domingo, 29 de outubro de 2017

Biografia - Adelaide Ferreira

Adelaide Ferreira nasceu no dia 1 de Janeiro de 1960 em Minde.  Aos 3 anos, mudou-se para as Caldas da Rainha, onde teve o seu primeiro contacto com as artes, ao substituir a sua irmã mais velha, Laurinda, numa peça infantil.

Ruma para Évora, em 1976, para participar no Curso de Formação de Actores Profissionais. Após um ano de curso, foi contratada pelo Grupo 4 do Teatro Aberto onde permaneceu durante três anos. 

Em 1979 entra no filme "Kilas, o Mau da Fita" de José Fonseca e Costa, aparecendo na banda sonora a cantar o tema "Balada da Rita". Em 1980 consegue o  seu primeiro papel como protagonista na peça "Andorra", ao lado de António Rama. 

Durante esse período gravou dois discos a solo pela mão de Paulo de Carvalho, um dos temas foi o grande êxito radiofónico "Meu Amor Vamos Conversar os Dois".

Participa nas semi-finais do Festival RTP da Canção de 1980 com o grupo As Alegres Comadres, formado por Adelaide Ferreira, Mila Ferreira, Ana Bola e Helena Isabel.  

Vai para o Algarve com o namorado, Luís Fernando, para cantar em bares. Quando volta a Lisboa é desafiada a gravar um disco. Assim, em 1981 é editado o single "Baby Suicida", tema composto por ela e por Luís Fernando num quarto de uma pensão. O disco vendeu mais de 20 mil exemplares.

"A Tua Noite", o lado b do single, atinge o primeiro lugar da tabela "TNT - Todos No Top".

Adelaide Ferreira junta-se aos Preço Fixo. Os Preço Fixo eram formados por Necas (bateria), Luís Fernando (viola), Vasco Alves (viola-baixo), Eduardo Quintela (teclas) e Carlos Borracha (viola-solo). Tó Freitas entra para o lugar de Necas. Ainda em 1981 lançam um novo single com os temas "Bichos" e "Trânsito". Vasco Alves é substituído por Zacarias.

Chega a gravar um álbum para a editora Vimúsica mas que não seria editado devido a problemas contratuais.

Em 1983 é editado um máxi-single com os temas "Não, Não, Não" e "A Danada do Rock'n'Roll". O disco foi gravado em Madrid, numa produção dirigida e  realizada por Joni Galvão. Na capa aparece apenas o nome Adelaide, situação que se voltaria a repetir em outros lançamentos posteriores.

Participa no Festival RTP da canção de 1984 com o tema "Quero-Te, Choro-Te, Odeio-Te, Adoro-Te". Vence o prémio de interpretação mas fica apenas em 5º lugar.

No mesmo ano alcança o segundo lugar no Festival da OTI, no México, com a música "Vem No Meu Sonho", da autoria de Luís Fernando. Foi convidada a gravar em espanhol pela Polygram espanhola mas esse projecto não se chegaria a concretizar.

Em 1985 representa Portugal no Festival da Eurovisão, que se realizou na Suécia, com o tema "Penso em Ti (Eu Sei)".

O seu primeiro álbum, "Entre Um Coco e Um Adeus", com produção de Ramón Galarza, é editado em Maio de 1986. O disco apresentava uma música de sabor mais "tropical". Os maiores sucessos deste disco foram a balada "Papel Principal" e "Coqueirando".

Participa como actriz no filme "Ana" e na conhecida série "Duarte & Companhia".

Em 1989 volta ao estilo roqueiro com "Amantes e Mortais" ("Fast And Far" na versão inglesa). O disco foi gravado em Lisboa (no Angel Studio) e em França, no Studio du Palais des Congrés, com produção de Jean Louis Milford dos Century. O tema em maior destaque foi "Dava Tudo" (All The Tears We Cried" na versão inglesa). O disco chegou a ter distribuição internacional pela alemã SPV.

Aparece na série de programas "Grande Noite" de Filipe Lá Féria. Em 1991 faz locução, separadores, sinal horário e jingles cantados da Rádio Nostalgia. E em 1993 e 1994 faz locução para Tv e Rádio da revista "Marie Claire".

