quarta-feira, 22 de novembro de 2017

EFA - STC - Exercício - Ambiente e Sustentabilidade - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A delapidação dos recursos naturais não renováveis e a degradação do meio ambiente, resultantes de níveis de produção não justificáveis pelas necessidades de consumo, estão a pôr em risco a sobrevivência do planeta, pelo que se deverá rever as questões relacionadas com o aumento populacional, com desperdícios e com os excessos de produção.
Embora existam inúmeras ameaças globais que afectam o equilíbrio do nosso planeta, não devemos descurar condicionantes específicas dos diversos países.
Só com um desenvolvimento global é possível implementar políticas eficazes que progressivamente eliminem as práticas lesivas do ambiente, substituindo-as por outras mais ecológicas. A consciência da interdependência dos problemas ambientais a resolver exige medidas articuladas e globais e instrumentos e mecanismos legais internacionais, a serem respeitados por todos e que imponham compromissos de gestão equitativa e sustentada dos recursos naturais, em especial dos designados bens comuns.

Sugestão de Exploração:
Discutir a importância que um organismo internacional, como a ONU, pode ter na resolução de problemas ambientais globais, nomeadamente no controlo da emissão de gases com efeito de estufa pelos diferentes países (Protocolo de Quioto).

Sem comentários: