terça-feira, 17 de setembro de 2019

EFA - STC - Exercício - Peninsula Ibérica e a Água - Sociedade, Tecnologia e Ciência


Cimeira Ibérica: Conclusões acentuam "densidade e qualidade" da relação entre Espanha e Portugal

Braga, 19 Jan (Lusa) - As conclusões da XXIII Cimeira Ibérica ressalvaram a"densidade e qualidade" da relação entre Espanha e Portugal, que decidiram ampliar e aprofundar os seus acordos de cooperação e estendê-los às áreas da segurança e defesa.
Na cimeira de dois dias, que terminou hoje, participaram o presidente do governo espanhol, José Luís Rodriguez Zapatero, o primeiro-ministro português, José Sócrates, e vários dos seus ministros.
O documento final da conferência, de 24 páginas, destacou a "importância estratégica" das suas relações e a "identidade dos pontos de vista" em questões bilaterais, europeias e internacionais.
Principais conclusões da cimeira no que diz respeito à água:

COOPERAÇÃO TRANSFRONTEIRIÇA:
- Apoiar a relação bilateral para fortalecer o desenvolvimento económico e social nas regiões limítrofes e potenciar um mercado ibérico em crescente integração.
- Congratularam-se pela evolução de quatro projectos emblemáticos no campo da Economia do Mar (entre a Região Norte de Portugal e a Galiza), Mobilidade, Inovação e Território (entre a Região Centro e Castela e Leão), Valorização Territorial na Albufeira do Alqueva (entre o Alentejo e a Estremadura) e o Projecto Integrado do Baixo Guadiana (entre Algarve e Andaluzia).
ÁGUA:
- Acção conjunta para estabelecer as bases de uma Estratégia Europeia sobre tratamento de seca, processos de escassez de água e concertação de estratégias para a inclusão destes fenómenos no Fundo de Solidariedade da UE para as catástrofes nacionais.
- Iniciar os trabalhos para garantir a navegabilidade dos rios Minho e Guadiana.
- Vontade de que a gestão das bacias hidrográficas seja levada a cabo com a máxima transparência e abertura à participação pública. Agendada reunião entre as partes para as primeiras semanas de Fevereiro.
- Impulsionar as acções que permitam subscrever um Acordo Internacional para constituir o espaço natural protegido do Tejo.

Sugestões de Exploração:
► Pesquisar artigos em jornais sobre a problemática do rio Guadiana e a importância da barragem do Alqueva como reserva estratégica de água, na região do país onde ela é mais escassa e, por isso mesmo, mais valiosa.

Sem comentários: