sábado, 11 de junho de 2022

Heat burst, um calor fenomenal

 https://ensina.rtp.pt/artigo/heat-burst-um-calor-fenomenal/

Um fenómeno meteorológico pouco comum e extremo aconteceu em Beja, em Maio de 2022 - uma explosão de calor. Em poucos minutos, a temperatura aumentou mais de dez graus, a humidade caiu a pique e as rajadas de vento derrubaram árvores de grande porte.

Em meteorologia, heat burst é um fenómeno atmosférico raro. Traduz-se num aumento inesperado e localizado da temperatura do ar e tende a ocorrer durante a noite. O ar fica extremamente seco e dá-se uma queda abrupta da humidade. Muitas vezes, associam-se ventos fortes inesperados. Tudo acontece em poucos minutos.

O heat burst verificado numa madrugada de maio de 2022, na região de Beja – no Alentejo -, levou os termómetros a subirem mais de 10 graus celsius em menos de cinco minutos, chegando aos 33,5. Por seu lado, a humidade caiu dos 48 para os 13 por cento.

Pedro Santos, adjunto dos Bombeiros de Beja, dá conta dos efeitos sentidos e dos estragos que resultaram da situação, enquanto Paulo Pinto, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica o tipo de fenómeno que os especialistas acreditam poder ser potenciado pelas alterações climáticas.

Sem comentários: