sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Biografia - Sir Godfrey Kneller

Pintor inglês de finais do séc. XVII e inícios do XVIII.

Nasceu em Lubeque, em 8 de Agosto de 1646/49; morreu em Londres em 19 de Outubro de 1723.

Gottfried Kniller, o seu nome alemão original, transformou-se no principal retratista a trabalhar em Inglaterra no fim do séc. XVII e começo do XVIII. 

Estudou em Amsterdão com Ferdinand Bol, uma dos pupilos de Rembrandt, antes de ir para Itália em 1672. O seu quadro Elijah (actualmente na Tate Gallery de Londres) desse mesmo ano mostra um estilo muito perto do de Bol. Em Itália começou a pintar retratos ao mesmo tempo que modificou o seu estilo. 

Tendo viajado para Inglaterra em 1674 ou 1675, especializou-se logo como retratista, sobretudo a partir do momento em que pintou o retrato do rei Carlos II, sucedendo a Peter Lely, o principal retratista do período da Restauração, como pintor preferido do rei. Kneller foi nobilitado em 1691 e feito Barão em 1715. 

O estilo de Kneller era largo e fácil, o que não impedia as suas caracterizações de serem  penetrantes. Entre os seus melhores trabalhos figuram os 42 retratos dos membros do famoso grupo  literário conhecido pelo clube Kit-Kat, actualmente na National Portrait Gallery, de Londres. Estes quadros foram pintados entre aproximadamente 1700 e 1720, e são de um tamanho (36 x 28 polegadas) que permitiram um retrato de meia-altura que mostra uma ou ambas as mãos, e que se  tornou conhecido por "tamanho kitcat". Também realizou uma série de retratos intitulada de "As beldades de Hampton Court" assim como os retratos de almirantes britânicos (National Martime Museum, de Greenwich). 

Nestes trabalhos, os assistentes do estúdio de Kneller pintaram os tecidos e outros elementos decorativos subsidiários.

Fontes: 
Enciclopédia Britânica

Biografia retirada daqui

Sem comentários: