segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Conteúdo - Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade - Guia para Professores


Os professores são peças fundamentais no processo de aprendizagem dos alunos, portanto merecem um capítulo à parte quando o assunto é o tratamento do TDAH. Neste capítulo, vou comentar sobre estratégias a serem adotadas em sala de aula para melhorar a capacidade de atenção e diminuir os prejuízos decorrentes de comportamentos hiperativos, facilitando, assim, a aprendizagem. O mais interessante é que as estratégias podem ajudar a todos. Tanto alunos com TDAH podem beneficiar dessas estratégias, como alunos portadores de outros problemas comportamentais e também aqueles que não apresentam problema algum.

DICAS PARA OS PROFESSORES
1- Estabeleça rotinas: Mantenha a sala de aula organizada e estruturada. O estabelecimento de uma rotina diária em sala de aula facilitará o entendimento e a aprendizagem de todas as crianças. Estimule o aluno a limpar a sua mochila semanalmente e a mantê-la organizada.

 2- Crie as regras da sala de aula: Regras claras e objetivas ajudam na manutenção da disciplina na sala de aula. Essas regras podem ser afixadas num painel localizado em local de fácil visualização pelos alunos. Consequências negativas devido à quebra das regras também podem ser afixadas no painel, assim como consequências positivas (prémios) por comportamentos assertivos.

 3- Caderneta Escolar: Trata-se de uma estratégia muito usada pelos professores. Através dela, informações importantes poderão ser trocadas sobre o comportamento do aluno na sala de aula, no recreio escolar, ou sobre a execução de deveres de casa e atividades. Enfim, pais e professores poderão manter um canal de comunicação para saber como está a criança ou adolescente.

4- Sentar na frente na sala de aula: Será mais fácil ajudar o estudante com dificuldade nos estudos e com um comportamento desatento ou hiperativo sentando-o na frente na sala de aula, próximo ao quadro e ao professor. Isso irá facilitar o controlo e o comportamentos inadequados em sala de aula, além de permitir que o professor faça intervenções ou elogie boas atitudes desse aluno.

5- Matérias mais difíceis no início da aula: Não apenas os portadores de TDAH, mas todos os estudantes estão mais aptos à aprendizagem no início do horário letivo. Portanto, as disciplinas mais difíceis podem ser “privilegiadas” nesse momento, com maiores hipóteses de serem assimiladas, enquanto no final do dia todos estão mais cansados, e os conteúdos mais fáceis podem ser ensinados nesse momento.

6- Pausas regulares: Todos nós possuímos uma determinada capacidade para permanecermos atentos. Isso significa que após um determinado tempo, nossa capacidade de atenção diminui muito, assim como nosso desempenho. Portanto, permitir pausas regulares entre as atividades é uma conduta importante para que os alunos possam relaxar por alguns minutos.

7- Ensine técnicas de organização e estudo: Normalmente, as crianças e os adolescentes apresentam dificuldade para se organizar e planear os estudos. Se esses estudantes forem portadores de TDAH será ainda maior. Portanto, o professor pode exercer um papel importantíssimo no estabelecimento de técnicas de organização para favorecer o estudo em casa.

8- “Tempo extra” para responder às perguntas: Por que não? Estamos a trabalhar com um aluno que apresenta dificuldade de atenção, desorganizado, mas que se conseguir um tempo extra, pode atingir os objetivos propostos pelo professor. Logo, permitir um tempo extra para responder às perguntas propostas durante a aula ou durante a prova pode e deve ser realizado.

9- Questione sobre dúvidas em sala de aula: O professor deve questionar o portador de TDAH, assim como outros estudantes sobre as  dificuldades escolares, sobre dúvidas em sala de aula. Isto irá ajudar na assimilação de conceitos e favorecerá a atenção do aluno.

10- Estimule e elogie: Portadores de TDAH apresentam baixa auto estima, pois estão constantemente a receber críticas, podendo ficar com aversão  à escola. Ao elogiar e estimular o seu esforço, o aluno irá sentir-se valorizado, a sua auto estima será protegida e teremos grandes hipóteses de observar um crescimento académico. Estimule o aluno com palavras de incentivo. Faça cartazes para serem colocados no mural de recados com as regras do bom comportamento, recompensas por bom comportamento e consequências pelo desrespeito às regras.

11- Premie o bom comportamento em sala de aula: Também chamado de esforço positivo. Essa estratégia visa a estimular que comportamentos assertivos sejam potencializados e o interesse pelos estudos aumente, promovendo a melhoria do desempenho académico de todos. Implemente um programa com pontuação e recompensas por bom comportamento. Pode escrever um contrato entre você e o aluno em que ele concorde em realizar os seus trabalhos de sala e associar-se a uma sistema de prémios em caso de sucesso. 

12- Traga a aula para o dia a dia do aluno: Temos mais um fator para a melhoria académica de qualquer estudante: a motivação. Muitas crianças e adolescentes encontram dificuldade em entender a necessidade de algumas disciplinas. Portanto, a contextualização da matéria ensinada pode ser uma boa alternativa para atrair o interesse do aluno. A matemática será muito mais interessante caso o aluno aprenda a utilizá-la concretamente em sua rotina diária. O português pode envolver a utilização de recortes de jornais e revistas, assim como geografia e história. Enfim, existem inúmeras formas de tornar as disciplinas interessantes para os alunos. 

13- Seja simpático: Costumo lembrar-me dos meus professores da escola e os melhores eram sempre aqueles dinâmicos, extrovertidos, que se movimentavam em sala de aula, motivadores, engraçados e que chamavam os alunos pelos nomes. Oscile a entoação e o volume de voz para atrai a atenção. O professor pode ser um excelente modelo de comportamento para seus alunos. Portanto, seja empático!

14- Dividir trabalhos por partes: Uma vez que crianças e adolescentes com TDAH apresentam dificuldade na organização para a execução de trabalhos escolares, ensiná-los a dividir em várias etapas pode ser uma grande estratégia para facilitar a resolução e a conclusão, tornando o trabalho menos exaustivo.

15- Agenda e lista de atividades diárias: Atualmente as nossas crianças e adolescentes têm muitas atividades. São aulas particulares, aulas de inglês, futebol, judo, etc. Bem, ensiná-los a utilizar uma agenda ou uma lista de atividades diárias pode auxiliar muito na organização e no planeamento do seu tempo.

16- Leitura sobre os transtornos comportamentais: Os professores devem ter algum conhecimento técnico sobre os problemas comportamentais escolares. Portanto, leia bastante sobre o TDAH e outras condições comportamentais que acometem crianças e adolescentes.

17- Seja assertivo: O professor é a figura central e o modelo de aprendizagem para os seus alunos, portanto seja assertivo. Evite críticas, pois o aluno com TDAH normalmente apresenta um prejuízo muito grande em sua autoestima. Prefira elogios, mas caso a crítica seja necessária, converse separadamente com o aluno para evitar expor suas dificuldades académicas e comportamentais aos outros estudantes.

18- Esteja alerta e antecipe problemas: Muitas vezes as mudanças comportamentais dos alunos seguem um padrão. Identificando precocemente esse padrão de comportamento os professores podem antecipar situações problemáticas, como por exemplo: sempre que um aluno começa a levantar da carteira, outros o seguem e em segundos todos estão conversando e dispersos. O professor pode-se antecipar e combinar que será permitido que o aluno se levante da carteira após os exercícios terem sido concluídos e com sua autorização. Lembre os alunos sobre o comportamento esperado para essa ou aquela atividade em sala de aula.

19- Faça contato visual: Olhe nos olhos de cada aluno e chame-os pelo nome para atrair e captar a atenção. Dessa forma os estudantes estarão mais alertas e atentos às suas orientações e ensinamentos.

20- Utilize a internet: Alunos que apresentam dificuldade na cópia em sala de aula podem beneficiar da colocação de textos e de deveres de casa na internet ou na distribuição de materiais impressos pelo professor.

21- Estimule a prática de esportes: A prática de atividade física deve ser estimulada sempre. Aí entra com maior ênfase o papel do profissional de educação física. Crianças e adolescentes com TDAH apresentam dificuldades de relacionamento socia. Desportos coletivos são excelentes ferramentas para estimular a socialização, melhorar a auto estima, além de ensinar sobre a importância do trabalho em equipa, do respeito às regras, de seguir uma hierarquia de comando e de respeitar a autoridade do professor.

Sugestão de prémios: 
–Ser o “ajudante” do professor; 
–Apagar o quadro; 
–Escrever no quadro; 
–Ir buscar material para a aula; 
–Sair para beber água; 
–Pontos positivo; 
–Elogio verbal; 
–Elogio no caderno; 
–Elogio na caderneta escolar. 

Estratégias para atrair a atenção do aluno em sala de aula: 
–Acenda e apague as luzes da sala de aula; 
–Diga frases do tipo: “Atenção!”, "Atenção, turma!”; 
–Bata palmas; 
–Utilize giz ou marcadores coloridos no quadro; 
–Faça contato visual durante todo o tempo com os alunos, especialmente com os mais desatentos. 
–Utilize recursos multimédia, como computadores, retroprojetores, vídeos, músicas e internet.

Texto do livro “Desatentos e Hiperativos – Manual para alunos, pais e professores”, de Gustavo Teixeira, editora Best Seller.

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