domingo, 2 de agosto de 2015

Notícia - Agência russa quer desviar asteróide

O asteróide ‘Apophis’, com cerca de 270 metros de diâmetro, poderá ver a sua trajectória alterada pela Agência Espacial russa, que pretende desta forma evitar uma catástrofe no planeta Terra. Pode parecer ficção, ao melhor estilo de Hollywood, mas desta vez o actor principal não será Bruce Willis. Os russos querem enviar uma nave ao encontro do asteróide para o afastar da Terra.

‘Apophis’ foi descoberto em Junho de 2004 e, numa primeira análise à sua trajectória, os astrónomos estimaram existir fortes possibilidades de impacto na Terra em Abril de 2036. No entanto, observações mais detalhadas realizadas pela NASA afastaram essa hipótese, prevendo que ‘Apophis’ não passe a menos de 29 450 quilómetros da Terra.

Anatoli Perminov, director da Agência Espacial russa, explicou que "qualquer missão terá de ser realizada em colaboração com a ESA [Agência Espacial Europeia], a NASA [Estados Unidos], a Jaxa [Japão] e o CNSA [China]", sublinhando que "o objectivo é desviar, não destruir, para evitar danos colaterais".




A.P.

Sem comentários: