quinta-feira, 20 de abril de 2017

Notícia - Cerveja ajuda a fortalecer os ossos

Alguns tipos de cerveja são ricos em nutrientes que ajudam a prevenir doenças que enfraquecem os ossos, como a osteoporose. Mas os cientistas que desenvolveram o estudo da Universidade da Califórnia advertem: o benefício depende do tipo de cerveja.

O principal nutriente benéfico presente na cerveja é o silício, que se pode encontrar em maior quantidade nas cervejas fabricadas com cevada e lúpulo. Por outro lado, as cervejas escuras ou as que são preparadas com outros grãos, como milho ou trigo, apresentam menores quantidades de silício.

Os cientistas norte-americanos analisaram 100 marcas de cerveja comercializadas e descobriram que mais de metade do silício que presente na cerveja era imediatamente absorvido pelo corpo.

Os resultados do estudo, publicados na revista especializada Journal of the Science of Food and Agriculture, mostram que o consumo moderado de cerveja pode ajudar a combater a osteoporose, uma doença que provoca a deterioração dos ossos ao longo do tempo e favorece a ocorrência de fracturas.

Apesar dos resultados positivos, os especialistas alertam para os malefícios do consumo de cerveja em excesso. "Esses resultados reproduzem estudos anteriores que garantem que ingerir bebidas alcoólicas de maneira moderada pode ser benéfico para os ossos. No entanto, não recomenados a ninguém que aumente no consumo de álcool com base nesses estudos", afirmou Claire Bowring, da Sociedade Nacional de Osteoropose da Grã-Bretanha, comentando o estudo.

Sem comentários: