sábado, 25 de novembro de 2017

Biografia - Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa (1912-1982) foi um cantor e compositor brasileiro. "Saudosa Maloca" foi seu primeiro sucesso como compositor. "Trem das onze" é mais uma de suas músicas que retrata o cotidiano das camadas mais pobres da população urbana. Adoniran Barbosa (1912-1982) nasceu em Valinhos, São Paulo, no dia 6 de agosto.
Filho de imigrantes italianos, Ferdinando e Emma Rubinato. Ainda jovem a família muda-se para Jundiaí. Em 1924, muda-se para Santo André, na grande São Paulo, onde começa a trabalhar para ajudar a família. Aos 22 anos vai para São Paulo, onde se emprega como vendedor de tecidos. Na capital paulista participa de programas de calouros no rádio. Seu nome verdadeiro é João Rubinato mas, adota o pseudônimo de Adoniran Barbosa. Adoniram, nome de seu melhor amigo, e Barbosa em homenagem ao cantor Luís Barbosa, seu ídolo.
Em 1934, com a marcha "Dona Boa", feita em parceria com J. Aimberê, conquista o primeiro lugar no concurso carnavalesco promovido pela prefeitura de São Paulo. Em 1941 é convidado para atuar na Rádio Record, como ator cômico, discotecário e locutor, onde trabalhou por mais de trinta anos. Em 1955 compõe o primeiro sucesso, "Saudosa Maloca"(1951), gravado pelo conjunto Demônios da Garoa. Em seguida lança outras músicas, como "Samba do Arnesto"(1953), "Abrigo de Vagabundo"(1959) e a famosa "Trem das Onze"(1964).
Em suas obras, retrata o cotidiano das camadas pobres da população urbana e as mudanças causadas pelo progresso. Para isso, faz uso da maneira de falar dos moradores de origem italiana de alguns bairros paulistanos, como Barra Funda e Brás. Uma de suas últimas composições foi "Tiro ao Álvaro", gravada por Elis Regina em 1980. Morre em São Paulo no dia 23 de novembro de 1982.

Sem comentários: