quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Biografia - Germain Ivanovitch Hess

(1802 - 1850) Cientista russo nascido em Genebra, Suíça, autor do princípio mais importante da termoquímica, a lei que permitiu determinar as trocas de energia entre os diferentes componentes de uma reação química, o princípio de Hess (1840), também conhecido como princípio dos estados inicial e final.

Exerceu a medicina até se tornar professor de química da Universidade de São Petersburgo (1830), onde permaneceu até morrer. Realizou suas principais pesquisas nas jazidas de minerais e gás natural da região de Baku, às margens do mar Cáspio. Descobriu que a oxidação dos açúcares produzia ácido sacárico e publicou um livro texto de química (1834) adotado durante muitos anos nas escolas e universidades russas.

Ficou conhecido por enunciar o princípio segundo o qual, em um intercâmbio químico entre diferentes compostos, não existe perda de energia e sim a absorção do calor perdido por um dos componentes pelos demais. Este enunciado permite calcular os calores de formação de substâncias que não podem ser obtidas, experimentalmente, por síntese directa.

Sem comentários: