quarta-feira, 24 de abril de 2019

Plantas que curam


Desde os tempos mais remotos, as plantas sempre estiveram presentes na vida do homem. A utilização dos vege- tais com fins terapêuticos é anterior ao desenvolvimento da ciência. Cada povo possui sua própria listagem de ervas medicinais, geralmente plantas comuns no território em que habitam, cujas aplicações são transmitidas através de ge- rações. Nas tribos indígenas, por exemplo, o pajé, uma das maiores autoridades depois do cacique, nada mais é que um profundo conhecedor dos segredos do mundo vegetal, um curandeiro naturalista.

É difícil precisar como as propriedades terapêuticas dessas plantas foram descobertas. Talvez por instinto, por intuição e até mesmo através da observação dos animais, que se valem dessas valiosas plantinhas para a cura de seus males.

Hoje, apesar do desenvolvimento da ciência e da medicina, as pessoas têm procurado tratamentos altemativos, mais naturais, que não apresentem efeitos colaterais. Este livro reúne uma série de receitas, explicadas; passo-a-passo, relacionando as ervas indicadas para cada caso, bem como a preparação dos remédios. No último capítulo também relacionamos algumas das plantas citadas, com informações e curiosidades a respeito de cada uma delas.


Plantas que curam
Hugo Caravaca

Sem comentários: