sábado, 25 de abril de 2015

Notícia - Lançado computador mais fino do Mundo


A ditadura da elegância está em alta, até no mundo dos computadores, pelo que o ultraportátil da Apple já tem um concorrente, pelo menos na espessura: o Dell Adamo, que será lançado brevemente no nosso país. Neste momento, é o portátil mais fino do Mundo, com uma espessura de 1,65 cm, menos dois milímetros do que o seu concorrente, apesar de pesar mais 450 gramas. Tem 1,81 quilos.


Para além disso, tem um design inovador: o chassi, de uma só peça, do Dell Adamo é todo construído em alumínio, à prova de torção, nas cores ónix e pérola, e tem um teclado com iluminação interna e teclas metálicas com design anatómico e ecrã de cristal de alta definição que cobre toda a parte frontal.

A bateria tem uma autonomia anunciada superior a cinco horas e como já se espera que sejam os portáteis do futuro, não tem leitor de CD/DVD, mas tem-no como opção externa, assim como a drive blu-ray, disco óptico da nova geração de 12 cm de diâmetro (igual ao CD e ao DVD) para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade.

A venda de portáteis cresce rapidamente em todo o Mundo – são óptimos para quem se desloca com frequência – e esse sucesso tem estimulado a indústria a lançar modelos cada vez mais dirigidos ao público consumidor, ou seja, todos nós. Preço e peso são factores importantes e para completar, retoques no design e uma diversidade maior de cores têm conferido maior atractividade.

Um dos primeiros ultraportáteis com mais sucesso, ou seja, com monitor de 13,3 polegadas, já tinha sido um Dell, o XPS M1130, lançado em 2007, mas o MacBook Air, o finíssimo da Apple, popularizou esse formato. Agora voltou a ser destronado por um modelo da Dell. 

Mário Gil

Sem comentários: