segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Notícia - Galileu abriu a janela do Universo


De cada vez que um novo instrumento nos permite ver mais longe, ou nos abre novas janelas para mundos que antes eram invisíveis, aprendemos mais sobre a Natureza e sobre nós mesmos. Foi o que aconteceu há precisamente 400 anos, quando o italiano Galileu Galilei apontou o seu telescópio para os céus, mudando definitivamente a nossa concepção dos astros e, mais importante, o nosso lugar no Universo.

Galileu não inventou o telescópio. A descoberta é atribuída ao holandês Hans Lippershey, em 1608. Mas aperfeiçoou-o, aumentando a sua potência, e deu-lhe uma utilidade até aí esquecida: a observação nocturna do céu.

Descritas num livro, publicado em 1610, ‘Sidereus Nuncius’ (Mensageiro das Estrelas), essas observações feitas por Galileu incluíram a constatação de que havia irregularidades no relevo lunar, derrubando a ideia aristotélica de que os corpos celestes tinham superfícies perfeitamente esféricas, e o facto de Júpiter ter satélites pôs em dúvida a noção de que tudo que existia no céu deveria girar em torno da Terra. Observou ainda manchas no Sol e quatro satélites em volta de Júpiter. As suas descobertas tiraram a importância do Homem como centro do Universo, maculando a perfeição dos céus.



GALILEU GALILEI
Astrónomo, filósofo, matemático e físico, Galileu, pela sua maneira de ver a ciência e pelos trabalhos apresentados, é considerado o primeiro "cientista moderno". Só que as suas ideias estavam em contradição directa com a visão da Igreja Católica e isso foi-lhe fatal.

Infelizmente, o que Galileu tinha de génio faltava-lhe em diplomacia. Insistindo, acabou por ser condenado a abjurar a doutrina copernicana e a passar o resto de seus dias em prisão domiciliária. A sua história mostra quanto a coragem intelectual de alguns muda o destino de muitos. Ao criticar abertamente a física aristotélica e o sistema geocêntrico de Ptolomeu, o sábio italiano acabou por receber a sua primeira advertência formal da Inquisição, que condenava as teorias sobre o movimento da Terra e proibia o ensino do sistema heliocêntrico.

A luneta utilizada por Galileu está exposta no Museu de História da Ciência de Florença, na Itália.

Provavelmente, Galileu foi o primeiro a inventar um instrumento científico capaz de medir temperatura, em 1592.

Já cego, Galileu faleceu com quase 78 anos, em 6 de Janeiro de 1642.

Cientistas da NASA encontraram o aminoácido glicina, fundamental na formação de proteínas por seres vivos, em amostras do cometa Wild 2, trazidas para a Terra pela sonda ‘Stardust’. Esta é a primeira vez que se encontra um aminoácido neste tipo de corpo celeste. As proteínas são formadas por combinações de aminoácidos e, por sua vez, são usadas na formação de várias estruturas dos organismos vivos, de cabelos a enzimas.

Em Janeiro de 2004, a nave atravessou a densa camada de gases e poeira que cercam o núcleo gelado do Wild 2. O trabalho não foi fácil. Basta lembrar que a sonda ‘Stardust’ trouxe as amostras da poeira deixada pelo cometa em 2006. E somente agora os cientistas demonstraram com uma margem de erro mínima, que a glicina, de facto, veio do cometa. A glicina foi identificada logo no início dos estudos das partículas do cometa Wild 2, mas a sua quantidade era muito pequena.



Mário Gil

Sem comentários: