quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Notícia - Terra e Marte poderão ser parecidos no futuro



Marte é um planeta parecido com a Terra em vários aspectos: está relativamente próximo dela, a duração do seu dia é apenas um pouco mais do que as 24 horas da Terra, o seu tamanho é cerca de metade do da Terra (6800 km de diâmetro), possui uma pequena atmosfera e assemelha-se a um deserto. Mas não só já foi comprovada a existência de água por lá, como já se sabe que o planeta vermelho era habitável. Esse corpo celeste frio, seco e com uma atmosfera muito fina, tinha no passado um clima muito diferente.

As conclusões devem-se à descoberta da presença de minerais hidratados, que só podem ter sido formados a partir de água em estado líquido ou pela evaporação de depósitos de água salgada, como descobriram os robôs ‘Opportunity’ e ‘Spirit’ ao calcorrearem e analisarem Marte há cinco anos e meio. Reforçam a tese de que havia depósitos de água, lagos ou, quem sabe até, oceanos.

A existência de água – componente-chave dos processos climáticos, geológicos e geoquímicos na atmosfera, superfície e interior dos planetas – é fundamental para definir se um planeta é habitável ou não.

Hoje, a água em Marte está escondida na forma de gelo sob a camada superficial, como mostrou a sonda ‘Phoenix Lander’. E já se prevê que, dentro de milhares de milhões de anos, esse gelo vá derreter e o planeta vá ficar muito parecido com a Terra.

A NASA anunciou que está a preparar uma missão a Marte que inclui passageiros humanos lá para 2031. Uma viagem a Marte demora cerca de 180 dias.

TERRA
gravidade: 9,78 m/s2
Diâmetro: 12 756,34 km
ano: 365,242 dias
TEMP. MÉDIA: 14º C
SATÉLITES: 1 (Lua)

Características: Com uma composição atmosférica onde dominam o azoto (78%) e o oxigénio (21%), este planeta dinâmico, com 70% de água, essencial à existência de vida, que abriga vida desde há 3,5 mil milhões de anos, ficará um dia saturado em termos populacionais.

MARTE
Gravidade: 3,69 m/s2
Diâmetro: 6794 km
Ano: 686,98 dias
Temp. média: -63º C
Satélites: 2

Características: A atmosfera é constituída por dióxido de carbono (95%), azoto (3%) e árgon ( 2%), sendo o oxigénio apenas residual – o que não é surpreendente, dado que o oxigénio da Terra é essencialmente um produto da vida e não a sua causa.

A NASA estuda a possibilidade de criar uma biosfera planetária que imite a Terra noutro planeta. Porém, ainda precisará de ser muito estudada, já que não se conhece os efeitos das mudanças atmosféricas e de temperatura na geologia, na geodinâmica e na morfologia de um planeta. Marte é o candidato mais provável para as primeiras experiências em terraformação. A NASA estuda maneiras de aquecer o planeta e de alterar a sua atmosfera, de modo a poder albergar a vida humana logo que necessário, muito embora a tendência natural de Marte seja essa... mas só dentro de milhares de milhões de anos!

As tempestades de areia marcianas são provocadas por um processo semelhante às terrestres. No planeta vermelho são periódicas e envolvem grandes regiões do planeta.

Permafrost é o tipo de solo encontrado no Árctico, constituído por terra, gelo e rochas permanentemente congelados. Em Marte, os índices de radiação são maiores.

Mário Gil

Sem comentários: