quarta-feira, 22 de novembro de 2017

EFA - STC - Exercício - Ambiente e Sustentabilidade - Sociedade, Tecnologia e Ciência


A realização da 1ª Conferência Mundial das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, em1972, assinalou o início da defesa pela protecção do Ambiente a nível mundial. Desta conferência resultou uma Declaração através da qual os participantes se comprometeram a desenvolver esforços para a preservação do Ambiente. Foi ainda decidido nesta conferência desenvolver o programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), lançado definitivamente em 1974, que teve como objectivos principais a difusão de informação ambiental a nível internacional, e o desenvolvimento de instrumentos para a protecção do ambiente. A partir daí ido lugar várias outras reuniões para debater estas questões a nível internacional, entre as quais se destacam, pela sua importância, a Cimeira do Rio, 1992, e a Cimeira de Joanesburgo, sobre o desenvolvimento sustentável, em 2002. Estas conferências, foram extremamente úteis para o lançamento e sedimentação do debate sobre os problemas ambientais, e para o desenvolvimento de estratégias internacionais de protecção ao ambiente. Inicialmente abordadas de forma mais isolada, as questões ambientais têm vindo a ser (cada vez mais) integradas nos sectores, económico e social, concretizando a aplicação do princípio do desenvolvimento Sustentável.

(in manual técnico de ambiente, Inovinter)



1- O Núcleo gerador Ambiente e sustentabilidade tem como objectivo aprofundar os seus conhecimentos nos principais domínios de intervenção ambiental, nomeadamente as preocupações associadas a cada um desses domínios.
Refira quais os principais domínios de intervenção ambiental referidos no referencial de competências chave na área de competências chave Sociedade Tecnologia e Ciência.

2- O Núcleo gerador associa o conceito de ambiente com o conceito de sustentabilidade. O que se entende por desenvolvimento sustentável.


3- A Cimeira do Rio adoptou uma declaração final – conhecida como a Declaração do Rio – que definiu os princípio fundamentais de integração do Ambiente nas políticas de desenvolvimento. Esta Cimeira foi ainda responsável pela adopção de várias convenções e declarações de princípios. Quais?


4- Um dos grandes instrumentos de gestão ambiental actuais foi também criado na Cimeira do Rio. Por tudo isto a Cimeira do Rio é considerada por muitos, até à data, como marco histórico mais importante em termos de concertação mundial em matéria de gestão e da protecção do ambiente. Qual foi o instrumento de gestão criado nesta Cimeira?

5- Qual o objectivo desse instrumento de gestão?



Contactos úteis:

PNUD Brasil: http://www.pnud.org.br

Sistema de Informação Documental sobre Direito do Ambiente-SIDDAMB: http://www.diramb.gov.pt

Direcção Geral do Ambiente da Comissão Europeia: http://ec.europa.eu/enviroment

Estratégia Nacional de Desenvolvimento Sustentável: http://www.desenvolvimentosustentável.pt

Agencia Europeia do Ambiente: http://www.eea.eu.in

Instituto do Ambiente: http://www.iambiente.pt

Cimeira de Joanesburgo: http://www.johannesburgsummit.org/

Cimeira do Rio: http://www.un.org/esa/earthsummit/

UNEP: http://www.unep.org/

Programa das NU para o Desenvolvimento Sustentável: http://www.un.org/esa/sustdev/csdgen.htm

GAIA: http://gaia.central.fct.unl.pt/ecoportal/index.php

Ministério do Ambiente: http://www.dga.min-amb.pt/pls/ia/homepage

Sem comentários: