi apenas o nosso ambiente que se tornou feio: Nossa linguagem, nossa música e maneiras estão cada vez mais rudes, auto centradas e ofensivas. Como se a beleza e o bom gosto não tivessem mais lugar em nossas vidas. Uma palavra está escrita com letras garrafais em toda essa "coisa feia" e essa palavra é: EU. Meus lucros, meus desejos, meus prazeres. E a arte não tem nada a dizer em resposta a isso a não ser: __ Sim, vá em frente ! Eu acho que estamos perdendo a beleza e há o perigo que com isso percamos o sentido da vida.”

Sem comentários: