terça-feira, 30 de junho de 2015

Notícia - Deve dar 10 mil passos por dia


É uma meta a atingir. Chegar aos 10 mil passos por dia quer dizer que queima em média 300 calorias. Mas não é apenas para queimar calorias. O objectivo é ter uma vida saudável, já que esse exercício permite reduzir a tensão arterial e

os níveis de glicose no sangue de diabéticos e de quem tem com excesso de peso. Este número significa que praticou actividade física durante 30 minutos. 

Chegou-se aos 10 mil passados nos anos 60. Quem criou esta meta pela primeira vez foi o japonês Yoshiro Hatano, refere o Huffington Post. A investigação de Hatano aconselhava a que no fim-de-semana se duplicasse o número de passos. Sempre com o objectivo de aumentar a esperança de vida, e dizia o japonês, que podia aumentar em oito anos. Actualmente, os especialistas são mais contidos nas vantagens, mas fazer exercício não faz mal a ninguém. E caminhar é uma questão de alterar os hábitos. Ir a pé para o trabalho, para o supermercado. E basta comprar um pedómetro para conseguir começar a contabilizar.

"As provas científicas que temos é que a dieta e a actividade física são dois domínios separados", disse o médico Eric Rimm, da Harvard School of Public Health, ao Huffington Post. "Há pessoas com excesso de peso que comem mal e fazem exercício, por outro lado, há pessoas que comem muito bem mas ficam no sofá." Outro investigador, 

Ulf Ekelund, um dos autores do Estudo Europeu de Mortalidade, revelou que devemos mudar pequenos comportamentos: "fica em pé em vez de estares sentado, caminha em vez de estares parado, corre em vez de caminhares." 

Sem comentários: