segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Notícia - Estrelas criam cristais


O telescópio espacial Spitzer pode ter encontrado a resposta para uma das mais intrigantes questões que desafiam os astrónomos há décadas: como é que cristais de silicatos, que exigem temperaturas altíssimas para se formarem, vão parar aos cometas, corpos congelados, nascidos na fria franja do sistema solar?



Esses cristais podem ter surgido como partículas de silicato não cristalizadas, compondo a mistura de gás e poeira da qual se formam as estrelas e os planetas. Os silicatos originais podem ter-se transformado em cristais por gigantescas erupções que ocorrem na superfície das estrelas.

Os astrónomos detectaram a assinatura infravermelha dos cristais de silicatos no disco de poeira e gás em redor da estrela EX Lupi durante uma de suas frequentes tempestades. Os cristais não estavam presentes na observação anterior que o telescópio Spitzer fez da mesma estrela, durante um dos seus períodos de calmaria.

"Acreditamos ter observado pela primeira vez o processo de formação de cristais em andamento", diz o pesquisador Attila Juhasz, do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Sem comentários: