sexta-feira, 26 de junho de 2015

Conteúdo - Alimentos saudáveis que podem acabar com a dieta


Mesmo quando comemos alimentos saudáveis a questão mais importante é mesmo a quantidade. Há muitos alimentos que são considerados saudáveis mas que podem acabar com a sua dieta. 

“Quando os alimentos são inseridos numa dieta inconsciente dá-se o mecanismo de compensação: o indivíduo pensa que aquele alimento tem menos calorias e acaba por comer mais e ganhar peso”, explica a nutricionista Carla Faedo, do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, ao mesmo meio.

E sublinha que é a falta de informação que faz com que as pessoas pensem que por um alimento estar na dieta o podem consumir à vontade fazendo com que um simples lanche de fruta seja mais calórico do que um lanche consumido fora da dieta.

Estes são alguns dos alimentos que deve consumir com moderação porque podem estragar a sua dieta:

Granola ou Muesli: Apesar de ser saudável, tanto a granola como o muesli são produtos muito calóricos. O seu consumo deve ser moderado. Ainda assim contêm muitas fibras, que diminuem a fome e regulam o trânsito intestinal, e ainda contêm vitaminas e minerais.

Barras de cereais: Muitos nutricionistas desaconselham o consumo deste produto porque contém muitos conservantes, estabilizantes, corantes e açúcar. As fibras, vitaminas e os minerais que contêm podem também ser encontrados em frutas e verduras. Estas são opções mais saudáveis. Se quiser comer barras de cereais leia sempre os rótulos, preste atenção aos ingredientes e às quantidades de sódio e gordura. Opte por barras orgânicas.

Azeite: A gordura do azeite é saudável mas não o deve usar em grandes quantidades. Lembre-se também que ao aquecer o óleo num refogado, por exemplo, o azeite passará de uma gordura ‘boa’ para uma gordura saturada (não saudável).

Alimentos integrais: Têm tantas ou mais calorias do que a sua versão tradicional. Sejam massas, arroz ou pão integrais, estes alimentos podem ajudar a emagrecer quando são ingeridos com moderação, não por terem poucas calorias mas porque têm um alto teor de fibras, o que aumenta a saciedade e faz com que coma menos. 

Sem comentários: