segunda-feira, 28 de abril de 2014

Conteúdo - Desordens de atenção


Desordens de atenção como o nome indica a atenção não é normal e existem problemas e dificuldades ao nível da atenção.

Hoje este é um assunto por demais falado e discutido em muitos meios uma vez que afecta, a família (pais), escola (professores e alunos), sociedade, etc.

As desordens de atenção levam a problemas das mais variadas ordens desde dificuldades de aprendizagem, dificuldades de interacção, dificuldades de trabalho, etc.

As desordens de atenção são particularmente importantes na aprendizagem de qualquer tarefa quer nas crianças quer nos adultos.

Na sala de aula isso é particularmente preocupante pois perturba a aula, o professor e toda a turma.

No mundo do trabalho isso pode provocar acidentes o que pode ser gravoso para todas as pessoas e pode levar a situações graves.

Há que corrigir as desordens de atenção na sua origem e para isso há que saber quais as causas de tal problema.

Muitas das causas das desordens de atenção são físicas mas infelizmente os mais modernos aparelhos ainda não as conseguem detectar pelo que tem levado a uma desorientação das pessoas que investigam esta situação.

Uma vez que nada se detecta, as teorias são muitas mas .... as soluções são poucas.

Dessa forma muito se faz mas pouco se resolve e as pessoas passam a acreditar que não existem saídas nem soluções o que não é verdade.

Na verdade na medicina e na ciência é que não se obtêm saídas nem soluções uma vez que os exames e aparelhos actualmente existentes não conseguem detectar as causas das desordens de atenção e de muitos outros problemas.

Felizmente que hoje existem soluções que apesar de levarem algum tempo, dão resultados que nunca se pensaram ser possíveis.

Dentre elas temos a Terapia Sacro Craniana (Craneo Sacral) e a Libertação Miofascial.

Estas terapias trabalham o sistema sacro craniano que é um sistema ignorado pela medicina mas que é o responsável por todo o sistema nervoso. Ele cria todo o ambiente fisiológico no qual todo o sistema nervoso, vive, funciona e se desenvolve.

Hoje qualquer pessoa bem treinada e com bons conhecimentos consegue detectar e corrigir alterações e disfunções no sistema sacro craniano e dessa forma consegue melhorar significativamente as desordens de atenção.

Mas mesmo assim existem muitas outras razões e situações que precisam de ser corrigidas caso se deseje resultados rápidos e eficazes.

Nem sempre existe uma causa única para as desordens de atenção pelo que há que saber detectar as causas e as razões pelas quais a situação existe e o que fazer para as corrigir.

E para o efeito há que usar de várias abordagens e conhecimentos e as duas terapias acima só dão uma parte das respostas.

Existem outras abordagens e outros conhecimentos que precisam de ser empregues para que se possam detectar e corrigir as causas por detrás das desordens de atenção.

Hoje consegue-se fazer muita coisa e obter bons resultados em situações onde frequentemente se diz nada ser possível fazer.


Notícia retirada daqui

Sem comentários: