sábado, 26 de novembro de 2016

EFA - STC - Exercício - Engenharia Genética e as Questões Éticas - Sociedade, Tecnologia e Ciência

Leia atentamente os problemas apresentados e responda individualmente, por escrito, qual a sua posição relativamente a cada um deles, utilizando uma das três opções: Sim/Não/Não consigo decidir. Para cada problema faça uma lista de razões que justifiquem a sua escolha.


Problema 1
O Sr. Carlos e a sua esposa vão a uma clínica de genética para realizar um diagnóstico pré-natal. Ambos foram testados previamente para detectar a presença do gene responsável pela fibrose cística, uma doença hereditária que afecta os pulmões e provoca problemas respiratórios graves. O gene da fibrose cística é recessivo e, portanto, a criança só terá a doença se herdar o gene de ambos os pais. Neste caso, tanto o Sr. Carlos como a esposa são portadores do gene da fibrose cística. A mutação específica para cada um dos pais foi identificada em testes anteriores. A esposa do Sr. Carlos, que está grávida, vai fazer diagnóstico pré-natal para determinar se o feto é ou não, afectado pela doença. A análise de ADN indica que o feto é portador de duas cópias do gene para a fibrose cística, mas uma das mutações é diferente das apresentadas pelos seus progenitores, o que faz com que o Sr. Carlos não seja o pai da criança.


a) Deverá o médico na consulta de aconselhamento genético divulgar os resultados do teste ao casal?





Problema 2
Miguel acabou o seu curso recentemente e concorreu para um emprego numa empresa importante da sua terra, Gaia. Quando vai à entrevista é informado que o seu currículo foi considerado um dos melhores e a empresa está interessada em contratá-lo. Para integrar os quadros da mesma, Miguel terá que fazer inúmeros exames médicos, incluindo testes de ADN para despiste do gene responsável pela polineuropatia amiloidótica (paramiloidose, doença dos pezinhos), frequente nesta zona. Trata-se de uma doença hereditária de manifestação tardia que conduz à invalidez e morte, e que Miguel poderá ter sem que ainda se tenha manifestado.


b) Será legitimo que a empresa exija estes exames para contratar funcionários?

Sem comentários: