- Esta série é um retrato da sociedade e dos portugueses na actualidade, resultado de um processo de transformações recentes e muito rápidas. Uma velha nação e um antigo Estado, na origem de uma população com forte sentido de identidade, conheceram, nas últimas décadas do século XX, um período de mudança muito intensa, sobretudo em consequência de factores externos, como a emigração, a integração europeia, a abertura económica e o turismo. A fundação da democracia teve também efeitos importantes. Estas transformações estão na origem de alterações de comportamentos e das estruturas sociais, visíveis nos diversos sectores e áreas da vida colectiva, na demografia, na saúde, na educação, no trabalho e nas relações entre as classes, as gerações e as regiões. A sociedade portuguesa é hoje aberta e plural.
António Barreto é coordenador do projecto A SITUAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL, 1960-1999 cujos livros poderá consultar na Biblioteca da Escola. Os mesmos dados encontram-se disponíveis em formato digital no blogue Estatística Descritiva.
- Primeira parte dos dados de A SITUAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL, 1960-1999, em versão compatível com Windows Vista.
- Segunda parte dos dados de A SITUAÇÃO SOCIAL EM PORTUGAL, 1960-1999, em versão compatível com Windows Vista.
Para fazer comparações internacionais utilize o OCDE FactBook
Gráficos e Excel
Textos
- Nudança Social em Portugal, 1960-2000, 2002, António Barrreto
- Portugal na Europa e a questão migratória: associativismo, identidades e políticas públicas de integração, 2007, Marzia Grassi e Daniel Melo
- Evolução das Assimetrias Regionais, 2006, Departamento de Prospectiva e Planeamento
Utilize os dados estatísticos, os vídeos, os textos, informação recolhida noutros sites - seguir links estatísticos - e construa 10 gráficos com comentários pertinentes. Tome este gráfico como modelo. (NOTA: Os 10 gráficos podem referir-se ao mesmo tema ou a assuntos diferentes.)
Sem comentários:
Enviar um comentário