quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Biografia - Robert Anstruther

n: 1768
m: 14 de Janeiro de 1809, na Corunha

Entrou para o exército em 1788, após estudos em Westminster, com o posto de porta-bandeira, tendo adquirido sucessivamente os postos de tenente e capitão no 3º regimento de guardas, os "Scots Guards". Serviu nas campanhas da Flandres de 1793 e 1794 e, em 1796, foi enviado para o estado maior austríaco como oficial de ligação. Para continuar em serviço de campanha adquiriu o posto de major e mais tarde o de tenente-coronel no 68º regimento de infantaria, com o qual seguiu para as Antilhas, onde se fez notar pelo general Abercromby.
Em 1799, adquiriu o posto de tenente-coronel, com exercício de capitão, no seu antigo regimento de guardas, devido a este ir entrar em campanha enviado para a foz do Helder. No ano seguinte foi escolhido pelo general Abercromby para o posto de quartel-mestre general das forças enviadas para o Mediterrâneo. Foi o seu relatório sobre as forças otomanas, defendendo que não só demorariam muito a estar preparadas para entrar em campanha como possivelmente não serviriam para muito, que decidiu o general Abercromby a actuar sozinho e invadir o Egipto, dominado pelos franceses. Serviu com distinção na campanha do Egipto, e foi um dos primeiros cavaleiros da ordem do Crescente, criada pelo sultão, para os não crentes.

No regresso a casa, foi promovido a coronel e nomeado primeiro quartel-mestre general adjunto em Inglaterra, e posteriormente ajudante-general na Irlanda. Tinha casado em 1799 com uma filha de um oficial do seu regimento. Só voltou ao serviço activo em 1807, com o regresso dos Tories ao poder, e a subsequente promoção a brigadeiro sendo nomeado em 1808 para o comando de uma brigada enviada para apoiar o general Wellesley em Portugal. Chegou a tempo de participar na batalha do Vimeiro em Agosto, onde defendeu o centro da linha britânica do principal ataque do exército comandado por Junot. Anstruther mostrou ser capaz de diigir uma brigada. Com a chegada de Moore e a reorganização do exército britânico em Portugal, passou para a Reserva comandada por Lorde Paget.

Comandou a retaguarda durante a retirada do exército britânico de Moore, de Toro para a Corunha, dirigindo os regimentos de infantaria ligeira, n.os 52 e 95, que o próprio Moore tinha instruindo e que seriam o núcleo da futura Divisão Ligeira, que iria existir de 1809 a 1814.

Mas o esforço físico despendido durante a campanha, fez com que acabasse por morrer de fadiga e exaustão na Corunha. Moore quando morreu, 5 dias mais tarde durante a batalha da Corunha, pediu para ser enterrado ao lado de Anstruther. 

Biografia retirada de Arqnet

Sem comentários: