1. Compare o código do trabalho de 2003 com o recente código do trabalho de 2009 explicitando com que versão se sente mais protegido no âmbito dos acidentes e das doenças profissionais.
2. Explicite o conceito de “doença profissional” recorrendo ao site da Segurança Social.
3. Explorando o link anterior - Lista das Doenças Profissionais - e as Estatísticas dos Acidentes de Trabalho
Justifique a preferência da generalidade da população por empregos no sector dos serviços.
4. Interprete as condições dos contratos de trabalho (por exemplo, salariais, de acidentes de trabalho, de rescisão, etc.) relacionando-as com as ocupações profissionais e os vínculos contratuais dos trabalhadores.
5. (*) Explore as diferenças existentes nos sistemas de protecção social (público e privado) relativamente aos modos de accionamento e actuação em situações de doença profissional nas várias categorias socioprofissionais e aprofunde o conhecimento das melhores opções para uma assistência mais adequada.
6. Leia o Manual de Higiene e Segurança no Trabalho referindo-se aos aspectos com maior interesse para a sua actividade. (Caso não tenha emprega imagine uma actividade profissional).
7. Refira-se ao interesse de alguns símbolos e sinais relacionados com prevenção e segurança no trabalho (de perigo, de proibição, de obrigação, de emergência, químicos, mecânicos, radiações, biológicos, eléctricos).
8. Refira-se à importância das regras de segurança no trabalho, em particular, interpretando a informação relativa a procedimentos de intervenção em situações de emergência e de manipulação de materiais perigosos.
Sem comentários:
Enviar um comentário