Regressa aos discos em 1995 com o álbum "O Realizador Está Louco". O tema mais conhecido deste disco é a balada "Alma Vazia". No ano seguinte colabora no tema "Novo Amanhã" da iniciativa "Correr Contra A Sida".

Em 1998, a BMG lança o álbum "Só Baladas", que reúne as suas baladas antigas mais bonitas e mais seis inéditas. O primeiro single é uma nova versão de "Papel Principal" com a colaboração de Dulce Pontes. Outro dos convidados deste disco foi Fernando Girão ("Olho A Vida Nos Olhos").

Participa num tributo a George Gershwin com o tema "They Can't Take That Away From Me".

Dois anos depois  é editado o álbum "Sentidos", em que se destacam os temas "Gostar de Alguém Assim", um original de Luís Pedro Fonseca, e "Ainda Te Sinto Tão Perto".

Nos anos seguintes participa como actriz em várias séries de televisão, tais como "Alves dos Reis", "Bastidores", "Segredo de Justiça"  e "Ganância".

Em 2001 é escolhida para interpretar "Outro Sol", a canção principal da terceira edição do programa Big Brother.

Colabora com Roberto Leal no tema "Nau de Paz", do álbum "Uma Carreira em Dueto", de 2003.

Lança novo disco em 2006. O álbum "Mais Forte Que A Paixão", com produção de Luís Jardim.

Regrava alguns dos seus sucessos no disco "O Melhor de".

Participa no disco dos Black Company.

(1) Entrou para o teatro dos Quatro onde actuou nas peças "Os Macacões" e "O Caso  da Mãozinha Misteriosa" (foi lançado o EP homónimo que contou com a participação de Adelaide Ferreira), ambas da autoria de José Carlos Ary dos Santos, onde apareciam nomes como Paulo de Carvalho e Fernando Tordo. Desse convívio e dessa mistura: dança, teatro e música, logo surgiu a oportunidade de gravar um primeiro single.

(2) «A segunda oportunidade de internacionalização aconteceu quando o manager da Madonna ouviu o álbum "Amantes e Mortais" e se interessou muito. Mas tudo acabou sendo inviabilizado economicamente pelo meu produtor executivo.» AF

(3) Com o nascimento da filha, Luana, achou que não devia passar tantas inquietações à criança. Queria concentrar-se apenas na criança, e optou por criar temas mais confortáveis. Por isso resolveu reunir as baladas todas num só disco.

DISCOGRAFIA
Entre Um Coco e Um Adeus (LP, Polygram,1986)
Amantes e Mortais/Fast And Far (2LP, MBP, 1989)
O Realizador está Louco (CD, Vidisco, 1996)
Só Baladas (Compilação, BMG, 1998)
Sentidos (CD, BMG, 2000)
Mais Forte Que A Paixão (CD, Farol, 2006)
O Melhor de Adelaide Ferreira (Compilação, Farol, 2008)

SINGLES
Meu Amor (Vamos Conversar os Dois)/Maria (O Dia Não Quer Nascer) (Single, Boom/Nova, 1979)
Espero por Ti/Alegria Em Flor (Single, Nova, 1980)
Baby Suicida/A Tua Noite (Single, Vadeca, 1981)
Bichos/Trânsito (Single, Vadeca, 1981)
Não, Não, Não/A Danada do Rock'n'Roll (Máxi, Polygram, 1983)
Quero-Te, Choro-te, Odeio-Te, Adoro-te/Instrumental (Single, Polygram, 1984)
Penso em Ti, Eu Sei/Vem No Meu Sonho (Single, Polygram, 1985)
Coqueirando (Single, Polygram, 1986)
Papel Principal (Single, Polygram, 1986)

COMPILAÇÕES SE
A Arte e a música (Compilação, Universal, 2004)

Colectâneas
Summer Star's (1985) - So Sad (Losing You)
Festa de Abril (1987) - Na Raíz da Memória 
Tribute To George Gershwin (1998) - They Can't Take That Away From Me
BB3 (2001) - Outro Sol
O Olhar da Serpente (2002) - O Olhar da Serpente

NO RASTO DE...
Luís Fernando é músico da banda de Luís Represas.

Tó Freitas esteve na banda até 1983. Necas fez parte da Banda Atlântida de Lena d'Água.

Biografia retirada de Anos80

Sem comentários: