terça-feira, 21 de abril de 2015

Notícia - Jogar sem comando na Xbox


E se um dia pudesse chegar a casa, ligar a televisão e começar a jogar sem ter de se preocupar com comandos? Esse dia está a chegar com o Projecto Natal, da Microsoft, que dá um passo importante na forma como os jogadores utilizam as consolas: jogar sem comando.

O Projecto Natal, tal como anunciado na conferência da Microsoft na E3 2009 (Electronic Entertainment Expo), feira de videojogos que decorreu recentemente em Los Angeles, permite exactamente isso, jogar sem ter nas mãos qualquer comando, usando apenas movimentos gestuais.

O sistema é algo idêntico ao que vemos na PlayStation com a câmara Eye e o jogo EyeToy, mas muito mais avançado, pois permite uma interacção directa com a personagem do jogo, levando o utilizador a sentir-se dentro do mesmo.

CARACTERÍSTICAS

Juntamente com um sensor de profundidade e um microfone, a câmara identifica todos os movimentos corporais – incluindo expressões faciais – e mudanças de emoção na voz, convertendo essa informação em ordens para dar à consola, dispensando-se o uso do comando. Entre as principais características está o reconhecimento facial e o reconhecimento de voz. Os jogos ou aplicações que utilizem este sistema conseguem ler os movimentos de todo o corpo.

A tecnologia, desenvolvida pela empresa israelita 3DV Systems (adquirida recentemente pela Microsoft), emprega raios infravermelhos para monitorizar os movimentos em três dimensões (3D), entrando em concorrência com a consola Nintendo Wii e com o EyeToy, da Sony (a duas dimensões).

Ainda não há data prevista para o dispositivo ser comercializado, mas pode ser integrado em qualquer Xbox 360 e virá incluído no pacote de vendas da consola.

A partir de agora, o kit de desenvolvimento do Projecto Natal fica disponível para programadores de jogos. Não implica a compra de uma nova consola.

SONY E NINTENDO CONTRA-ATACAM

A Sony apresentou um protótipo de controlos ainda sem nome, que funciona por emissão a partir de esferas de luz, que são reconhecidas por uma câmara, baptizada de PlayStation Eye. Já a Nintendo apresentou um sensor que se coloca no dedo e permite a cada um conhecer aquilo que se passa no seu corpo, designadamente efeitos relacionados como stress.

NOVIDADES

WINDOWS SEM EXPLORER

A Microsoft anunciou ontem que comercializará o seu futuro sistema Windows 7 na Europa sem o navegador Internet Explorer integrado.

RATO TRANSFORMER

Inspirada no clássico ‘Transformers’, a empresa Takara lançou o Trypticon Transforming Laser Mouse, com 800 dpi.

TETRIS FAZ 25 ANOS

O jogo das peças que encaixam, inventado em 1984, está registado no Livro do Guinness como um dos videojogos mais populares.

GOOGLE À FRENTE

A Google mantém-se na primeira posição entre os motores de busca mais utilizados, mas o novo pesquisador da Microsoft já ganhou a segunda posição, destronando a Yahoo.

SISTEMA SOLAR: TERRA AFASTA-SE 15 CENTÍMETROS POR ANO

A medição mais precisa feita até hoje da distância entre o Sol e a Terra foi concluída em 2004 pelos astrofísicos russos Gregoriy A. Krasinsky e Victor A. Brumberg. No fim do seu trabalho, fizeram uma descoberta surpreendente: a Terra está a afastar-se do Sol 15 centímetros por ano.

Quinze centímetros por ano não parece muito, talvez apenas o suficiente para permitir uma previsão de que a Terra terá problemas de arrefecimento global dentro de centenas de milhões de anos. Mas o que está a afastar a Terra do Sol?

Segundo Takaho Miura, da Universidade de Hirosaki, no Japão, o Sol e a Terra estão a empurrar-se mutuamente devido à interacção das suas marés.

O fenómeno é o mesmo que explica o afastamento da Lua em relação à Terra: as marés que a Lua levanta nos nossos oceanos estão a transferir, gradualmente, energia rotacional para o movimento lunar. Como resultado, em cada ano a órbita lunar aumenta cerca de quatro centímetros e a velocidade de rotação da Terra diminui em 0,000017 segundos. Os dias terrestres tenderão a ficar maiores no futuro.

DATAS DA CIÊNCIA

14 de Junho de 1951

Esta data marca o nasci-mento da estatística computa-dorizada. Foi nessa altura utilizado pela primeira vez o computador Univac 1.

16 de Junho de 1963

A astronauta russa Valentina Tereshkova, de 26 anos, torna-se a primeira mulher a realizar uma viagem espacial: 48 voltas à Terra.

16 de Junho de 1977

Morre Werner von Braun,o engenheiro e físico alemão que dirigiu o programa de foguetes alemães, construin-do os famosos ‘V2’. Depoisda Segunda Guerra Mundial,Von Braun tornou-se cidadão norte-americano.

NOTAS

CHINA: ESCAVAÇÕES DE VOLTA

Arqueólogos chineses retomarão hoje, após 24 anos, as escavações na zona do chamado Exército de Terracota, também conhecido como Guerreiros de Xian.

CÚPULA: HOUSTON À DEFESA

Engenheiros propuseram a construção de uma gigante bolha para proteger a cidade de Houston, no Texas, contra os danos causados pelo aquecimento global.

TITÃ: FORMAÇÃO DE NUVENS

Dados enviados pela sonda ‘Cassini’ comprovam que a formação de nuvens no satélite de Saturno Titã obedece a modelos climáticos como os da Terra.

CÉREBRO: PESO AO LONGO DA VIDA

350 gramas é quanto pesa o cérebro de um recém-nascido. Aos seis meses pesa 700 gramas, metade do peso do cérebro de um adulto.

Sem comentários: