terça-feira, 7 de março de 2017

Biografia - Amyr Klink

Amyr Klink (1955) é um navegador e explorador brasileiro, o primeiro a atravessar o Atlântico Sul a remo e a circunavegar a região polar antártica. Publicou diversos livros sobre o assunto. Também é reconhecido pelo talento em criar frases de incentivo, como "O mar não é um obstáculo: é um caminho".

Amyr Khan Klink nasceu em São Paulo, filho de um imigrante libanês e de uma artista plástica. Desde a infância, Klink interessou-se por navegações e grandes expedições marítimas, talvez por ter vivido na em Parati, litoral do Rio de Janeiro.

Aos 10 anos, Klink colecionava canoas antigas, o que serviu para a fundação do Museu Nacional do Mar, em Santa Catarina, em 1991.

Klink formou-se em economia na USP-Universidade de São Paulo, e especializou-se em administração de empresas pela Mackenzie. Foi remador do clube Espéria de 1974 a 1980.

Em 1978, Klink realizou sozinho a travessia Santos-Parati em canoa. Em 1980, fez Parati-Santos e Salvador-Santos. Em 1982, velejou de Salvador a Fernando de Noronha, de onde partiu para a Guiana-Francesa.

Em 1984 fez a primeira travessia sozinho a remo do Atlântico Sul, narrada por ele no livro “Cem dias entre o Céu e o Mar”. No livro “Paratii-Entre dois Pólos” e “As Janelas do Paratii” narrou o trajeto de 27 milhas da Antártica ao Ártico. Em 1998, começou o projeto Antártica 360°, onde circulou o continente em 88 dias.

Amyr Klink é proprietário de uma empresa, a Amyr Klink Planejamento e Pesquisa (AKPP), que desenvolve plano diretores para cidades costeiras em litorais. Fundou a revista Revista Horizonte Geográfico.

Notícia retirada daqui

Sem comentários: